TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Aula do 3º Ano do Ensino Fundamental

Por:   •  16/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  755 Palavras (4 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 4

Unidade Temática (Jogos e brincadeiras) Ensino Fundamental

Número de aula:  1 aula

Público alvo: 3º ano do ensino fundamental

Unidade Temática / Assunto: Jogos e brincadeiras do Brasil e do Mundo - Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional

 

Subtema / Objetivos: Desenvolver habilidades motoras básicas como, correr, se equilibrar e trabalho em conjunto.

Objetivo geral – Vivenciar brincadeira folclórica com fim de visar a inclusão social.

Objetivo especifico – Cooperar demonstrando iniciativa e companheirismo, vivenciar atividades corporais relacionando as situações de dificuldade de deficientes físicos e visuais, superar desafios impostos pela brincadeira.

Habilidades / Competências: 

HABILIDADES:

(EF12EF01) Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas.

(EF12EF03) Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios de brincadeiras e jogos populares do contexto comunitário e regional, com base no reconhecimento das características dessas práticas.

 

COMPETÊNCIAS DA BNCC: 

  1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
  1. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e cientifica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
  1. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
  1. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

Espaço e materiais necessários: 

ESPAÇO: Quadra esportiva ou pátio da escola.

MATERIAIS NECESSÁRIOS:  retalhos de TNT para ser usado como vendas e cordas, cadarços ou até mesmo o TNT para imobilizar as pernas.

Metodologias e procedimentos: rodas de conversas, atividades em grupos, avaliação diagnóstica.

 Sequência didática / Atividades: 

- RODA DE CONVERSA INICIAL (15m): será realizada na quadra esportiva ou no pátio.

ATIVIDADE: apresentação da temática pelo(a) professor(a) que logo em seguida exposição de questões relacionada ao tema: O que vocês conhecem sobre jogos e brincadeiras do Brasil? Quais os jogos populares vocês conhecem? O que vocês sabem sobre o folclore brasileiro? Conhecem a história do Saci Pererê?

Após ser proposto as questões aos alunos será explicado a atividade.

OBJETIVO DA ATIVIDADE: Trabalhar a mobilidade motora juntamente com a confiança e trabalho em conjunto. Mas não poderá propor como que irão cruzar a linha de chegada.

- ALONGAMENTO E AQUECIMENTO (10m): Alongar as partes do corpo (membros superiores e inferiores) e atividade de dança com música para aquecimento. (material - equipamento de som)

  • A MÚSICA PODE VARIAR COM A FAXETARIA DOS ALUNOS

Kiliquinha feat Jacquin - Enche Buche

FUNK PET MANSÃO - KILIQUINHA FEAT Gudan, Blant, Mada e bica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (111.3 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com