TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Políticas públicas em Educação Física e esportes: um relato de experiência em ações de uma política educacional

Por:   •  12/11/2017  •  Resenha  •  892 Palavras (4 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 4

Centro Universitário Amparence- UNIFIA

Aline Aparecida Cardoso  do Santos 4618941

Victória Zampolli Fraga 4619145

“Políticas públicas em Educação Física e esportes: um relato de experiência em ações de uma política educacional”

[pic 1]

AMPARO

2017

Artigo: “Políticas públicas em Educação Física e esportes: um relato de experiência em ações de uma política educacional”

Autor: Marcílio Souza Júnior

O presente artigo trate-se de um relato de experiência de um professor convidado a compor a Rede de Capacitadores da Diretoria de Esportes da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, na qual descreve e analisa algumas ações do Programa de Educação Física, esporte e lazer e o desenvolvimento das propostas para capacitação destes profissionais.

 As propostas curriculares para o ensino precisam apresentar diretrizes e princípios da Educação Física, porém não podem ser impostas como um manual, elas precisam somar e serem condizentes com a realidade do cotidiano da sala de aula e a cultura daquela comunidade.

O investimento de politicas publica educacionais voltadas a Educação Física vem crescendo muito com a proliferação de programas e projetos esportivos no Brasil, atendendo principalmente classes de menor poder aquisitivo onde os jovens encontram no esporte uma oportunidade de ascensão e realização de sonhos, como também em atividades diversas realizadas em evento e datas especiais.

Além destas é de extrema importância e relevância se ter politicas publicas voltadas a capacitação dos profissionais de Educação Física, para isso uma das estratégias é a composição de uma Rede de Capacitadores  possibilitando a estruturação  de uma sistemática de estudos que superem o oferecimento de cursos isolados, onde os professores capacitadores encontram-se para discutir aspectos referentes ao gerenciamento deste trabalho (cronograma, local de realização, número de professores a participar, recursos, etc.) e a aspectos teórico-metodológicos (eixo norteador, procedimentos metodológicos, conteúdos unificadores, etc.).

 O fato da Rede ser formada por diferentes pessoas, proporciona aos professores em capacitação conteúdos diferentes e específicos diante da especialidade de cada capacitador e o acesso a uma ampla diversidade de conhecimentos, na qual os maiores beneficiados deste processo sejam os alunos nas escolas básicas. Outro ponto é o estabelecimento de dois grupos de conteúdos que devem ser tratados em todos os cursos do Programa de Oficinas Pedagógicas: relatos de experiência e grupos de estudo, possibilitando se pensar e refletir sobre a própria pratica pedagógica.

 As oficinais de capacitação, contribuem para estudar referenciais  teóricas e também  trazem reflexões e experimentações realizadas a partir do cotidiano da pratica pedagógica, gerando uma continuidade de trabalho para além dos dias de oficina, pois se notou uma questão polemica e delicada que é a “desqualificação” de profissionais que atuam na Educação Física escolar, bem como a dificuldade de se ministrar aulas de qualidade, sendo uma realidade preocupante. Por isso houve a necessidade de serem consideradas implementação de Politicas Publicas educacionais, especialmente as voltadas para a formação de profissionais em serviço.

Durante o programa de oficinas, também se observou que as referências que fundamentam a proposta oficial era pouco compreendida pela maioria dos professores em capacitação. Verificou-se também que propostas, conceitos e princípios curriculares para tratar o conteúdo durante as aulas de Educação Física, os professores utilizavam ora de aspectos aleatórios para selecionar e organizar os conteúdos, ministrando aulas sem sequencia, ordenação, pedagogização; e ora de aspectos deterministas, onde as aulas eram dadas a partir da opção/especialização do professor. Além disso se notou m descompasso entre as instancias administrativas e a realidade de cada unidade escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (101.3 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com