TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Em Grupo Terceiro Semestre

Por:   •  29/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]1 PARTE - INTRODUÇÃO

O esporte adaptado é uma necessidade, visivelmente, na contemporaneidade. No Brasil iniciou-se em 1958 com a fundação do clube dos paraplégicos em São Paulo e do clube do otimismo no Rio de Janeiro. Mas a educação física começou a dar atenção a atividade física e desportiva para o deficiente no remate dos anos de 1950.

O desporto adaptado, que é a prática de esporte para pessoas portadoras de necessidades especiais (PNEs) iniciou-se com dois enfoques, o enfoque de caráter médico e o de inserção social. Como precursor teve o neurologista Ludwing Guttmann. No enfoque médico, Guttmann, queria proporcionar aos seus pacientes uma recuperação física e psicológica. Segundo Araújo (apud COSTA; SOUZA, 2004, 30) ‘’através do esporte reabilitação estava devolvendo à comunidade um deficiente, capaz de ser eficiente pelo menos no esporte’’. O enfoque esportivo como forma de inserção social é a não discriminação e preconceito para com esses portadores para que se sintam acolhidos.

Muitas modalidades são adaptadas para o esporte com deficientes como: atletismo, basquete em cadeira de rodas, judô para cegos, esgrima, ciclismo, halterofilismo, arco e flecha, hipismo e tiro. Com adaptações necessárias para propiciar a prática pelos PNEs. Essas modalidades, devidamente adaptadas, são utilizadas nos esportes paraolímpico e coincidem com os jogos olímpicos, entretanto, estes devem ter as adaptações necessárias e imprescindíveis

Enfim, essas referidas práticas podem ser trabalhadas no ambiente escolar, com a educação física adaptada (EFA), tem o fito de integrar socialmente, além disso apresenta um caráter segregacionista, pois através de treinamentos efetiva os PNEs em atividades físicas e esportivas com alto padrão de rendimento, potencializando as possibilidades e minimizando as dificuldades, salienta-se ainda que ‘’o esporte é um fenômeno sociocultural’’ (COSTA E SILVA et al., 2013).

3  PARTE -  Adaptações estruturais para acessibilidade de pessoas com deficiência

1 Rampa na entrada nos estabelecimentos públicos e privados – É importante que se atente para as pessoas que possuem algum tipo de deficiência motora e utilizam cadeira de rodas, pois é necessário se fazer a adaptação de maneira que possibilite o ingresso dessas respectivas pessoas em determinado estabelecimento.

2 Piso antiderrapante – É de suma importância a implantação de um piso antiderrapante, de modo especial, nos lugares frequentados por pessoas com algum tipo de deficiência, haja vista que estas não possuem uma estabilidade e coordenação motora regular.

3 Acesso com corrimões – Também é importante a adaptação de corrimões nos estabelecimentos, pois auxilia e facilita a entrada de pessoas com portadora de algum tipo de necessidade especial, reduzindo as possiblidades de acidentes.

4 Corredores e portas largas – É imprescindível a largura de corredores e portas, a fim de facilitar, assegurar e confortar a transição de pessoas com deficiência em determinados estabelecimentos.

5 Vagas reservadas para estacionamento – Outra adaptação importante para pessoas com deficiência é a reserva de vagas para estacionamento como prioritário, pois garante a inclusão social e o respeito por uma especialidade involuntária nativa ou adquirida no decorrer do tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (72.4 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com