TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio Ginastica de academia

Por:   •  3/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  630 Palavras (3 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 3

Escola Alemã

A Ginastica alemã surge com um viés completamente nacionalista e com o objetivo de preparar as pessoas para defesa da partira já que o país ainda não a havia conquista seu território e sempre ocorria ameaças de guerra.

        A estruturação iniciou com Johann Bernard Basedow com influencias das doutrinas pedagógicas de Jean Jacques Rousseau e John Locke, porem só teve a seu auge com a atuação de Johann Christoph Friedrich Guts-Muths, Adolph Spiess e Friedrich Ludwig Jahn.

        Esse modelo além de objetivos físicos também tinha objetivos morais como a autoconfiança, autodisciplina, lealdade, entre outros.

        Os exercícios foram agrupados em 17 subgrupos: marchar, correr, saltar, tomar impulso (no cavalete e no cavalo), equilibrar, exercícios de barra, exercícios de paralela, trepar, arremessar, puxar, empurrar, levantar, transportar, esticar, lutar braço a braço, saltar arco e pular corda. E também poderia ser realizados esportas ao ar livre como natação, lutas e as práticas dos exércitos bélicos.

Escola Sueca

Com o intuito de acabar com os vícios na sociedade Pehr Henrick Ling criou a ginastica sueca tendo como prioridade a regeneração da população e criar pessoas fortes para servirem o país seja como militares ou civis.

        Com o viés muito forte da saúde esse método buscava condicionar todos a ter uma boa saúde cuidando desde desvios posturais passando por preparação bélica até chegando a parte estética.

        Os exercícios eram livres e sem aparelhos de simples execução, conta com cambalhotas, jogos ginásticos, entre outros.

Uma série de exercícios livres normalmente seguia uma ordem pre definida:

1º- Exercícios de ordem

2º - Exercícios de pernas ou movimentos preparatórios formando uma pequena série;

3º - Extensão da coluna vertebral;

4º - Suspensões simples e fáceis;

5º- Equilíbrio;

6º - Passo ginástico ou marcha;

7º- Movimentos dos músculos dorsais;

8º - Movimentos músculos abdominais;

9º - Movimentos laterais de tronco;

10º - Movimentos de pernas;

11º - Suspensões mais intensas que as do nº 4;

12º - Marchas ou movimentos de pernas, executados mais rapidamente que os outros para preparar saltos;

13º - Saltos;

14º - Movimentos de pernas;

15º - Movimentos respiratórios

Escola Francesa

Com grande influencia das ideias alemãs, principalmente de Jahn e Guts Muths a ginastica na França começou com D. Francisco de Amoros e Ondeaño e George Demeny e utiliza algumas formas de trabalho como O método (Francês) para alcançar os seus objetivos preconiza sete formas de trabalho: jogos, exercícios educativos, mimicas, esportes individuais e coletivos. Também com um viés muito ligado a saúde coletiva e essa era a preocupação dos seus idealizadores.

O método francês foi trazido e introduzido em todas as escolas do Brasil em 1929 trazendo diversas propostas pedagógicas que foram o embasamento da Educação Física naquela época.

Calistenia

 Apesar de ser inspirado no método sueco, a calistenia não era um programa de ginastica propriamente dito, se tratava de uma série de exercícios localizados que tinham como objetivo corrigir e ensinar que poderiam ser integrados a qualquer modelo de ginastica.

Visto tudo isso podemos perceber que a ginastica atual no Brasil teve diversos modelos influenciadores se tornando um mix de todas elas, porem como o método francês foi difundido nas escolas podemos notar uma maior influencia já que conseguiu captar mais praticante por conta do ambiente no qual foi inserido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (100.6 Kb)   docx (713.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com