TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Textual Desenvolvimento Motor

Por:   •  3/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.688 Palavras (7 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        5

2. “Importância do desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais no processo de ensino-aprendizagem das habilidades motoras especializadas da dança e dos esportes”.        5

3. “Resolução de Situação-Problema”.        8

CONCLUSÃO.        9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.        10

ANEXOS.        11

  1. INTRODUÇÃO

A educação física é parte integrante da educação. Propõe-se alcançar o desenvolvimento normal somatopíquico-funcional do ser humano, através da implementação ajustada do movimento em suas inúmeras formas de aplicação. O desempenho regular e sistemático de uma atividade física tem se mostrado uma prática extremamente benéfica no desenvolvimento da saúde, bem como um meio de forjar caráter, disciplina, tomada de decisão e cumprimento das regras, beneficiando o desenvolvimento do praticante. Em todas as áreas da vida diária. É importante saber que a educação física não se baseia apenas no corpo e em suas habilidades motoras, mas também na mente, no organismo e na maneira de conhecê-la cada vez melhor, e é por isso que se diz ser uma questão físico-psicológica que integralmente nos forma. No trabalho seguinte, apresentaremos de maneira breve, mas concreta os aspectos relativos à educação física e sua importância para o ensino-aprendizagem das habilidades motoras especializadas da dança e dos esportes.

  1. “Importância do desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais no processo de ensino-aprendizagem das habilidades motoras especializadas da dança e dos esportes”.

É importante ressaltar que os movimentos compreendem uma parte significativa para o crescimento adequado e desempenho eficiente para a vida adulta, ou seja, a mudança de fase entre as idades, infantil, adolescência e a idade adulta exigem muito da parte motora. Dessa forma vê-se que diversos estudos apresentam resultados muito evidentes quanto à relevância de se fomentar os movimentos na infância principalmente em crianças de 04 a 06 anos de idade.    

De acordo com (PAPALIA; OLDS, 2000; BEE, 1996) O aprimoramento das habilidades motoras é consequência da variedade de experiências que pode ser oportunizada à criança, pois se acredita que, se receber estímulos no início da infância, ela poderá alcançar novos comportamentos motores, cognitivos e também sociais.

Desta forma observa-se que as habilidades motoras basilares resultam de inúmeros fatores, que interagem entre si e influenciam o desenvolvimento motor da criança, entre eles a maturação, o contexto de ensino, a motivação, as condições sociais e culturais e também as experiências passadas.

Segundo (GABBARD, 2000; HAYWOOD; GETCHELL, 2004) Proporcionar oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento das habilidades     motoras fundamentais é de extrema importância para o desenvolvimento infantil. As habilidades motoras apresentam padrões específicos e elementos comuns entre si, e formam a base motora para a realização futura de movimentos mais específicos em cada habilidade especializada do esporte e da dança.

Estudos evidenciam que a criança deve ter oportunidades efetivas para realizar o desenvolvimento de níveis básicos de proficiência no desempenho das habilidades motoras essenciais, pois de acordo com pesquisas e a literatura de vários autores o fracasso em atingir eficiência nas habilidades motoras fundamentais virá a inibir o desenvolvimento dos movimentos especializados a serem aplicados aos jogos, aos esportes e às atividades de dança, além de conduzir a um engajamento pobre no bojo de atividades físicas na vida adulta.

Em consonância com (BERLEZE, 2008), o mesmo salienta-se também que o escasso engajamento na ação motora na infância acaba contribuindo     fortemente para atrasos no desempenho motor nas mais variadas habilidades.

Em um estudo desenvolvido por (Souza, Berleze, Valentini; 2008), tendo como objetivo analisar se grupos infantil e infanto apresentariam mudanças positivas e significativas de desempenho nas habilidades motoras fundamentais locomotoras e de controle de objetos do pré- para o pós-intervenção além de verificar se crianças demonstrariam mudanças positivas e significativas das aulas iniciais para as finais no contexto de aprendizagem da dança. Teve como resultado um impacto positivo, acarretando mudanças positivas no desempenho motor de crianças que se encontravam com diferentes níveis de habilidades. Quanto ao progresso das crianças no contexto de aprendizagem da dança, ficou evidenciado que as aulas de dança contribuíram para a aprendizagem não somente das habilidades motoras fundamentais, porém também das habilidades especializadas da dança.

É importante também ressaltar que embora nas escolas em geral a maioria dos professores das aulas de dança são bailarinos, mas não têm formação em Educação Física e nem sempre compreendem a real importância de desenvolver as habilidades motoras nas crianças. Muitos professores fazem de seus alunos reprodutores de coreografias criadas por eles, e assim as crianças não têm a     oportunidade de desenvolver e aprimorar as suas habilidades motoras, cognitivas e socioafetivas.

Neste seguimento é possível evidenciar a relevância de os educadores físicos se conscientizarem da necessidade de desenvolver ambientes de aprendizagem que sejam significativos para todas as crianças e programas motores de qualidade que promovam a aprendizagem dos conteúdos, desenvolvam e aprimorem competências nas mais variadas formas de movimento.

De acordo com (Gallahue & Ozmun, 2005), as habilidades motoras especializadas possuem como resultado um maior refinamento e combinação de determinadas habilidades motoras essenciais para com seu padrão maduro, formando habilidades mais complexas e também específicas, as quais são utilizadas em situações diversas, a exemplo do esporte, recreação e também no dia-dia.

O modelo descritivo de Gallahue (2005) sugere que a fase motora especializada tem seu inicio tipicamente por volta de sete anos de idade, sendo dividida em um triplo estágio: estágio de transição, estágio de aplicação e estágio de utilização permanente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (229.9 Kb)   docx (600.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com