TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proposição de ambiente relacionado à Educação Física, usuários e tecnologias.

Por:   •  16/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.827 Palavras (12 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

Pólo de Ensino à Distância

Disciplinas Norteadoras:

Língua Brasileira de Sinais;

Desenvolvimento Pessoal e Profissional; e

Tecnologias Aplicadas à Educação.

D  E  S  A  F  I  O    P  R  O  F  I  S  S  I  O  N  A  L

Bauru, 29 de maio de 2015.

INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa justificar o uso das tecnologias em espaços escolares e não escolares, como forma de favorecer o acesso a informação e o desenvolvimento pleno individual e, ao final, apresentar uma proposta para a implantação de novas tecnologias na educação e capacitação docente.

Um texto foi apresentado para que se desenvolvesse a atividade DESAFIO PROFISSIONAL, tendo sido exposta a sinopse, que segue:

A ONG Esperança foi contemplada com recursos financeiros para investir em tecnologias voltadas para a educação e capacitação docente. A diretoria precisa justificar à instituição financiadora como serão aplicados os recursos e para fazer isto solicitou dos professores”.

Nesse contexto, elaborar-se-á uma proposta para a implantação de novas tecnologias na educação e capacitação docente para que a ONG Esperança elabore um relatório, que será enviado à instituição financiadora do projeto “Esperança com tecnologias para a educação”, com justificativas sobre a aplicação dos recursos.

Proposição de ambiente relacionado à Educação Física, usuários e tecnologias.

Ambiente: Sala para treinamento funcional.

Usuários: Objetiva-se atender a todas as necessidades.

Recursos tecnológicos:

Recursos tecnológicos são todas as tecnologias que temos a nossa disposição, desde as mais simples até a mais complexa. No nosso dia-a-dia nos deparamos com inúmeras tecnologias, sendo essas: um caderno, um lápis, um celular ou um computador, todos estes produtos para serem criados usaram altas tecnologias, que nos proporcionam estar em contato com as demais pessoas. Em uma sala de treinamento funcional podemos utilizar de Cones, Bolas, Cordas, faixas elásticas, fitas de suspensão e pesos, pois são consideramos avanços tecnológicos na área de Educação Física.

Justificativa de uso:

O Treinamento Funcional para Crianças se mostra eficaz na diminuição do risco de lesões provenientes dos esportes e recreação, ainda favorecendo a maturação completa e perpetuação da prática esportiva na vida adulta. Com aulas lúdicas e com grande variação de exercícios, os desafios são constantes, para prender a atenção e o interesse das crianças. Além disso, o grande estímulo ocorrido na região do hipocampo do cérebro favorece o processo de aprendizagem como um todo, modificando parâmetros anatômicos e psicossociais.

Objetivos:

Com jogos simples podemos realizar essas atividades e iniciar novos hábitos de vida saudável mesclando movimentos do treinamento funcional e diversão, para animar e ajudar a desenvolver. Com jogos simples podemos realizar essas atividades e iniciar novos hábitos de vida saudável mesclando movimentos do treinamento funcional e diversão, para animar e ajudar a desenvolver.

Aplicação de tecnologias assistivas para surdos:

A Tecnologia Assistiva visa melhorar a funcionalidade de pessoas com deficiência. Foram nas associações esportivas que muitos surdos começaram a praticar esportes e a se sentirem valorizados, começando a desenvolver suas habilidades esportivas e a se dedicarem à saúde física e mental.  É possível utilizar tecnologias como cordas, bolas e arcos com cores, tamanhos e texturas diferenciados, para melhor desenvolver atividades, facilitando assim o entendimento e comunicação do aluno com o professor.

Uso de tecnologias para favorecer a aprendizagem e a inserção social.

Hoje a sociedade requer dos indivíduos, a todo momento uma rápida adaptação às transformações tecnológicas, sendo visível a velocidade em que essas informações se apresentam em nossa vida. As tecnologias desencadearam mudanças nos comportamentos das pessoas e exigiram uma reestruturação na área educacional. A concepção de ensino e aprendizagem revela-se na prática de sala de aula e na forma como professores e alunos utilizam os recursos tecnológicos disponíveis – livro didático, giz e quadro, televisão ou computador. As tecnologias devem servir para enriquecer o ambiente educacional, propiciando a construção de conhecimentos por meio de uma atuação ativa, crítica, criativa por parte dos alunos e professores (MORAN, 1995).

O uso de diferentes mídias por crianças e adolescentes como brinquedos eletrônicos, telefones celulares, máquinas fotográficas digitais, leptops, tablets, etc, está muito comum e para eles essa tecnologia toda é lazer, devendo o professor desta forma, aproveitar o interesse para despertar curiosidades para a pesquisa e manuseio de forma enriquecedora, combinando diversão e informação.

A lousa digital e quadros negros virtuais despertam o interesse na criança por trazer imagens, modelos, vídeos muitas vezes em tempo real criando momentos curiosos. Em pouco tempo é possível processar grande quantidade de dados, fazer cruzamentos de informações e tirar conclusões de determinados assuntos. Porém toda essa disponibilidade de acesso a modernas tecnologias não substitui a presença do professor em sala de aula, mas facilitam o processo de ensino-aprendizagem e fazem parte dos recursos didáticos da escola atual.

As tecnologias na área educacional são apontadas por PERRENOUD (2000) como uma das competências necessárias para ensinar na atualidade. O professor deve estar focado mais no “fazer aprender” do que ensinar, afirma PERRENOUD (2000). Segundo o autor, as novas tecnologias ajudam muito no trabalho pedagógico e didático porque permitem criar situações de aprendizagem diversificada.

Segundo CHAVES (2.006, p.41) “a internet tornou-se, em poucos anos, o maior repositório de informações e conhecimentos possíveis, uma hiper – mega – super - biblioteca.”  Cabe ao professor instigar a curiosidade  da criança, adolescente para que ele use deste meio como fonte de saber.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (212.3 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com