TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR EM EDUCAÇÃO FÍSICA I: EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  23/3/2021  •  Relatório de pesquisa  •  4.330 Palavras (18 Páginas)  •  1.169 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

1 

EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O PAPEL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA        4

2   RELATÓRIO E ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        6

3   PLANEJAMENTO ANUAL        8

4   ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        11

5   RELATÓRIO E ANÁLISE DOS MATERIAIS DIDÁTICOS DA ESCOLA        13

6   RELATÓRIO DA ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE        14

7   RELATO DE REUNIÃO PEDAGÓGICA        15

8   RELATO DO LEVANTAMENTO DE MATERIAIS DE APOIO ESPECÍFICOS PARA ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS        16

9   RELATO DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA BNCC NA ESCOLA        17

10 RELATO DA ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS PELO PROFESSOR        18

11  RELATO DA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DA DISCIPLINA        19

12  RELATO DA OBSERVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO EM AULAS        20

13  ELABORAÇÃO DO RELATO DA OBSERVAÇÃO        21

14  RELATO DA ELABORAÇÃO DO PLANO DE AULA        22

15        ELABORAÇÃO DO RELATO DA APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE AULA PARA O PROFESSOR REGENTE        23

16        REGÊNCIA        24

17        RELATO DA REGÊNCIA        25

18        CONSIDERAÇÕES FINAIS        26

19 REFERÊNCIAS        27

        

        

INTRODUÇÃO

Nesse relatório serão apresentados os resultados dos estudos da educação física na escola infantil e anos iniciais do ensino fundamental. A prática realizada foi muito importante para o aprendizado do acadêmico, pois foi possível conhecer um pouco da realidade escolar na Educação Física de um colégio, além de conhecer muitas dificuldades e peculiaridades da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.  O estágio é essencial para o acadêmico, dessa forma cabe ao estudante aproveitar cada etapa do estágio buscando a aproximação com a profissão sanando todas as dúvidas, o estágio é um momento de observação e aprendizagem, onde é possível adquirir várias experiências com a finalidade de conhecer seu futuro local de trabalho e possa vivenciar a profissão.  

Para a realização do estágio foi necessário dividi-lo em etapas: a realização das observações do campo de atuação dos professores com as rotinas das crianças, a elaboração dos planos de aula e aplicação da regência. As atividades a serem aplicadas no presente trabalho busca apresentar resultados dos estudos da educação física na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o papel do professor, e as discussões sobre a importância de ter um profissional específico na área.

                                                                 

                                                                                                                                                                                                                                     


EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O PAPEL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

 Na educação física, crianças com idades de 0 a 5 anos vem sendo o maior foco de diversas discussões sobre a importância de um profissional com destaque na atuação dessa área. Devemos salientar que a criança deve ter vários tipos de experiências na cultura corporal do movimento, compreendendo sua estrutura e se desenvolver através dela. Nessa faixa etária a criança se desenvolve de forma específica os aspectos motores, cognitivos e afetivos. A importância do professor nesse desenvolvimento é primordial, sendo a educação infantil uma fase muito importante para que se construam experiências motoras diversas para que futuramente a criança possa realizar seus movimentos dos mais simples aos mais complexos.

Podemos ver que a educação física permite que crianças utilizem o corpo para se expressar nas horas de tristeza, felicidade e quando gostam ou não de algo. Nisso, o trabalho da educação física na cultura é muito significativo na fase onde a criança se desenvolve de forma lúdica construindo relações sociais com o mundo afim de alcançar seus objetivos. Sendo assim, sabemos que o educador físico não trará a fragmentação de conteúdos pois o trabalho de desenvolvimento deve ser em conjunto, entre professores sendo um unidocente.

Nas observações na escola, verificamos que o trabalho deve ser diário para transformar o entendimento da educação física pois deve-se ter muito cuidado para não tornar as aulas repletas de movimentos mecânicos. Os professores de sala são de suma importância para o trabalho da educação física, são eles que nos dirão se a turma está bem para as realizações de atividades fora de sala.

Discussões realizadas sobre a importância dessa fase na vida que incluíria a educação física como componente curricular obrigatório desde a primeira etapa da educação básica, questões foram levantadas como: é possível criar uma relação entre a professora unidocente e o professor especialista? Essa relação é necessária para o trabalho na educação infantil? Oque qualificaria melhor o trabalho?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)   pdf (221.1 Kb)   docx (29 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com