TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Estágio Supervisionado De Bacharelado Em Educação Física

Por:   •  13/10/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.572 Palavras (7 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA III

ELABORADO POR

DIOGO GOMES SOUTO

20101396

Rio de Janeiro

2023.1

[pic 2]        [pic 3]

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA III

DIOGO GOMES SOUTO

20101396

Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Educação Física da UNISUAM, como parte dos requisitos para conclusão do Estágio Supervisionado de Bacharelado em Educação Física III

Rio de Janeiro

2023.1

Sumário

APRESENTAÇÃO        4

DESENVOLVIMENTO        4

CORRELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA        5

CONSIDERAÇÕES FINAIS        6

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        7

     ANEXOS        7

FICHA DE ACOMPANHAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO        8

TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO/PLANO BÁSICO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO                                                11

FICHA DE AVALIAÇÃO DO(A) ESTAGIÁRIO(A)/DECLARAÇÃO DE CONCLUSÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO                       15

APRESENTAÇÃO

O estágio supervisionado da prática profissional de Educação Física consiste na oportunidade de vivenciar e aplicar os conhecimentos aprendidos na sala de aula. É necessário não só para o cumprimento da lei, mas para contribuir na formação docente. Torna-se, portanto, um elemento indispensável no cotidiano do profissional de Educação Física, relacionando a teoria com a prática.

O estágio supervisionado está direcionado para os alunos, onde podemos relacionar a teoria estudada durante o decorrer do curso e aplicá-la nas atividades de campo, construindo vivências para sua atuação profissional. Sob a responsabilidade de um professor formado, o estágio supervisionado é um componente obrigatório e previsto no currículo do processo do curso.

Com base na Lei do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), o estágio em Educação Física é o ato educativo supervisionado no desenvolvido no ambiente de trabalho, e visa à preparação para o trabalho produtivo dos estudantes. O estágio possibilita ao acadêmico criar uma ponte entre aprendizagem e a realidade da dinâmica entre a prática e teoria, oferecendo a oportunidade de refletir sobre os conhecimentos teóricos adquiridos.

O estágio voltado ao treinamento em alto rendimento foi realizado na Academia Marretão Fitness, localizada na Zona Norte no Bairro de Olaria.

O objetivo do estágio supervisionado com carga horária de 170 horas na Unidade concedente somados aos encontros semanais com o Professor orientador do estágio iniciadas em março, é acompanhar a rotina no local da preparação de atletas voltados pro alto rendimento, neste caso atletas que competem na categoria Bodybuilding.

A Academia Marretão Fitness atende aproximadamente 1.500 alunos matriculados em sua unidade, além de ter acesso do Gympass e Total Pass. Conta com um quadro com mais de 15 professores formados e mais de 5 estagiários divididos entre o salão de Musculação, Natação, Hidroginástica, Pilates e aulas coletivas como Jump, Spinning, Funcional, Alongamento, Step e aula de dança.

DESENVOLVIMENTO

As atividades desenvolvidas durante o estágio foram descritas na Ficha de Acompanhamento de Estágio, que se encontra nos Anexos.

CORRELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA

O treinamento de força é um exercício, ou um conjunto de exercícios, que ajuda os diferentes músculos do seu corpo para se tornar mais forte e mais poderoso. Quando uma pessoa tem os músculos mais fortes, eles terão força adicional e resistência para as atividades diárias. Se os músculos do corpo de uma pessoa são fortes há maior probabilidade de recuperação rápida de uma lesão, além disso é um método correto para queimar calorias de forma eficiente e eficaz.

Como um método de exercício que aumenta a potência, e por vezes o tamanho, de um músculo ou grupo de músculos, o treinamento de força faz parte de uma rotina de exercícios equilibrada.

Junto com os exercícios cardiovasculares (aeróbicos) e os métodos de flexibilidade, ele faz parte de uma rotina de exercícios completa. Uma rotina de exercícios equilibrada, é um tipo de treino que é obrigatório para todos, mas mais ainda para quem está no alto rendimento.

Uma das principais funções do treinamento de força é construir a resistência anaeróbia, adquirida através do uso de resistência.

Durante o exercício, a resistência atua em oposição às contrações musculares, fazendo com que o músculo trabalhe mais do que o normal, e assim, construindo e aumentando a resistência anaeróbica e a força.

O treinamento com pesos é uma das formas mais comuns de treinamento de força voltado para a resistência.

Um ou mais dos principais grupos musculares são utilizados durante os exercícios de força, como por exemplo: glúteos, quadríceps, abdutores, adutores, etc.

É necessário muita dedicação, além dos estímulos musculares nos treinos resistidos e dieta calculada e planejada de acordo com os objetivos de cada um.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com