TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Visitação Escolas

Por:   •  11/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.241 Palavras (5 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 5

O trabalho de práticas curriculares da disciplina MTD 1008 – Educação Física e Necessidades Educacionais Especiais foi realizado na Escola e Clínica Antônio Francisco Lisboa no dia 7 de maio de 2018. A escola foi fundada em 26 de Junho do ano de 1954, situada na Avenida Nossa Senhora das Dores nº 384, bairro Dores, localizada na cidade de Santa Maria na região Central do Rio Grande do Sul, CEP: 97.050-53. Também foi realizada a observação na Associação Colibri no dia 3 de maio de 2018, com fundação em 7 de Dezembro do ano de 1988, situada na Rua Ernesto Becker nº 478, bairro Nossa Senhora do Rosário da cidade de Santa Maria/RS, CEP: 97010-140.

A caracterização do prédio da Escola e Clínica Antônio Francisco Lisboa é bem estruturada, as salas de aula são amplas e claras, possui algumas estruturas arquitetônicas conforme as necessidades de locomoção de alguns alunos com limitações específicas. Há boa iluminação em todas as salas de aula, inclusive no prédio em geral, a limpeza é eficiente nas (salas, refeitório, corredores, pátio), há muita dedicação, não só da parte dos zeladores, mas também da parte dos professores, direção e alunos, onde os mesmos zelam pela escola havendo um ar leve e saudável para todos. As salas de aula da escola têm as paredes decoradas com muita criatividade, como, pinturas, imagens ilustrativas, alfabeto móvel colorido, cartazes com frases, varal didático e alfabeto de borracha, entre outras decorações, todas feitas pelos próprios alunos.

As salas de aula são espaçosas, bem organizadas, clara com uma boa ventilação, as mesas em sala de aula são arrumadas de maneira que os alunos possam interagir durante a aula e em círculos. A alimentação é oferecida pela escola, a merenda escolar é através de doações, o refeitório da escola possui instalações qualitativas que atende a legislação vigente, como, espaço, alimentação e facilidade de acesso aos educandos com necessidades especiais. A escola também conta com o espaço não formal, onde os professores realizam muitas atividades ao ar livre com os seus educandos com necessidades educacionais especiais, como: atividades de expressão física, jogos, pinturas, cultura e de lazer.

O perfil dos profissionais no espaço observado é exemplar, os mesmos são organizados e participativos com todos, transmitem segurança e solidariedade aos discentes que chegam até a escola. Os docentes não necessariamente precisam possuir graduação e formação continuada na área de educação especial. A escola funciona no período matutino das 09h às 11h, e no período vespertino das 14h às 16h, a mesma oferta atendimento educacional, clínico-terapêutico, pediátrico, psiquiátrico, fisioterapêutico, fonoaudiólogo, psicológico, odontológico e serviço social.  A escola possui 6 salas de aula e atende a um número de 48 alunos matriculados, variando de 5 a 10 alunos por turma. A escola tem sua proposta pedagógica baseada na inclusão educacional/ social, onde se adota atitudes de respeito, valores, ética e procedimentos adaptados às necessidades de atendimento ao seu público educacional. A escola possui uma metodologia diversificada e qualitativa no ensino-aprendizagem dos seus educandos com necessidades educacionais especiais, assim como recursos adaptados.

Na Associação Colibri há recursos disponibilizados pela escola na promoção do ensino-aprendizagem dos educandos em processo de inclusão, como, recursos de tecnologia assistiva – adaptada, esses ambientes já estão inseridos no cotidiano dos alunos com necessidades educacionais especiais, todavia, o acesso às televisões, DVD, e aos computadores na escola, normalmente limita-se às aulas de computação e a jogos, possuindo regras de uso específicas, como, a limitação do tempo de acesso através da internet, onde com o auxílio do professor mediador os educandos se inserem no conhecimento digital e no conhecimento do mundo, acessam on–line museus, pinturas, jogos alfabéticos, entre outros.

O Relatório:

Foi observada a falta de acessibilidade em ambas(acessibilidade precária). A organização das turmas, na Escola e Clínica Antônio Francisco Lisboa essa organização ocorre de acordo com a deficiência do aluno e pelo grau de habilidades que o aluno é capaz de desenvolver, já na Associação Colibri o atendido pode escolher a oficina em que se identifica ou têm interesse. Ambas as escolas estavam com um número menor de alunos devido à falta de verba para o transporte dos mesmos, as escolas recebem alunos com autismo,  Síndrome de Down e paralisia cerebral.

tratando- se de verbas as duas instituições recebem dinheiro da prefeitura que por sinal não repassou a verba referente a esse ano para que as escolas possam dar início às aulas, ambas também recebem doações e geram fundos com a venda de seus artesanatos. A Escola e Clínica Antônio Francisco Lisboa tem o diferencial de possuir um convênio com o Sicredi por 25 anos, recebendo apoio do mesmo por ter alugado um de seus prédios para a cooperativa.

Durante as visitas conseguimos observar apenas uma aula de Educação Física que ocorreu na Escola e Clínica Antônio Francisco Lisboa, na aula que podemos observar a professora de Educação Física, Angélica, trabalhou com os alunos caminhada onde em certos momentos os estimulava a realizarem movimentos de flexão e extensão de membros inferiores e superiores, realizou uma atividade recreativa com a brincadeira do morto e vivo. Essa atividades foram trabalhadas com as três turmas de modo simultâneo, respeitando as limitações de cada um.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (117.1 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com