TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório do Estágio Supervisionado em Educação Infantil

Por:   •  25/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.021 Palavras (13 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 13

CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Relatório do Estágio Supervisionado em Educação Infantil

Acadêmico:

KÊNIO DE ALMEIDA PESTANA RA: 61010001196

Campo Grande - MS

Maio/2015

Relatório do Estágio Supervisionado em Educação Infantil

Acadêmico:

KÊNIO DE ALMEIDA PESTANA RA: 61010001196

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Licenciatura em Educação Física sob a orientação da Professora Mestra Vera Lúcia Campos Ferreira, como parte da exigência da disciplina Estágio Supervisionado em Educação Infantil.

Campo Grande - MS

Maio/2015

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO....................................................................................................4

2. ESPAÇO DA ESCOLA.......................................................................................6

3. OBSERVAÇÃO...................................................................................................7

4. FASE DE PARTICIPAÇÃO...............................................................................9

5. REGÊNCIA NA ESCOLA................................................................................10

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................11

7. REFERÊNCIAS.................................................................................................13

8. ANEXOS.............................................................................................................14

INTRODUÇÃO

A Educação Física no Ensino Infantil

Tudo começa na infância da criança, os primeiros passos, ficar em pé, correr, pular, cair, subir na cama, no sofá, é quando a criança começa a ter a confiança do que ela pode fazer e as descobertas que vem a cada dia. Mas, para que tudo aconteça naturalmente não é só o professor de educação física que tem que estimular esse processo, é também importante os pais estimular a criança ou o bebê em casa, com massagens e alongamentos nas pernas e braços. Os pais também já foram crianças e podem passar alguns ensinamentos para seus filhos. Isso ajuda muito no desenvolvimento motor delas, basta os pais poderem ter um tempo reservado para seu filho e por em prática o que vivenciaram, quando os pais ajudam nesse processo, para a criança na escola tudo fica mais fácil.

Na escola o professor tem muitos instrumentos para trabalhar com as crianças e essa é a fase mais importante na vida do indivíduo, pois ela vai levar isso para a vida toda. São valores que não tem preço que pague, e para o professor isso é muito gratificante.

Esse processo deve ser feito com cuidados especiais para que não haja traumas e medos. O professor na escola ele pode conseguir a confiança de todos, basta dar carinho, companheirismo, atenção, confiança, respeito, paciência, amor a todos e ao que está fazendo. A criança que é tratada com amor e respeito torna-se alvo mais fácil do professor trabalhar com ela na educação e desempenho. Para muitos alunos o professor acaba virando um grande amigo e herói, tudo isso acontece pela confiança nele que foi adquirida com o passar do tempo. Quando o professor falar, os alunos irão ouvir e praticar, mas esse processo no começo não é fácil, tudo tem suas dificuldades e assim com paciência, tudo vai dando certo, basta ter dedicação, comprometimento e profissionalismo. Na educação infantil o “brincar” é importante, unindo o lúdico ao real.

O professor criam ações pedagógicas de formas lúdicas e recreativas, para que assim seus alunos descubram suas habilidades motoras. Jamais obrigar os alunos a fazerem atividades que não queiram. Se a brincadeira não render o esperado, mudar para outra rapidamente, pois é nessa hora que o professor faz a diferença tendo sempre um segundo plano, nunca deixando nenhum aluno de lado, procurando de forma lúdica e recreativa ajudá-lo a desenvolver sua atividade, seja ele portador de deficiência ou não. Todo aluno que tem atenção se sente valorizado independente de suas dificuldades. O professor também pode ensinar a seus alunos que todos somos iguais, não importa a cor, origem e o corpo em geral. A educação física no ensino infantil, bem aplicada e bem planejada, só tem a somar e trazer resultados futuros para o indivíduo. Pois o processo é longo, mas quando bem feito trás resultados satisfatórios para os pais, alunos e profissional.

O profissional tem tudo nas mãos para fazer um trabalho bem executado, basta querer. Buscando conhecimentos e inovando, tudo que é feito com amor e dedicação só trará bons frutos.

Desta forma o estágio na Educação Infantil torna-se imprescindível na formação do curso de Educação Física, objeto desse relatório.

ESPAÇO NA ESCOLA

A ONG na qual estou estagiando é um espaço cedido pelo Centro Espírita – Educandário Espírita Blaser Pascal, localizado à Rua: Engenheiro Lutéro Lopes no bairro Jardim das Hortênsias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (119.5 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com