TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório do Estágio Supervisionado em Ensino Médio

Por:   •  25/10/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  15.940 Palavras (64 Páginas)  •  2.940 Visualizações

Página 1 de 64

Curso de Licenciatura em Educação Física

Curso de Licenciatura em Educação Física

Curso de Licenciatura em Educação Física

Relatório do Estágio Supervisionado em Ensino Médio

KÊNIO DE ALMEIDA PESTANA

MATHEUS SOARES ADORNO

PAULO EVERTON PORFÍRIO

Campo Grande - MS

Junho/2016

Relatório do Estágio Supervisionado em Ensino Médio

KÊNIO DE ALMEIDA PESTANA

MATHEUS SOARES ADORNO

PAULO EVERTON PORFÍRIO

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Licenciatura em Educação Física sob a orientação do Professor Gérson Acosta Falcão, como parte da exigência da disciplina Estágio Supervisionado em Ensino Médio.

Campo Grande - MS

Junho/2016

Sumário

Introdução..........................................................................................................04

Espaço da Escola/Observação..........................................................................07

Fases de Participações/Planejamento de Regência.........................................08

Regência na Escola...........................................................................................09

Considerações finais..........................................................................................11

Anexos...............................................................................................................14

Referências........................................................................................................16

INTRODUÇÃO

A Educação Física no Ensino Médio

A Educação Física escolar deve ter como meta o processo da formação do homem, tanto em seu aspecto físico como social, onde devem ser aperfeiçoados os movimentos naturais, tendo em vista que, as crianças e jovens envolvem-se com os esportes iniciando a prática esportiva, tendo contato com as formas básicas dos movimentos, sendo elas: correndo, saltando, arremessando, lançando, com gestos que são considerados naturais e que diretamente são utilizados no dia a dia nas aulas de educação física.

Pensando e agindo dessa forma a educação física escolar vem se diversificando, buscando desde as séries iniciais desenvolvendo da melhor maneira possível as aptidões físicas dos alunos, pois passamos a encarar como uma tarefa obrigatória preparar o aluno para ser um praticante lúcido e ativo, que incorpore o esporte e os demais componentes da cultura corporal em sua vida, para que consigamos deles tirar o melhor proveito possível.

O estágio supervisionado constitui-se em um trabalho de campo, em que as atividades práticas são realizadas a partir de uma fundamentação teórica adquirida, previamente ou simultaneamente, durante o curso. Ele é, portanto, uma atividade propiciadora de uma vivência profissional ainda no curso de formação, através do contato com outros profissionais da área e pela experiência obtida com a sua participação na “vida” de uma escola. É o tempo de aprendizagem para a formação profissional que ocorre sob a responsabilidade de um profissional já habilitado.

Os professores necessitam se fundamentar teoricamente a fim de se justificarem perante a escola e a sociedade, colocando em prática o que já sabem fazer, estreitando as relações entre teoria e prática pedagógica, e isso se consegue buscando novos modelos e métodos para que a educação física siga formando a integridade dos alunos, sempre levando em conta a moral, a ética, onde os mesmos devem ser tratados com respeito, e sempre que possível levar em conta nas aulas os conhecimentos que os mesmos trazem de suas experiências de vida.

Sendo assim, uma prática de educação física de qualidade deve abranger as diferentes dimensões, tanto conceituais, procedimentais e atitudinais, disponibilizando outros esportes individuais, como por exemplo, o atletismo, fazendo com que estimule mais as participações dos alunos em aula, pois para facilitar a adesão dos alunos às práticas corporais, seria importante diversificar as vivências experimentadas nas aulas, não ficar apenas nos esportes tradicionais (futebol, voleibol ou basquetebol).

Ele deve favorecer o dinamismo do processo ensino aprendizagem, constituindo-se em um instrumento privilegiado da formação profissional, do aperfeiçoamento técnico e de relacionamento humano. Aliando teoria e prática, através da práxis pedagógica, o estágio nos possibilita oportunidades de preparações que correspondam às expectativas do mercado de trabalho.

O estagiário deverá desenvolver o seu trabalho docente, criando possibilidades de aprofundamento de seus conhecimentos e de encaminhar a sua prática. Deveremos participar, colaborar, agir, integrar universidade-escola, escola-comunidade, em busca de melhoria da qualidade de vida social e aprimoramento de nossa formação profissional.

Assim, entende-se que o professor de educação física deve se utilizar de um estilo de ensino adequado desta maneira tendo condições de ministrar o conteúdo de forma direcionada, levando em conta o objetivo proposto na aula.

E para se adequar a atual realidade da educação física os mesmos devem sempre estar em busca de constantes aperfeiçoamentos, através de cursos, leitura de artigos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (108.5 Kb)   pdf (462.4 Kb)   docx (77.4 Kb)  
Continuar por mais 63 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com