TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha O Filme Numa Escola em Havana

Por:   •  4/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  1.087 Visualizações

Página 1 de 3

O filme Numa Escola em Havana, propõe uma reflexão sobre a realidade vivida pela professora Carmela, que dedica-se ao exercício do magistério de corpo ne alma, abrindo mão até de suas necessidades individuais.

A professora demostra grande preocupação com seus alunos, inclusive fora do ambiente escolar, observa-se que as crianças têm um enorme carinho e respeito por ela; o que difere dos dias atuais, onde nota-se que não há respeito na relação aluno-professor.

Para exemplificar o desrespeito vivido pela classe, abro um parêntese para relatar uma experiência vivida ao longo do exercício docente. Em uma turma do oitavo ano do ensino fundamental II, presencie uma situação de total falta de respeito, pois ao chamar atenção de determinado aluno fui agredida verbalmente pelo mesmo que foi apenas advertido oralmente pela coordenação pedagógica. Situações como esta são comuns em escolas de todo pais, fazendo com que o mal-estar docente cresça e cause transtornos físicos, emocionais e psicológicos aos professores.

Inúmeras são as consequências da pressão exercida pelo sistema educacional na vida dos educandos, o descaso das autoridades relacionadas à educação tem transformado a vida do educador em um sofrimento sem fim.

É comum, em conversas com colegas de profissão, ouvir o mesmo relato de que a educação tem adoecido fisicamente e psicologicamente pessoas, doenças como: depressão, síndrome do pânico, hipertensão, estresse, insônia têm feito parte do cotidiano de quem vive hoje educação no nosso país.

De volta a ficção, nota-se que a personagem Carmela age como “ heroína” tentando absorver e resolver os problemas pessoais de sues alunos, não conseguindo separar o profissional do pessoal, ou seja, ela toma para si todos os conflitos, o que interfere em sua postura profissional e pessoal.

A realidade retratada no filme relacionada ao menino Chala não é diferente em nosso cotidiano, pois assim como ele, muitas crianças vivem realidades cruéis onde não possuem estrutura familiar, carinho, atenção, cuidado o que dificulta o processo de aprendizagem, pois em um ambiente hostil, a probabilidade de um ser humano tender para o lado negativo é enorme, prejudicando sua relação com a sociedade.

Embora, todas as circunstâncias o levassem a um mal sucessivo, a professora acreditou que poderia mudar o quadro de vida daquela criança, ou seja, lutou com todas as suas forças, contra todos e tudo para reverter aquela situação.

Essa atitude nos faz pensar até que ponto devemos nos envolver nos conflitos externos de nossos alunos e quais consequências esse envolvimento traz para nossa vida, pois a Carmela rendeu aposentadoria forçada.  

   

As pressões de todo um sistema interferem e muito na atitude do docente, pois somos a todos instante oprimidos e tolidos no exercício de nossa profissão, ou seja, temos que nos adaptar a mudanças e agir conforme o que nos é imposto caso contrário estamos fora dos padrões.

Outra experiência pessoal, que denota a imposição do sistema foi ao finalizar o ano de 2015, fui obrigada a transformar uma nota de 0,5 para 5,5, caso contrario estaria assinado minha carta de demissão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com