TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Filme: Vermelho Como o Céu

Por:   •  1/9/2018  •  Resenha  •  1.191 Palavras (5 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 5

O filme "Vermelho como o céu" comovente sobre a luta incondicional pela obtenção e realização de sonhos diante de qualquer adversidade.

Ele conta a história de Mirco, um menino alegre de 10 anos, apaixonado sobre o cinema, que vive em uma vila tranquila na Toscana e Itália por causa de um acidente doméstico com uma espingarda, atira em seu rosto cegando-o. Devido ao contexto social e político da Itália na década de 70, qualquer pessoa considerada desabilitada foi isolado da sociedade e realizada em escolas especiais, onde foram internados. Mirco, longe de seus pais por lei, é admitida a uma escola onde inicialmente não se sentir confortável e busca refúgio em sua paixão pela sétima arte de lidar.

Este processo de reajustar a sua nova vida, leva a Mirco passar por um momento de frustração por causa de seu estado, o que leva a não expressar os seus sentimentos e demonstrar as suas capacidades através de sons, mesmo sendo teimoso neste caso. É então que ele conhece a única vidente da escola - filha do zelador - com quem estabelece uma bela relação de amizade. Em sua ânsia de provar que ele não se sentia totalmente desativado, Mirco com seu novo amigo, convence um grupo de crianças em idade escolar a deixar a escola para assistir a um filme, que desencadeia o grupo uma experiência única e Fascinante que faz sua mente voar.

Embora perder a visão tenha levado Mirco a ter uma nova vida, aprenda a fazer coisas difíceis que ele costumava fazer com facilidade; faça com que outras crianças conheçam as formas e cores como se nunca tivessem perdido a visão. Descreva cores como vento ou fogo e diga como sentir o rosto de uma pessoa, indica se ela é bonita ou não. O que podemos pensar é que, apesar das adversidades e da negação dos problemas, sempre há outras maneiras de fazer as coisas, mesmo que sejam muito melhores do que sem perdê-las.

Atualmente pessoas com deficiência ou limitações físicas são consideradas estranhas a situações socialmente corretas e normais, gerando ambientes de submissão e exclusão. No entanto, pode-se dizer com absoluta certeza que a primeira coisa que deve ser feita por si é reconhecer que existem diferenças e impedimentos, não sendo incapacidades, mas diferentes capacidades, elas são o mecanismo efetivo para desenvolver atividades para sair das frustrações e crises. , transformando-os em momentos de aprendizagem, desenvolvimento e habilidades únicas, retomando assim uma vida agradável, gratificante e culturalmente "normal".

Em relação ao personagens e sua estrutura desenvolvimental, podemos dizer que a psicomotricidade em crianças com deficiência visual é marcada pela falta de visão, um dos elementos essenciais que contribuem para o conhecimento do esquema corporal, aquisição de compreensão, caminhada, organização do espaço e do tempo. Nós vemos a limitação e a influência da visão no movimento do corpo. O déficit visual empobrece as experiências e a coordenação dos movimentos, limitando a aprendizagem pela imitação visual. Portanto, é através da atividade psicomotora que a informação visual deve ser substituída e as experiências motoras que permitem o desenvolvimento da criança devem ser geradas.

Estas podem ser algumas propostas voltadas para o desenvolvimento psicomotor em crianças cegas, que também devem ser aplicadas a crianças com déficit visual parcial:

a) Promover adequada estimulação auditiva, cinética-tátil, visual e proprioceptiva.

b) Proporcionar experiências psicomotoras através das quais você possa unificar e integrar uma aprendizagem significativa.

c) Considerar a psicomotricidade como um espaço rico em estímulos sensoriais que respeite o movimento da criança em um ambiente pedagógico adequado.

Dessa forma, uma maneira mais detalhada os aspectos essenciais que a educação psicomotora deve trabalhar em crianças com déficit visual:

■ Educação de contorno corporal.

■ Afirmação da lateralidade.

■ Desenvolvimento da capacidade de inibição motora voluntária.

■ Organização de estruturação temporária.

■ Coordenação dinâmica geral (mover, andar, correr, rastejar, pular, superar obstáculos ...).

■ Organização espacial

Combinando ambas as propostas, podemos resumir os seguintes objetivos como aspectos para trabalhar a criança com deficiência visual parcial no campo psicomotor:

■ Organização e orientação espacial e estruturação espaço-temporal.

■ Construção do contorno do corpo.

■ Hábitos sociais: vestir-se / despir-se, higiene pessoal, comida ...

Nesse sentido, ao colocarmos ao observarmos os personagens do filme podemos constatar que a criança deve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (49.4 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com