TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha acdemica

Por:   •  12/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  981 Palavras (4 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

O nosso organismo, através das glândulas que compõem o sistema endócrino lança em nossa corrente sanguínea vários hormônios que influenciam nas ativi-dades celulares. Há hormônios que são proteínas, e por isso são constituídos por aminoácidos; enquanto outros hormônios são chamados de esteroides, por derivarem do colesterol.

Cada hormônio tem a sua função específica, e a quantidade deles influencia muito no metabolismo.

Há hormônios que controlam o crescimento e o desenvolvimento do corpo, a re-produção e as características sexuais; hormônios que influenciam no armazena-mento de energia e controlam os níveis de substâncias como a glicose, entre tantos outros.

A glândula suprarrenal é formada por dois tecidos embrionários diferentes, que originam duas partes da glândula: o córtex suprarrenal e a medula suprarrenal. Sendo assim, cada parte dessa glândula produz hormônios diferentes, e automaticamente produz um efeito em nosso organismo, redirecionando esses hormônios para a atividade física (exercício), veremos qual é a resposta do hormônio ao exercício, apresentaremos dados significativos que iram sanar duvidas quanto a função desses em nosso organismo.

1. As Glândulas Adrenais

As glândulas adrenais ou suprarrenais têm este nome devido ao fato de se situa-rem sobre os rins, apesar de tem pouca relação com estes pela sua função, es-sas glândulas são vitais para o ser humano, já que possuem funções importan-tes, como regular o metabolismo do sódio, potássio, água, carboidratos e reações químicas.

A glândula suprarrenal é formada por dois tecidos embrionários diferentes, que originam duas partes da glândula: o córtex suprarrenal e a medula suprarrenal. Sendo assim, cada parte dessa glândula produz hormônios diferentes, e automaticamente produz um efeito em nosso organismo, iremos abordar alguns hormônios essenciais em nosso metabolismo e a analise do mesmo quanto à atividade física.

2.1 . Adrenalina

A adrenalina tem efeito contrário ao da insulina, sendo liberada quando o nível de glicose no sangue está baixo. Ela também atua como um neurotransmissor, sendo liberada quando há estresse físico ou mental. Sua falta causa taquicardia, bradicardia e disfunções no nível de glicose.

2.2. Noradrenalina

Esses hormônios são responsáveis por acelerar os batimentos cardíacos e man-ter a tonicidade muscular nos vasos sanguíneos, controlando a pressão sanguí-nea.

2.3. Catecolaminas

Catecolaminas é o nome dado para os hormônios provenientes da medula renal, ou seja, da adrenalina e noradrenalina, que são derivados do aminoácido tirosina agindo como neurotransmissor visto que está ligada completamente ao sistema nervoso.

Da produção total da medula adrenal, cerca de 80% é de adrenalina e 20% de noradrenalina. As catecolaminas tem efeito similar entre si, ou seja, atuam em conjunto por meio de mecanismos de “segundo mensageiro” e a secreção delas é regulada pelo próprio sistema nervoso simpático.

Sistema nervoso simpático, de modo geral, estimula ações que mobilizam ener-gia, permitindo ao organismo responder a situações de estresse.

As ações das catecolaminas se dividem em: aumentar a taxa do metabolismo, aumentar a glicogenólise ( no fígado e nos músculos), aumentar a força de con-tração do coração, aumento da liberação de glicose e ácidos graxos para corren-te sanguínea, vasodilatação dos músculos em exercício, aumento na pressão ar-terial e aumento da respiração.

2.3.1- Catecolaminas durante o exercício.

Durante o exercício ocorre o aumento da produção de adrenalina que resulta no aumento da intensidade e duração do exercício. O aumento da secreção de no-radrenalina resulta no aumento da duração do exercício, de acordo com estatísti-cas a uma base de 75% de utilização do nível máximo de oxigênio que pode ser consumido pelo corpo.

No final do exercício a adrenalina volta ao seu nível de repouso após alguns mi-nutos, há a noradrenalina pode continuar ativa por muitas horas no organismo.

Dessa forma pode-se concluir que se ocorre o aumento desses hormônios signi-fica que há uma intensidade excessiva de exercício.

2.3.2 – Adrenalina

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (47.8 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com