TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

Por:   •  7/2/2021  •  Resenha  •  3.470 Palavras (14 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2]

UNIÃO BRASILEIRA DE FACULDADES – UNIBF

NOME DO CURSO

(letra 12, maiúscula, negrito, centralizado)

NOME DO ACADÊMICO

(letra 12, maiúscula, negrito, centralizado)

O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE FÍSICA

LOCAL, MÊS E ANO

(negrito maiúscula, centralizado, letra 12)

NOME DO ACADÊMICO

(letra 12, maiúscula, negrito, centralizado)

O USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE FÍSICA

Trabalho de Conclusão do Curso, apresentado

para obtenção de certificado no Curso de Especialização – Latu Sensu em XXXXX da União Brasileira de Faculdades, UNIBF.

Orientadora: Profa. Phd Claudineia Conationi Da Silva Franco

LOCAL, MÊS E ANO

(negrito maiúscula, centralizado, letra 12)

RESUMO

A sociedade passa por transformações constantes, que se dão devido as novas tecnologias de informações e comunicação (TIC), que aos poucos tem se ligado a atividade educativa. O presente estudo, visa discutir a importância das TICs no processo de aprendizado do aluno, com foco no ensino da física. Apontando os impactos acarretados pelo uso de tais tecnologias em ambiente escolar. Os objetivos do estudo foram alcançados através de uma pesquisa bibliográfica, com a contribuição de vários alteres, que destacaram a importância das tecnologias no ambiente escolar.

Palavras-chave: TCI; Ensino e aprendizagem; Física.

  1. INTRODUÇÃO

O mundo vive em constante transformação, muitas vezes acarretadas pelo surgimento de novas tecnologias. A revolução da informática traz impactos que, atingem várias áreas sociais. E a educação está incluída nessas mudanças, pois a tecnologia está cada vez mais presente nas escolas, seja através do uso de equipamentos tecnológicos ou por projetos que envolvem tecnologia e educação.

A educação foi uma das áreas que mais sofreu com essas transformações. A inserção da internet e do computador, trouxe uma avalanche de informações para a vida dos alunos, as quais os professores e a própria escola não estão preparados para lidar, pois muitos ainda não possuem domínio dessas ferramentas tecnológicas.

Os recursos tecnológicos são cada vez mais necessários no processo de ensino, pois a aula se torna mais atrativa, sendo diferente a passagem de conhecimento para os alunos.  Mas para que todos possam se beneficiar, esta questão deve ser bem consolidada. A maneira de aprender e ensinar pode usar essas tecnologias a seu favor, como a internet por exemple, que traz uma diversidade de mídias, softwares e informações, que podem auxiliar nesse processo.

O presente artigo apresenta uma análise das concepções e conceitos teóricos da utilização das tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, especialmente na matéria de física. E tem como objetivos: Discutir sobre a utilização das TICs no aprendizado dos alunos; apontar os impactos decorrentes da utilização destas tecnologias e abordar sua relevância quanto ao ensino da física.

  1. TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

As tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) são consideradas sinônimo das tecnologias da informação (TI). Porém, é um termo geral que destaca o papel da comunicação na tecnologia da informação moderna. A TIC é composta por todos os meios técnicos utilizados para tratar a informação e ajudar na comunicação. Podem ser entendidas também como um conjunto de recursos tecnológicos que são integrados entre si, proporcionando através das funções de software e telecomunicações, a comunicação de processos de negócios e automação, de pesquisas cientificas e ensino e aprendizagem.

As TICs podem ser utilizadas de diversas formas e vários ramos, destacando-se nas industrias no processo de automação, no setor de investimentos, no comercio em gerenciamento de publicidades, ou na educação no processo de ensino aprendizagem e Educação a distância. Pode-se dizer que a popularização da internet foi a principal responsável pela potencialização e crescimento das TIC em diversos campos. Quanto a informação e comunicação, as possibilidades tecnológicas aparecem como uma forma de alternativa da era moderna, para facilitar a educação através da inserção de computadores nas escolas, possibilitando que os alunos tenham acesso à tecnologia, informação e possam realizar múltiplas tarefas em várias dimensões da vida humana, além de melhorar a qualificação dos professores através da criação de redes e comunidades virtuais.

Sabe-se que foram inúmeras as mudanças na sociedade após o aparecimento de tecnologias, trazendo vários benefícios relacionados a comunicação, ligação e convívio social. Além de vários recursos tecnológicos, a informática trouxe uma esperança de melhorias no processo de ensino e aprendizagem. Possibilitando a adequação no contexto e situações referentes a diversidades do processo de aprendizagem em sala de aula.

As tecnologias possibilitam recursos didáticos que se adequam a necessidades e diferenças de cada aluno. Várias são as possibilidades constatadas através do uso de TIC, fornecendo ao professor opções variadas para que apresente as informações. Através das TICs, a informação está disponível no momento em que é necessária, conforme o interesse.

A junção da tecnologia ou informática com a tecnologia da comunicação, deu origem ao termo TIC, e a internet é um ensinamento claro disso. Quando são utilizadas, as TIC proporcionam melhorias no processo de ensino, através da criação ode ambientes virtuais de aprendizado, auxiliando o aluno na assimilação de conteúdo. O computador e a internet prendem a atenção dos alunos, criando habilidades para captação de informações, que se manifestam de maneira rápida e interativa, fazendo com que na maioria das vezes esses indivíduos não consigam assimilar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)   pdf (209 Kb)   docx (94.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com