TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Stress e Qualidade de Vida

Por:   •  28/4/2016  •  Artigo  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 2

Stress e qualidade de vida

        Inicialmente faz-se necessário entender cuidadosamente o que representa esses dois termos que intitula esse texto, entender seus significados e se ambos conseguem associar-se de forma harmoniosa ou não. Quando vê-se em matérias televisivas, revistas, internet e meios de comunicação tem-se a ideia que “qualidade de vida” está vinculada diretamente com alimentação saudável, prática regular de exercício físico, dormir religiosamente oito horas durante a noite, dentre outros aspectos mais. Cabe então parar para a seguinte reflexão: “O que é realmente Qualidade de Vida?”.

        Para essa reflexão deve-se aprofundar sobre tal termo. Chega-se então a ideia que Qualidade de Vida resulta de um conjunto de condições que contribuem para o bem-estar físico, mental, emocional, social, espiritual, dos indivíduos em sociedade. Dessa forma pode-se analisar que a Qualidade de Vida corresponde ao bom funcionamento do organismo em harmonia com o lado psicológico, o controle emocional interligado com a saúde espiritual, o equilíbrio e concordância das relações sociais nas diversas instancias da vida: família, amigos, trabalho, etc. Assim vários outros aspectos complementam também a Qualidade de Vida, podendo citar o acesso ao sistema de saúde, acesso a educação, o poder econômico, condições de moradia, condições de saneamento básico, entre outros.

        Assim pode-se fazer mais uma reflexão! Qualidade de Vida depende muito do jeito que cada individuo escolhe para viver, é estritamente uma opção pessoal onde está não acarreta prejuízos a outros, não há padronização e engloba principalmente a ideia de bem estar, ou seja, cada individuo opta por aquilo que lhe faz bem. Qualidade de vida então nada mais é do que tudo o que precisa-se para viver com qualidade.

Sim, e o stress? Bem, o estresse pode-se compreender que está ligado diretamente ao cotidiano das pessoas ao ponto que todos os indivíduos têm compromissos, afazeres, obrigações, preocupações, assim a mente sofre constantes e incessantes estímulos que descarrega adrenalina no organismo, deixando-o elétrico na maior parte do dia, o que acarreta em um desequilíbrio em relação ao repouso, ao relaxamento, instalando-se assim o quadro de estresse. Este com o tempo pode acarretar também o aparecimento de doenças psicossomáticas que refletem além do lado psíquico, todas as esferas da vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (44 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com