TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE MARKETING

Por:   •  21/11/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.672 Palavras (7 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Com toda a mudança significante ao longo do tempo, o esporte necessita de uma gestão eficaz, com profissionais capacitados, para que se possa definir o sucesso ou fracasso ao longo dos anos, porém, dentro da academia, esse assunto é pouco trabalhado e os alunos desenvolvem pesquisas e estudos, com duvidas e questões necessárias a ser debatidas.

Dentro do marketing, os temas propostos ao esporte são pouco conhecidos ou estudados, o que deixa o esporte apenas como uma simples pratica de atividade física.

Do ponto de vista profissional, o esporte é mais condicionado como jogo e visto como uma forma de diversão e entretenimento para as pessoas, porém, na indústria, ele obtém uma gama econômica que tem larga vantagem, principalmente no futebol. Onde se destaca o mercado, atrai consumidores, investimentos e necessidade de uma administração eficiente para que possa continuar dentro do seguimento, e para que isso ocorra, é necessário o marketing, sendo hoje, uma ferramenta para construção de relacionamentos e manter-se ativo no mercado.

METODOLOGIA

Acerca do tema, existia pouca importância, mas a partir do momento em que se fala de Copa do mundo e Olimpíadas, vê-se um motivo para se mudar o cenário, principalmente com o interesse do publico consumidor.

Em busca de propiciar novas idéias e hipóteses, foi utilizada uma pesquisa exploratória, estabelecendo analogias e comparações sobre o conhecimento do tema e situações, onde os processos práticos unindo o marketing ao esporte e cruzando informações, dariam um rumo para que as entidades, clubes e empresas ligadas ao esporte, pudessem se nortear fixamente no mercado.

MARKETING ESPORTIVO

O marketing esportivo surgiu como uma expressão usada para justificar e explicar as ações de empresas com finalidades de promover seus produtos através do esporte, através de diversos estudos nas áreas administrativas, empresariais, comunicação, etc., houve uma evolução na teoria do marketing esportivo o fazendo diferencias do esforço convencional do marketing uma vez que ele além de trazer retorno institucional para a empresa trás bons resultados na promoção de seus produtos, garantindo fácil fixação da marca.

O marketing se desenvolveu em duas dimensões, na primeira, o marketing do esporte ao qual se investe em propagandas e recursos para divulgar o próprio esporte e ampliar seus lucros e público alvo, um tipo de propaganda diferenciada que atinge as pessoas em suas horas de lazer e descanso, por exemplo, através das redes sociais, causando uma maior curiosidade, interesse, um maior impacto para o referido esporte, já a segunda dimensão, trata do marketing através do esporte, sendo este um assunto em alta e que está tendo muita visibilidade na sociedade, investir em propagandas de sua marca nas modalidades esportivas também é uma forma de sucesso, como por exemplo, patrocinar atletas ou jogadores, trazendo maior visibilidade para sua marca.

COMPOSTO DO MARKETING ESPORTIVO

Para ser produzido o marketing esportivo é necessário seguir alguns passos para que não haja nenhum erro nas tomadas de decisões. Para obter êxito no marketing é preciso seguir os quatro Ps que consistem no produto, preço, praça e promoção, todos estes sendo reconhecidos e trabalhados em prol do mercado-alvo, ou seja, conhecer o produto, o público alvo, até aonde pode chegar o produto, conhecer o negócio como um todo para através da promoção obter sucesso.

É preciso conhecer o produto, estipular um preço acessível ao cliente mais também que tenha retorno para a empresa, se tornando assim, talvez, uma das etapas mais difíceis, em seguida com o conhecimento e a definição do mercado alvo, define-se a distribuição do produto e por fim, utilizando a estratégia de mix e utilizando os 4Ps de marketing, tem-se a promoção, divulgando o produto e a sua imagem para seu público alvo.

PRODUTO

Segundo Kotler (2003), produto é aquilo que se possa ser ofertado a fim de satisfazer uma necessidade. Desta forma, produto esportivo parte desde a perspectiva de uma idéia até um serviço, que tenha como finalidade atingir o público-alvoque necessite do mesmo.

O produto esportivo tem um leque de variedades que vão desde assistir a um jogo pessoalmente, fazer compras de produtos, ou até mesmo pagar para conhecer um atleta, tendo a visão desse último também como um produto.

Furllerton e Merz (2008) dividem os produtos esportivos em três grupos: esportes para espectadores, esportes de participação e produtos para prática de esportes. Os primeiros são para aqueles que assistem a um evento seja ele presencial, ou em casa, por exemplo. Já o segundo são para as pessoas que praticam algum esporte seja ele oficial ou amador, pois pode haver uma geração de negócios como o aluguel de espaços para tal prática. E o terceiro é para aqueles que usufruem de produtos para a prática de esportes ou relacionados ao esporte.

É necessário haver uma visão ampla do que se pode ser oferecido do produto esporte, principalmente do futebol, mostrando um vasto leque de opções, e que numa partida não é apenas o clube que pode ser oferecido como entretenimento, mas também outras opções que agradem o público que estão aguardando o início da partida. Ter a mais o que oferecer aos consumidores que passam certo tempo no estádio (mínimo 2Hrs) pode ser um grande diferencial, tanto para o torcedor como para quem está ali prestando o serviço. Ao mesmo tempo em que o consumidor usufrui do produto, ele também faz parte do produto, pois é ele que está com a camisa do time, lotando o estádio, formando torcidas, onde no final de tudo isso enaltece ainda mais a partida, que é o “produto final”.

Cada partida marcada que está para acontecer terá o seu público que de certa forma, escolheu aquele jogo para ver, não tendo a possibilidade de revê-lo caso perca ou assista a outro jogo. Por isso é importante a atenção em cada detalhe para que possa tornar única essa experiência ao consumidor.

Dessa forma, para conquistar mais o consumidor e expandir outras formas de consumo, o produto esportivo vem sendo cada vez mais diferenciado, e este agregado a outro produto sofre um grande impacto positivo, pois são criadas novas possibilidades para o pagante, que pode sair dali fidelizado e satisfeito com o serviço.

PREÇO

Para determinar um valor a ser cobrado: preço se torna complexo, pois depende de uma série de condições. Ex: A qualidade do produto que está sendo oferecida, a qualidade do profissional ao qual está vendendo aquele produto, e as condições financeiras do público alvo.

Um bom exemplo de uma boa estratégia de marketing seria um clube de futebol disponibilizar ingressos grátis para alguns torcedores formar uma torcida organizada, todos vestidos o uniforme do time, com bandeiras fazendo algum tipo de propaganda que o clube queira assim todos sairão ganhando. O torcedor assiste ao jogo do seu clube de graça e o clube ganha o espetáculo da torcida que está sendo transmitido nos televisores de todo o país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (88.1 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com