TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Grupo

Por:   •  26/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.689 Palavras (7 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

[pic 2]

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

 

 

ELISÂNGELA SOUZA DOS SANTOS DANTAS  

PLACIDA DE OLIVEIRA MOTA DAVILA

SILVANI ROMÃO FRANCISCO

 WENDERSON DA SILVA OLIVEIRA

 

A AÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR EM SALA DE AULA

 

 

 

 

 

 

[pic 3]

Rio Branco-AC

2014

 

ELISÂNGELA SOUZA DOS SANTOS DANTAS  

PLACIDA DE OLIVEIRA MOTA DAVILA

SILVANI ROMÃO FRANCISCO

 WENDERSON DA SILVA OLIVEIRA

 

A AÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR EM SALA DE AULA

Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito final para a obtenção de média do 1º semestre nas disciplinas de: Educação a Distância, Sociedade Educação e Cultura, Educação Inclusiva, Língua Brasileira de Sinais, Seminario da Prática I

Prof. Fábio Luiz  

Prof. Giane Albiazetti

Prof. Raquel Franco

Prof. Sandra  Vedoato

   

 

 

 

 

 

Rio Branco-AC

2014

 INTRODUÇÃO

 

Ensinar não é tão fácil, e por isso precisa-se de planejamento em seus diferentes níveis e modalidades. E deve ser percebido como ação formativa, espaço elevado de aprendizagem e desenvolvimento profissional, oportunidade de construção fixando uma cultura colaborativa e de produção de conhecimentos sobre as práticas pedagógicas que se expressam na sala de aula pois é na sala de aula que o ensino se transforma em aprendizagem e a pedagogia em  conhecimentos e competências.

Antes de ensinar o educador deve conhecer a dimensão teórica e como por em pratica os métodos adotados, deve saber qual técnica traz melhor resultado em dado momento, dominar a técnica e o conteúdo, saber se ela funciona em determinada situação, como? Para que? e por que lançar mão deste meio para ensinar? Utilizando recursos tecnológicos, é ser criativo na abordagem dos temas. (NASCIMENTO, 2011)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Na escola de ensino fundamental jornalista José Chalub Leite localizada em Rio Branco, Acre. Foi realizada uma pesquisa com a professora formada em pedagogia Adeguimar Almeida  que ensina há 8 anos no ciclo inicial (1º e 2º ano)  na escola José Chalub Leite ela leciona no 1º ano do ciclo inicial e ensina todas as diciplinas proposta para o ciclo inicial porém o objetivo principal do professor nessa escola no 1º ano, é introduzir o conteúdo e a apredizagem que serão aprofundado nos proximos anos anos, e as matérias pricipais que são ensinadas na sala de aula são: matemática básica, a alfebetização e o letramento.

  Ao levantarmos alguns questionamento a respeito de sua experiência como educadora, a professora nos relatou a respeito dos metódos que ela utiliza na sala de aula e seus resultados, disse que são poucos os alunos que não obtem   resultado positivo ao final do ano letivo, e mencionou tambem que seus objetivos como professora é que ao londo do ano letivo o aluno consiga deselvover suas habilidades e aprenda a escrever e a ler com autonomia.

 A professora contou – nos que a um tempo a traz ela lecionou em uma sala (da escola citada acima) e essa turma era composta por 26 alunos no inicio do ano eles se encontrava na seguinte situação: 3 alunos apresentava valor sonoro nas vogais ou seja utiliza vogais que correspondia a palavra ex: bola  seria  o  a, 1 aluno silabico alfabetico ex: caneta; k n e a e 22 alunos que não conhecia todas as letras do alfabeto e não relacionava a palavra oral com o escrito.

 O objetivo era que a maior parte da turma ao término do ano estivesse na hipotese silbica alfabético.

  • A professora utilizou leitura de varios generos para deleite (contos de fada, noticia, fábula, etc.) uma leitura feita pela professora em sala.
  •  Leitura de texto para alfabetizar ex: musica, parlenda, poema, quadrianha e história em quadrinho. Todos os texto citados era fixado no cartaz, colado na parede e lido todos os dias para repertoriar o aluno.
  •  O aluno realizava atividades relacionado ao texto durante uma semana ou o tempo determinado pela professora. As atividades utilizadas era: cruzadinha, auto-ditado, album de figurinhas, texto lacunado, texto fatiado, letras exatas da palavra ou alfabeto movél.

Ao final do ano letivo dos 22 alunos com dificuldades na escrita e de relacionar o alfabeto com a palavra escrita penas 5 alunos não alcançaram o objetivo proposto que era de hipotese silábica alfabético com valor sonoro ou seja essas crianças não empregava em sua escrita uma letra correspondente há um dos fonemas da palavra. A professora nos informou que mesmo adotando metodos pedagogicos e ensinando, dificilmente todos os alunos conseguem alcançar os objetivos proposto pois cada aluno tem um ritmo de apredizagem, devemos levar em consideração os alunos que possui deficit de apredizagem  e tem um ritmo mas lento mas conseguem obter outras habilidades.

 

 

 

 

 

                                                                                                                 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   

REFLEXÃO SOBRE OS QUESTIONAMENTOS

 A alfabetização e o letramento no ciclo inicial são inprecendiveis e para se ter bom resultados é preciso inteira atenção e experiencia para que o aluno entenda e comece a aprender a formas das letras, a fonética e a relação entre a escrita e a oralidade das palavras entemos que experincia exitosa é quando o professor é capaz de desenvolver estratégias próprias e bem-sucedidas, há uma boa interação com o aluno, e tem habilidade de identificar as necessidades dos alunos de cativá-los ou desafiá-los para a realização das atividades propostas, escolhe recursos de mediação adequados, e sabe discernir o que é relevante, fazem escolhas pertinentes, critérios importantes no ciclo inicial da educação básica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (180.3 Kb)   docx (276.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com