TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ABERTURA DE UMA EMPRESA DE CALÇADOS SUSTENTÁVEIS

Por:   •  9/9/2020  •  Projeto de pesquisa  •  2.339 Palavras (10 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4][pic 5]

Eny Cleise dos Santos Silva - 752029

“ABERTURA DE UMA EMPRESA DE CALÇADOS SUSTENTÁVEIS”

[pic 6]

SÃO PAULO/SP

2020

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

SÃO PAULO/SP


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        4

2. DESENVOLVIMENTO        5

2.1 Empreendedorismo        5

2.2 Homem, Cultura e Sociedade        5

2.3 Gestão de Projetos         6

2.4 Modelos de Gestão        6

2.5 Legislação Social e Trabalhista        7

3. CONCLUSÃO        8 

4. REFERÊNCIAS        9

[pic 11]

1. INTRODUÇÃO

O Plano de Negócios nasceu nos Estados Unidos quando começou a revolução industrial, onde as empresas começaram a criar modelos para alcançarem seus objetivos. Serve para definir estratégias de negócios antes de começar a empreender, mensurando quanto se deve investir, onde e qual o prazo de retorno. Há algumas vantagens em se traçar um planejamento, são elas: validar a ideia do empreendedor, diminui riscos e investimentos desnecessários, possibilita preparar-se para ameaças, ajuda a conhecer os concorrentes bem como o potencial comprador e a prever desafios.

É a partir de uma ideia que se documenta todas as etapas para extrair dados que servirão como base para transformar essa ideia em algo palpável. Para Dolabela (1999, p. 87) a “oportunidade é uma ideia que está vinculada a um produto ou serviço que agrega valor ao seu consumidor, seja através da inovação ou da diferenciação”. Portanto não basta apenas ter uma boa ideia, é preciso saber diferenciá-la de uma oportunidade.

O propósito deste trabalho então, é apresentar um modelo de negócio para exemplificar uma das ferramentas disponíveis no ato de se planejar. Consiste em elaborar um projeto simples de uma indústria de calçados sustentáveis, confeccionados a partir de material reciclado. Envolve a necessidade de buscar parcerias no mercado de recicláveis, fazendo da matéria prima, pneus usados e garrafas pet, o principal recurso na confecção de chinelos. Nesta apresentação, constarão, também, respostas a questões específicas dentro das áreas de Sustentabilidade, Inovação e Jurídica Trabalhista.


2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Empreendedorismo

A proposta de abertura de uma empresa de calçados voltada ao desenvolvimento sustentável pede um planejamento elaborado, devido à matéria prima diferenciada, não “pronta”, e à aceitação do público em geral, uma vez que sabemos que o produto final agrada a determinados grupos e segmentos, porém ainda há uma parcela grande da sociedade que não se identifica ou não percebe os benefícios do uso de material reciclado em confecções. Pensei na fabricação de chinelos a partir de sobras de pneus e garrafas pet. A localização da empresa, numa cidade do litoral, fortalece e consolida a imagem e a preocupação de estar próximo ao público alvo.

Para tanto, foi solicitado desenvolver um Modelo de negócio na metodologia Canvas, conforme entregue abaixo.[pic 12]

2.2 Homem, Cultura e Sociedade

Estudos nos mostram que pneus demoram em torno de 600 anos para se decompor. Sendo assim é de suma importância dar uma finalidade sustentável e financeira para esse material. Pneus são um problema para o meio ambiente, um exemplo disso é que eles são descartados de forma incorreta. A maioria das pessoas expõe esse material ao ar livre, isso faz com que eles emitam gases que contaminem a atmosfera. Esse descarte indevido também faz com que acumulem água, podendo transmitir doenças como dengue, malária ou febre amarela.

A empresa criada fabrica chinelos com reciclagem de pneus e de garrafas pet. Segundo o site “sua pesquisa.com", com o uso das garrafas pet, principalmente a partir da década de 1990, surgiu um grande problema ambiental. Muitas dessas garrafas eram descartadas e acabavam parando em rios, terrenos e esgotos. Como esse material pode se manter até 750 anos na natureza, tornou-se fundamental a sua coleta e reciclagem. Ainda citando o site, as garrafas passam por um processo de lavagem e prensagem, depois são triturados e os flocos que se formam viram grãos, que são transformados em fios de poliéster, que é a matéria prima utilizada para diversos fins, inclusive confecção.

 Minha empresa atua no litoral, tendo pontos negativos e positivos, um dos pontos positivos é colocar no mercado um novo produto que traga conforto, praticidade e designer para o público. Existem também as novas vagas de emprego relacionadas a esse empreendimento, promovendo oportunidade desde a reciclagem até o processo de venda na loja física. E sem contar que, com o uso dessa matéria prima, também contribui para a preservação do meio ambiente.

Os pontos negativos também existem, como a concorrência com marcas mais conhecidas e já plenamente estabelecidas no mercado. O fato de o produto ser sustentável encarece a produção, o que traria uma dificuldade de aquisição por parte de algumas classes sociais. Para sanar os problemas negativos:

• Buscar parcerias junto a fornecedores com preços mais competitivos, assim podendo repassar o produto por um valor mais acessível;

 • Dar um treinamento aos funcionários visando um atendimento diferenciado com a preocupação em fidelizar os clientes;

• Pelo fato de a loja só atuar fisicamente no litoral, seria importante usar a internet para divulgação da empresa e de seus propósitos, criando um site informativo, assim da pra vender os chinelos em qualquer localidade.

2.3 Gestão de Projetos

Seguindo a Metodologia do PMBOK, desenvolvi a Declaração de Escopo do projeto de abertura da Empresa de fabricação e venda de calçados sustentáveis, contendo toda a entrega que deverá ser feita para iniciar a fabricação do produto final que são os chinelos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (355.3 Kb)   docx (110.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com