TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE FÍSICA PARA O IDOSO.

Por:   •  26/10/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.679 Palavras (7 Páginas)  •  634 Visualizações

Página 1 de 7

 [pic 1]

        

SAÙDE DO IDOSO

ITAPIRA-SP

OUTUBRO 2017

ANDRESSA R. SCHWARCZ

ELIANE DE FREITAS SILVA

JAIME APARECIDO CLESSE

JAMERSON ALMEIDA

TAYNÁ MENDES LAGO

BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA PARA O IDOSO.

Trabalho da disciplina de EI, em Enfermagem e Exercício da Profissão, aplicado com objetivo de complementação de nota, com docência da Prof.ª Deise Cega Fernandes.

ITAPIRA-SP

OUTUBRO 2017


  1. Introdução

Com uma expectativa maior de vida, os idosos buscam melhorar seu dia a dia, buscando para si mudanças que geram melhorias em sua saúde física e psicológica.

Na atualidade vivemos numa realidade que há muito tempo atrás não se dava conta do crescimento da população idosa em nosso país. Em meados de 80 a população acima de 60 anos era 6,1%, mas com o avanço da expectativa de vida do brasileiro, é previsto que no ano de 2025 a população idosa chegará a 12,2%.(Thomas Souza,2017).

A atividade física é um importante meio de prevenção e promoção da saúde dos idosos através de seus inúmeros benefícios. (Universidade Oslo-Noruega).

Atualmente, está comprovado que quanto mais ativa é uma pessoa menos limitações físicas ela tem. Dentre os inúmeros benefícios que a prática de exercícios físicos promove, um dos principais é a proteção da capacidade funcional em todas as idades, principalmente nos idosos. Então a chave para viver mais pode, então, ser encontrada na atividade física para idosos. Exercícios nessa fase da vida ajudam no combate à obesidade e na prevenção do diabetes, reduzem a perda de massa óssea, melhoram a capacidade aeróbica e reduzem as dores de doenças, como artrose, problemas de coluna e tendinite.

Além de beneficiar a capacidade funcional, o exercício promove melhor aptidão física, que no idoso tem componentes da aptidão que sofrem um declínio que pode comprometer sua saúde.

As pessoas idosas que se exercitam regularmente relatam que dormem melhor, são menos vulneráveis às doenças virais e possuem uma melhor qualidade de vida do que as sedentárias”. (Nieman,1999, p. 291).

Não há idade para se iniciar a prática de esportes ou atividades físicas, apenas deve-se escolher o tipo de atividade adequada, de esporte a ser praticado pelos idosos. É necessário realizar atividades físicas adaptadas à idade, de acordo com as necessidades fisiológicas, sociais e emocionais, ainda levando em conta as possibilidades de cada pessoa.

  1. Objetivo.
  1. Objetivo Geral

 A atividade física é muito importante para a qualidade de vida dos idosos, pois através dela consegue-se melhorar os índices de saúde, combater os efeitos do processo de envelhecimento, para que o idoso possa manter uma vida ativa, ser independente e socialmente participativo.

  1. Objetivo Específico.

Indicar como a atividade física na terceira idade entra como um elemento indispensável, para retardar o processo de envelhecimento.

  1. Atividades física para Idosos

A prática de atividade física principalmente em grupos, nas academias e clubes, ajuda o idoso a sentir-se menos sozinho, a perceber que ele faz parte da sociedade e como consequência ocorre a melhora da saúde física e psíquica. Nos grupos de atividade física ocorre a convivência com outras pessoas, auxiliando o idoso, em alguns casos até a diminuir o uso de medicamentos por problemas depressivos e de solidão.       Com a adoção de um estilo de vida saudável e a prática de atividades físicas, percebemos alterações nos componentes da aptidão física relacionados com a saúde, tais como aptidão cardiorrespiratória, força muscular, resistência muscular e a flexibilidade. Essas alterações irão influenciar positivamente na execução das tarefas diárias além de auxiliarem na autonomia dos idosos. Percebem-se também ganhos na composição corporal, índice de massa muscular, diminuição de dores articulares, aumento da densidade mineral óssea, aumento da capacidade aeróbica, melhora do perfil lipídico, melhora da força e flexibilidade e diminuição de incidentes de quedas e fraturas. (PORTO, 2008).

Exemplos de atividade física na 3a idade:

  • Alongamentos;
  • Dança;
  • Aeróbico de baixo impacto (Bicicleta, esteira);
  • Musculação especializada;
  • Yoga;
  • Pilates;
  • Caminhadas;
  • Atividades Lúdicas e recreativas;
  • Ginástica geral.

[pic 2]

  1. Orientação Adequada

É importante o idoso procurar uma avaliação clínica para depois começar a se exercitar. 

Após a liberação médica, serão feitas outras pesquisas. O preparador físico vai avaliar se o paciente se tem algum problema clínico, como: artrose,labirintite,diabetes, colesterol. Será avaliado também, por exemplo, se ele consegue sentar e levantar sem dificuldade, erguer uma caixa sobre a cabeça sem perder o equilíbrio, deitar e levantar sem cair, se completa uma caminhada de três minutos ininterruptas sem tropeçar. Tudo isso é importante. O especialista ressalta que a partir daí será possível desenvolver um planejamento adequado para a realidade do idoso.

O compromisso na terceira idade é com o bem-estar. Alguns idosos já não conseguem mais se imaginar numa rotina sem exercícios físicos. Mas nem sempre foi assim. Outro fator importante ressaltado é o aumento da autoestima. Os exercícios estão diretamente ligados à confiança e aceitação da imagem.

  1. Benefícios dos exercícios para a 3ª idade.

  • Autonomia e bem-estar;
  • Aumento da massa muscular e óssea;
  • Redução adiposa;
  • Estimulo ao metabolismo;
  • Combate ao processo inflamatório;
  • Melhora das capacidades funcionais;
  • Bem-estar físico e psicológico;
  • Estimula aspectos cognitivos (atenção, memoria e percepção);
  • Redução de doenças.

E aprimoramento das qualidades que permitem realizar conforto, e independência nas atividades diárias. Além de proporcionar um melhor convívio social, melhor interação para desenvolver atividades culturais e recreativas e envolvimentos em projetos para idosos potencializando assim um envelhecimento ativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (199.6 Kb)   docx (54.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com