TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATUAÇÃO E FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Por:   •  28/4/2022  •  Artigo  •  3.537 Palavras (15 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 15

FACULDADE DE EDUCAÇÃO DO PIAUI - FAEPI

CURSO GESTÃO EDUCACIONAL E DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR

FRANCISCO IAGO FONSECA FARIAS

ATUAÇÃO E FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

CAXIAS-MA

2022

FRANCISCO IAGO FONSECA FARIAS

ATUAÇÃO E FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Trabalho de Conclusão de apresentado ao Curso de Pós-graduação em Gestão Educacional e Docência do Ensino Superior, apresentado à FACULDADE EVANGÈLICA DO PIAUÍ - FAEPI, como requisito para a obtenção do título de Especialista em Gestão Educacional e Docência do Ensino Superior.

Orientador (a): KARLA SIMONE

CAXIAS-MA

2022

RESUMO:

A enfermagem vem sofrendo alterações nas diferentes formas de se praticar essa profissão, onde alguns profissionais estão assumindo as salas de aula, um espaço por sua vez usado para o ensino e habilitação do enfermeiro. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a atuação e a formação do enfermeiro diante da docência do ensino superior. O método utilizado na presente pesquisa foi a análise bibliográfica do tipo integrativa abordando a temática, sendo realizada através da biblioteca virtual em saúde utilizando como descritores: Enfermagem, docência do ensino superior, atuação e formação. Observou-se que o profissional enfermeiro na docência tem algumas limitações que lhe impede de desenvolver o papel de docência no ensino superior, como a falta de práticas pedagógica, poucos conhecimento sobre a docência, falta de incentivo durante a graduação.

Palavras chave: Enfermagem, docência, atuação e formação.

ABSTRACT

Nursing has been undergoing changes in the different ways of practicing this profession, where some professionals are taking over the classrooms, a space in turn used for the teaching and qualification of nurses. This study aims to evaluate the performance and training of nurses in higher education teaching. The method used in this research was the bibliographic analysis of the integrative type addressing the theme, being carried out through the virtual health library using as descriptors: Nursing, higher education teaching, performance and training. It was observed that the professional nurse in teaching has some limitations that prevent him from developing the role of teaching in higher education, such as the lack of pedagogical practices, little knowledge about teaching, lack of incentive during graduation.

Keywords: Nursing, teaching, performance and training.

SUMÁRIO

1.Introdução............................................................................................05

2.Referencial teórico..............................................................................06

 Formação e atuação do enfermeiro para docência

3 Metodologia.........................................................................................09

4. Resultados e discussão....................................................................10

5. Considerações Finais.......................................................................14

REFERÊNCIAS

1.Introdução

         A enfermagem vem sofrendo alterações nas diferentes formas de se praticar essa profissão, onde alguns profissionais estão assumindo as salas de aula, um espaço por sua vez usado para o ensino e habilitação do enfermeiro.  A docência tornou-se uma oportunidade de atuação frequente dentre das diversas possibilidades que a enfermagem vem proporcionado. Diante dessa realidade, os profissionais, cuja formação inicial está voltada à área da assistência à saúde, têm assumido à docência em cursos de ensino técnico e superior (FONSECA; FERNANDES, 2017).

      A enfermagem, na formação de bacharel traz um formação generalista, critica e reflexiva, focada para o profissional atuar no SUS. Frente essa atuação, o enfermeiro deve ser dotado de conhecimento, habilidade técnica, gestão, ética, com atitudes voltadas para o compromisso com a humanização, interdisciplinar e integralidade da assistência (NETTO; SILVA; RUA, 2017). Uma vez sugestiva na grade curricular e proposta de formação generalista eficaz, não é abordados as especificidades da formação docente para esse profissional. Dessa maneira, o ensino é um campo de trabalho em expansão para enfermagem em diferentes níveis (MANHÃES; TAVARES, 2020).

           O enfermeiro docente aprimora suas práticas pedagógicas em suas próprias experiências, e não em teorias de referenciais pedagógicos críticos, reflexivos e emancipatórios, com consequentes escolhas, na dimensão do ensino, cada vez mais relacionadas às imposições gerencia listas institucionais. Assim, fica evidente que as concepções pedagógicas são deixadas em segundo plano, exacerbando mudanças constantes e pouco significativas dos modelos de ensino, na tentativa de resgatar conteúdos impostos como metas de produção e avaliação, sem fundamento pedagógico por de trás (FONSECA; FERNANDES, 2017).

          Dessa forma, a inserção do enfermeiro na sala de aula deve ser analisado por algumas vertentes. É necessário considerar a ausência da formação pedagógica, cabendo refletir sobre o lugar que o exercício profissional em Enfermagem tem na construção dos saberes e práticas docentes (FONSECA; FERNANDES,2017).

Diante disso, o trabalho tem como objetivo avaliar a atuação e a formação do enfermeiro diante da docência do ensino superior

2.REFERENCIAL TEORICO

Formação e atuação do enfermeiro para docência

                 Para torna-se um excelente professor é necessário a compreensão da necessidades dos estudantes e o desenvolvimento de atitudes que facilitem aprendizagem, fazendo o processo agradável. (HALCOMB et al,2010).

                Na contextualização brasileira, a área da educação em enfermagem está passando por diversas transformações devido as exigências de seu papel na formação de recursos humanos com o perfil adequado às necessidades de saúde da população. Nessa perspectiva, a formação do enfermeiro para atuar na docência do ensino superior faz-se necessário um processo que implica uma reflexão permanente sobre a natureza, os objetivos e as finalidades do serviço de saúde, bem como sobre sua operacionalização, de modo que o futuro profissional compreenda, criticamente e de forma contextualizada, as particularidades e a complexidade que envolve a prática que virá a exercer. (BRAGA; BOAS,2014).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)   pdf (149.6 Kb)   docx (317.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com