TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A OBESIDADE INFANTIL

Por:   •  22/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.740 Palavras (7 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE RIOGRANDENSE - FARG[pic 1]

CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM

SANANDUVA - RS

Pâmela Souza

OBESIDADE INFANTIL

Sananduva / RS

2018

FACULDADE RIOGRANDENSE - FARG[pic 2]

CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM

SANANDUVA – RS

OBESIDADE INFANTIL

Trabalho apresentado ao Curso Técnico em Enfermagem da Faculdade Riograndense, como requisito parcial à obtenção de nota avaliativa na disciplina de Metodologia Científica, Orientadora Graziela.

Pâmela Souza

Sananduva-RS

2018

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO................................................................................................

03

1 O QUE É OBESIDADE INFANTIL..............................................................

04

   1.1 SUAS CAUSAS.....................................................................................

05

   1.2 COMPLICAÇÕES DA OBESIDADE.......................................................

06

   1.3 TRATAMENTO......................................................................................

07

CONCLUSÃO..................................................................................................

08

REFERÊNCIAS..............................................................................................

09



INTRODUÇÃO

A obesidade infantil vem crescendo muito nas últimas décadas, e por isso já se transformou em um dos maiores problemas públicos de saúde no nosso país, o que vem gerando aumento de doenças que são agravadas com a obesidade. As estatísticas mostram que o número de crianças entre 6 e 1 1 anos que são obesas duplicou desde 1980. A obesidade infantil é um dos maiores males nutricionais da atualidade.

Além dos distúrbios metabólicos e cardiovasculares, como diabetes, hipertensão arterial, colesterol e outras doenças crónicas relacionadas com a obesidade que prevalecem entre os adultos, estão começando a ser mais comuns entre crianças. O acúmulo de gordura e o aumento do tamanho corporal são simplesmente o resultado de balanço energético hipercalórico, envolvendo toda história de vida da criança. Este fator, somado aos péssimos hábitos alimentares das crianças, que em sua grande maioria consomem refrigerantes, lanches, frituras e doces em excesso, coloca as crianças brasileiras dentro da estatística perigosa da obesidade infantil mundial.

Preocupando tanto os especialistas como a desnutrição infantil, pois, mediante os hábitos sedentários das crianças, que devido à violência trocam as brincadeiras ao ar livre por brinquedos eletrônicos, que não promovem qualquer queima de calorias ou trabalho cardiovascular.

Torna-se então necessário proporcionar às crianças hábitos alimentares corretos e promover as atividades físicas, influência dos pais nos padrões de estilo de vida dos filhos, incluindo a escolha dos alimentos, indica o importante papel da família em relação ao ganho de peso infantil. A família é considerada como sendo o principal gerador da alimentação adequada para crianças. Ela é também o centro das atenções para o desenvolvimento de ações efetivas visando à redução do excesso de peso na infância.

1 O QUE É OBESIDADE INFANTIL:

Obesidade infantil é uma condição em que o excesso de gordura corporal afeta negativamente a saúde ou bem-estar de uma criança. Como métodos para determinar a gordura corporal diretamente são difíceis, o diagnóstico da obesidade é muitas vezes baseado no índice de massa corporal (IMC). Devido ao aumento da prevalência da obesidade em crianças e seus muitos efeitos adversos à saúde, a obesidade infantil está sendo reconhecida como um grave problema de saúde pública. O termo sobrepeso ao invés de obesidade é muitas vezes usado em crianças, pois é menos estigmatizam-te.

A obesidade infantil é caracterizada pelo excesso de peso entre bebês e crianças de até 12 anos de idade. A criança é identificada como obesa quando seu peso corporal ultrapassa em 15% o peso médio correspondente a sua idade.

A obesidade está relacionada a uma série de fatores como hábitos alimentares e atividade física, além de fatores biológicos, comportamentais e psicológicos. Não se trata de um problema meramente estético. Além de frequentemente sofrerem "bullying" por parte dos colegas, adultos obesos tendem a ter filhos obesos e também com sérios problemas de saúde, como diabetes, doenças cardíacas e a má formação do esqueleto. O sobrepeso e a obesidade são o quinto fator principal de risco de disfunção no mundo.

1.1 SUAS CAUSAS:

Sedentarismo, consumo exagerado de alimentos ricos em gordura e em açúcar, distúrbios hormonais, doenças genéticas, padrões comportamentais.

Muitos pais que têm que dividir-se em muitas tarefas, no trabalho e em casa, é mais fácil para eles oferecerem uma comida mais rápida aos seus filhos. Começam com os bolos industrializados e terminam com balinhas e coisinhas do estilo. E isso dia após dia, acabando por converter-se num hábito e em um mal costume de consumir toda uma parafernália de comidas atrativas pelo seu aspecto, mas não contêm os nutrientes nem as vitaminas necessárias para que as crianças cresçam fortes e saudáveis.

Para esses pais, normalmente os que nunca têm tempo, o mais importante é saciar a fome dos seus filhos, sem se preocuparem se estão ou não comprometendo o futuro de sua saúde. Os pais, do mesmo modo que muitos avós, também pecam com a preocupação exagerada pela quantidade de comida que consomem as crianças. Oferecem-lhes uns menus sem considerar os controles quanto a gorduras, açúcares e outros componentes que só engordam.

Existem mais informações sobre o tema, mas os hábitos seguem mudando para pior. O ideal, segundo especialistas, é que uma criança consuma umas duas mil calorias diárias, e que metade delas, seja coberta pelos hidratos de carbono, um terço pelas gorduras e o resto proteínas. Mas, em lugar de comer pão, arroz ou legumes, as crianças estão comendo doces, refrescos e guloseimas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (171.1 Kb)   docx (199.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com