TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Obesidade infantil

Por:   •  19/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  918 Palavras (4 Páginas)  •  1.206 Visualizações

Página 1 de 4

PROJETO DE PESQUISA

1- TEMA

Obesidade Infantil.

2- DELIMITAÇÃO DO TEMA

Fatores que levam a obesidade e complicações da obesidade infantil.

3- PROBLEMA

Por que é importante combater a obesidade ainda na infância?

4- HIPÓTESE

Se houvesse uma conscientização de quanto mais cedo se oferecer uma alimentação saudável as crianças, mais fácil será de impedir que no futuro elas venham a ser adultos obesos, evitando assim todos os problemas que a doença acarreta.

5- OBEJETIVOS

5.1 OBEJETIVO GERAL

Observa a situação da obesidade infantil atual, suas causas e conseqüências, proporcionando conhecimento para o profissional de enfermagem.

5.2 OBEJETIVO ESPECIFICO

- Capacitação para os profissionais de enfermagem

- Reeducação Alimentar

- Cuidados com a saúde das crianças

6- JUSTIFICATIVA

A obesidade infantil vem crescendo nas ultimas décadas e já se transformou em um problema são considerados fatores de risco para o diabetes melitus tipo 2 e as doenças cardiovasculares (DCV).21 A obesidade pode ser definida como um distúrbio nutricional e metabólico de saúde publica. Esta situação vem gerando preocupações nas autoridades, pois a associação da obesidade com as alterações metabólicas, como dislipidemia, hipertensão arterial e intolerância a glicose caracterizado pelo aumento da massa gordurosa no organismo ou situação orgânica de excesso de tecido adiposo 34, 41. Estudos recentes têm mostrado que a prevalência de sobrepeso e obesidade compromete a saúde desde a infância, entendendo pela adolescência e idade adulta 5, 20, 39, 46, 47.

O controle de peso na infância e na adolescência torna-se importante, uma vez que a obesidade alem de ser um fator de risco independente para doenças, pode estar associada a uma serie de outros fatores de risco para doença aterosclerótica. 27 O objetivo do presente estudo e realizar uma revisão das complicações da obesidade infantil e fatores associados.

7- METODOLOGIA

O problema central que propõe essa pesquisa consiste em captar as causas e as conseqüências e possíveis tratamentos e prevenções para evitar o aumento de crianças obesas.

O método trabalhado foi pesquisa-ação precisa ser articulado dentro de uma problemática como um quadro de referências teóricas. O papel da pesquisa consiste em confrontar teorias e que estas gerem idéias, hipóteses ou diretrizes para orientar os conceitos e as interpretações.

8- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

8.1 Obesidade Infantil

A Organização Mundial da Saúde relata que a obesidade infantil vem aumentando no mundo inteiro, inclusive no Brasil. A obesidade é uma doença complexa, multifatorial, caracterizada por excesso de tecido adiposo, determinado pela interação dos fatores genéticos, culturais, físicos e comportamentais. O manejo da obesidade na infância é um desafio, pois está associado à mudança de hábitos familiares, principalmente dos pais, juntamente com a falta de entendimento da criança e o do adolescente quanto ao real valor do problema.

Foi-se o tempo que criança saudável era criança gordinha. Hoje o cenário é assustador: a obesidade atinge 15% dos pequenos, que estão expostos a riscos de gente grande. A falta de exercícios e a alimentação inadequada são os grandes culpados pelos quilos a mais. Só para se ter uma idéia, quando o pequeno devora um pacote de bolacha na hora do lanche, está ingerindo o equivalente a uma refeição completa em calorias. Os prejuízos são enormes: além do impacto na auto-estima, aumenta a chance de problemas ortopédicos, de infecções respiratórias e de pele, de cirrose hepática por excesso de gordura depositada no fígado - a chamada esteatose. Pior: uma criança obesa em idade pré-escolar tem 30% de chances de virar um adulto rechonchudo. O risco sobe para 50% caso ela entre na adolescência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (49 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com