TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RESENHA CRITICA

Por:   •  15/11/2018  •  Resenha  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 2

O estudo discute sobre a percepção da docência de administração voltada para Enfermagem sobre o desenvolvimento das competências gerenciais.

O artigo trata-se de uma pesquisa descritiva-exploratória de abordagem qualitativa dividida em 04 categorias.

O principal fundamento da prática profissional do enfermeiro, é a assistência à saúde. Porém, um campo que sempre esteve presente e ligado a este profissional, é a administração.

Esta competência cabe privativamente ao enfermeiro, ele deve coordenar o serviço para garantir uma assistência de qualidade, portanto, se faz necessária competência, conhecimento e habilidade para um bom desempenho da função.

A disciplina de administração voltada a enfermagem tem como objetivo a formação de graduandos capazes de atuar no gerenciamento possibilitando a capacidade teórica/prática e oferecendo possibilidades de desenvolvimento.

Diante de tamanha importância, leitura mostraram que o conhecimento de enfermeiros sobre o processo de trabalho gerencial ainda é escasso, o profissional precisa ter a pro atividade e o interesse em buscar outros meios de aperfeiçoar o conhecimento, mediante esse apontamento a curiosidade sobre a percepção dos docentes sobre o assunto, essa pesquisa foi realizada.

O resultado desse estudo, mostra que a bagagem teórica do profissional implica em sua competência os conhecimentos e habilidades adquiridas devem ser aplicadas em todas as situações, previsíveis ou não, em todo os aspectos, o desconhecimento sobre o gerenciamento é a falta de habilidade, implica no desenvolvimento.

Entretanto houve afirmações que as instituições investem pouco ou não investem nesse desenvolvimento, por simplesmente não estarem preparados.

A leitura do artigo trás a reflexão do quão importante é procurar o aperfeiçoamento seja através de uma pós-graduação, curso ou atuando de fato na área.

Também podemos perceber que ainda algumas instituições não estão preparadas para certos assuntos, então, cabe ao profissional propor e incentivar a equipe e o próprio local de trabalho sobre os pontos benéficos em trazer este aperfeiçoamento.

O estudo foi bem realizado contendo informações completas e esclarecedoras, despertando a curiosidade em quem o lê, e vontade de procurar mais sobre este assunto.

Concluo dizendo que é uma ótima e recomendada leitura a docentes, discentes, graduandos ou apenas curiosos.

Natália Maria dos Santos graduanda de Enfermagem pela faculdade Metropolitanas Unidas (FMU)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (27.5 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com