TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Urgência e Emergência

Por:   •  16/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.402 Palavras (6 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3]

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

CATARINA DE SOUZA BOMFIM RAMOS

A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO

SETOR DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

 

São Félix do Coribe-Ba

2021

CATARINA DE SOUZA BOMFIM RAMOS

Disciplina:

  • Urgência e Emergência em Enfermagem

A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO

SETOR DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

  

Trabalho de Produção Textual Individual (PTI) apresentado ao Curso de Graduação em Enfermagem – 6º Semestre – Ofertado pela Univerdade do Norte do Paraná – UNOPAR.

Orientadores (as):

Preceptor: RITA MARQUES DA SILVA DAMASCENO – COREN: 111381 – BA.

Enfermeiro do Setor: DORGIVAL LIMA MOREIRA – COREN: 184741 - BA

                                                

São Félix do Coribe-Ba

2021

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem a finalidade de salientar a importância sobre a atuação da enfermagem no setor de urgências e emergências hospitalares, pois esta área de atendimento é considerada como uma das principais entradas de pacientes nas instituições de saúde, uma vez que as vítimas têm direito a um atendimento qualificado que compreende uma excelente estrutura física do ambiente, aporte técnico, disponibilidade de insumos e recursos humanos especiais para intervir nas situações complexas que decorrem de acidentes e violências.

Diante do constante aumento no número de ocorrências no setor de urgência e emergência, as quais incluem os acidentes causados pelo trânsito e diversos tipos de violência, além das doenças etiológicas que necessitam de um atendimento rápido e especializado, a instituição de saúde precisa estar preparada para oferecer uma prestação de serviços qualificados desde o atendimento humanizado até as possíveis conclusões de procedimentos cirúrgico e outras formas para restabelecer a saúde dos pacientes.

Em conformidade com Malvestio e Sousa (2002), não se pode negar a contribuição do apoio de enfermagem no sentido de redução do tempo de chegada do paciente ao hospital adequado, bem como das intervenções iniciais apropriadas a manutenção da vida.

Assim sendo, o planejamento das atividades da enfermagem no tocante aos traumas graves provocados por acidentes e violências que geram um quadro clínico muito crítico, são os principais tipos de agravos que exigem atenção específica. De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde, o setor urgência e  emergência é destinado para promover os serviços de saúde necessários para prolongar a vida da vítima ou prevenir contra prováveis conseqüências críticas.

Portanto, a prestação indispensável dos serviços qualificados de enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva deve ocorrer em uma área de acesso restrito e requer o cumprimento dos seguintes itens: número reduzido de pacientes, recursos essenciais disponíveis, separação de pacientes por casos específicos, justa carga horária para os profissionais de saúde, valorização financeira da equipe de enfermagem e reposição constante de medicamentos. (DALCIN,2005).

Vale ressaltar que tanto a urgência quanto a emergência representam uma situação ameaçadora que exige providências imediatas onde a equipe precisa levar em consideração a maior rapidez no atendimento e o maior cuidado consigo e com as vítimas, sabendo que as decisões coletivas também precisam ser imediatas, pois a vida do paciente está num jogo de vida ou morte e requer maior prioridade dos profissionais de saúde, diferenciando-se dos demais pacientes que estão em uma condição estável.

  1. OBJETIVOS
  1. Objetivo Geral
  • Identificar os recursos necessários para que a equipe de enfermagem possa atuar com maior efetividade na assistência prestada aos pacientes.

  1. Objetivos Específicos
  • Estimular os profissionais de saúde através de cursos contínuos de capacitação;
  • Valorizar os serviços prestados pela enfermagem;
  • Desenvolver a interação entre o profissional de saúde e o paciente através do atendimento humanizado.

2 A IMPORTÂNCIA DO ATENDIMENTO NO SETOR DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

        A princípio, é preciso que o profissional de saúde seja uma pessoa capacitada cujos conhecimentos e experiências necessitam de constantes atualizações de acordo com as transformações que os mesmos sofrem no dia a dia.

        De acordo com Santos et al (1999), o setor de urgência e emergência hospitalar se caracteriza pela necessidade de um paciente ser atendido em um curtíssimo espaço de tempo. A emergência é caracterizada como sendo a situação onde não pode haver um atraso considerável no atendimento, sendo que o mesmo deve acontecer imediatamente.

Por outro lado, vale destacar também que a formação do enfermeiro em atuação nas unidades móveis apresenta a importância dos procedimentos teóricos que foram apreendidos durante as experiências práticas exercidas pelos enfermeiros, sabendo que o socorro nos momentos após um acidente, principalmente as duas primeiras horas são os mais importantes para se garantir a recuperação ou a sobrevivência das pessoas feridas. 

A atuação do enfermeiro juntamente com a sua equipe é primordial no tocante aos serviços de saúde em prol da saúde dos pacientes que são assistidos em serviços de Urgência e Emergência.

3 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

O Hospital Municipal Dr. José Bastos está localizado no bairro Bela Vista, na cidade de São Félix do Coribe-BA. É considerado de pequeno porte, contendo em suas dependências os seguintes departamentos: farmácia hospitalar, pronto socorro, clínica feminina com seis leitos, clínica masculina com cinco leitos, clínica pediátrica com 4 leitos, centro cirúrgico, sala especial para pré-parto com quatro leitos, sala de estabilização com um leito e isolamento com um leito, totalizando assim, 21 leitos para esta unidade de urgência e emergência pertencentes ao Sistema Único de Saúde (SUS).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (118 Kb)   docx (318.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com