TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Vida de Florence Nightingale

Por:   •  7/9/2019  •  Artigo  •  841 Palavras (4 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 4

História da Enfermagem

Florence Nightingale foi a responsável por fazer uma revolução nos cuidados da enfermagem, trazendo esse instinto já desde a infância, cuidando de crianças e animais doentes. Florence nasceu em 12 de maio de 1820 Filha de William Edward e Francis Nightingale uma família com bastante influencia na época vitoriana, nasceu em Florença – Itália, de onde veio inspiração de seu nome. Seu pai fez questão de que ela tivesse uma educação além das meninas da sua época, pela influência e conhecimentos que ele tinha. Ela estudou línguas como grego e latim, artes, matemática e estatística; filosofia, história e religião. Esse foi um dos pontos chaves que ajudou ela em seu trabalho.

Como toda pessoa que nasce com seus medos e inseguranças sobre a vida, durante sua juventude Florence era uma pessoa que duvidava muito de sua capacidade, fugia dos relacionamentos sociais, sofria de picos depressivos, “sonhava acordada” e tinha sua espiritualidade desenvolvida além de seus familiares. Em 07 de fevereiro de 1837, aos 16 anos, ela relatou em um de seus diários ter recebi um chamado de Deus para servi-lo, há relatos também de que Florence ouviu esse chamado outras três vezes.

Sua crença filosófica de servir a Deus através do servir ao homem, seu criticismo construtivo e sua reação a esfera social compeliram Nightingale a fazer seu próprio caminho no mundo, a ser independente, a conseguir uma profissão ou ocupação para utilizar todas as suas capacidades. (Palmer, 1977, p. 85)

Na antiguidade os cuidados eram feitos por dois grupos de pessoas sem habilidades e conhecimentos necessários para ajudar uma pessoa doente, o primeiro era as religiosas católicas anglicanas, mulheres levadas pela fé e amor ao próximo. O segundo era formado por pessoas sem educação e sem moral, a maioria fazia uso de bebida alcoólica. Se não fosse Florence com sua coragem, atitude e perseverança, teria desistido em meio a tantos obstáculos.

Florence adorava viajar com um casal amigo da família, os Bracebridge, sempre observando os cuidados da enfermagem. Conheceu Roma em 1847 e, em 1849, esteve no Egito. Quando completou 31 anos em 1851, na sua volta do Egito, conseguiu autorização para fazer estágio na instituição Kaiserswerth (Alemanha), um hospital com aproximadamente 100 leitos fundado pelo pastor Fliedner, lá observou durante 3 meses o trabalho das diaconisas, ficando muito admirada com o empenho das mesmas. Esse local era reconhecido pelos altos valores éticos e morais, fazia parte dos planos do fundador da casa mudar o método de tratamento dos doentes que ali chegavam.

Ao retornar dessas viagens comentou com sua família seu desejo de estudar Enfermagem, o que gerou certa revolta, principalmente de sua mãe, o motivo disso é o fato de ter que abnegar o modo de vida tradicional da época, casar e construir uma família. Porém esta era a missão dela na época e nada iria interromper este processo.

Florence com sua visão e instintos aguçados, foi além dos cuidados físicos com o corpo. Em seu livro Notes on Nursing (1859), ela recomendava cuidados com o meio ambiente externo, como limpeza, ventilação, iluminação e aquecimento. Ela ressaltou também a preocupação do meio ambiente interno do ser humano, no caso seu estado emocional e espiritual, suas forças interiores, reação ao tratamento e outras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com