TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ATRIBUIUÇÕES DO ENFERMEIRO DO TRABALHO

Por:   •  2/1/2017  •  Ensaio  •  256 Palavras (2 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 2

          O processo de industrialização e urbanização trouxe as primeiras preocupações com relação a saúde do trabalhador, ao longo das duas ultimas décadas, surgiram novas ações de saúde pública e saúde do trabalhador. No Brasil a inserção de Enfermeiros de saúde ocupacional, teve seu desenvolvimento por meio da missão técnica de cooperação, subsidiada pela Fundação Rockerfeller e dirigida pela enfermeira Ethel Parsons, em 1921.

          De acordo com a ANENT (2011) "Os enfermeiros do trabalho, no Brasil, desempenham atividades relacionadas a higiene ocupacional, segurança e medicina, e integram grupos de estudo de proteção da saúde e segurança do trabalhador".

         O Enfermeiro do trabalho é um profissional extremamente importante para empresa, já que suas atividades podem ser nas áreas: Administrativa, assistencial, educativa, de pesquisa, assessoria e auditoria, utilizando assim de todo seu conhecimento científico, podendo assim interferir de maneira prática e positiva na saúde do trabalhador.

         O Enfermeiro do trabalho hoje é um integrante indispensável na equipe do SESMT, tendo um papel importantíssimo na saúde do trabalhador, pois tem como princípio trabalhar para o bem estar do funcionário e da empresa, devendo atentar-se para os riscos ocupacionais, e trabalhar com ações de prevenção dos agravos e acidentes, bem como promoção de saúde e de cuidados; Utilizando uma visão holística e exercendo seu papel de educador, é necessário conscientizar a todos dos riscos a que estão expostos e fazer com que participem do seu auto-cuidado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (28.3 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com