TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS COMO FERRAMENTAS PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO CONTEXTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA

Por:   •  5/3/2022  •  Artigo  •  1.985 Palavras (8 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 8

ESTRATÉGIAS UTILIZADAS COMO FERRAMENTAS PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO CONTEXTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA

Ana Vívian Pinheiro Rangel[1]

RESUMO -  A educação em saúde é uma estratégia de promoção à saúde que não exige, necessariamente, a realização de palestras ou exposições orais. Há, para isso, diversificados recursos. O objetivo dessa revisão foi avaliar sistematicamente as evidências científicas sobre os efeitos do uso das diferentes estratégicas utilizadas como ferramentas para a educação em saúde no contexto da atenção primária. Realizou-se uma revisão sistemática a fim de identificar estudos relevantes nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Base de Dados de Enfermagem (BDENF) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), onde todos os artigos publicados nos últimos dez anos foram considerados. Os termos utilizados para busca foram relacionados a estratégias; educação em saúde e atenção primária. A busca foi limitada a artigos publicados em português. A busca nas bases de dados resultou em 422 artigos. Trezentos e noventa e dois deles foram excluídos após aplicação dos critérios de inclusão ou por se tratarem de duplicatas. O uso das estratégias de educação em saúde que abordaram a participação efetiva do usuário mostraram-se mais efetivas no alcance dos objetivos traçados, sendo, portanto, um recurso benéfico na promoção à saúde dos usuários da Atenção Primária à Saúde..

PALAVRAS-CHAVE: Estratégias. Educação em Saúde. Atenção Primária.


1        INTRODUÇÃO

A educação em saúde faz parte do processo de trabalho de toda a equipe da Estratégia Saúde da Família, constituindo importante instrumento para estabelecimento de vínculo entre profissional e usuário, contribuindo para a promoção da saúde coletiva e individual.

A atenção básica é, portanto, um cenário ideal para o desenvolvimento de práticas educativas que incentivam e promovem os cuidados pessoais, além de permitir que os princípios do SUS sejam respeitados e implementados.

 Assim, esta pesquisa justifica-se quanto à relevância do desenvolvimento de diferenciadas práticas educativas na atuação da Equipe de Saúde da Família, sendo essas, importantes estratégias para a melhoras de indicadores de saúde.

É possível presumir melhores resultados de promoção à saúde através da utilização da criatividade e do uso de diferenciadas metodologias e materiais nas ações de educação em saúde executadas no âmbito da Atenção Primária à Saúde.

A pesquisa tem como objetivo geral buscar, por meio dessa revisão, avaliar sistematicamente as evidências científicas sobre os efeitos do uso de diferentes estratégias como ferramentas para a educação em saúde no contexto da Atenção Primária à Saúde (APS). Tem ainda, como objetivos específicos, apontar as principais estratégias, intervenções e materiais utilizados nas atividades de educação em saúde nas Unidades Básicas de Saúde; discutir a efetividade das estratégias empregadas com o objetivo de promover a saúde através de atividades educativas.

De posse desses dados, será possível apontar quais metodologias e materiais utilizados nas sessões educativas na Atenção Primária à Saúde produzem os melhores resultados em níveis individuais e coletivos.

Para atingir os objetivos dessa pesquisa, realizou-se uma revisão sistemática a fim de identificar estudos relevantes nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Base de Dados de Enfermagem (BDENF) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), onde todos os artigos publicados até 25 de fevereiro de 2020 foram considerados, publicados nos últimos dez anos (2010-2020). Os termos utilizados para busca foram relacionados a estratégias; educação em saúde; atenção primária. A busca foi limitada a artigos publicados em português.

2        DESENVOLVIMENTO

Os textos na íntegra obtidos resultaram em 422 artigos. Trezentos e noventa e dois deles foram excluídos após aplicação dos critérios de inclusão ou por se tratarem de duplicatas. Após a leitura na íntegra, seis artigos foram incluídos na atual revisão.

Os estudos envolveram um total de 207 profissionais de saúde e 83 usuários. As principais estratégias utilizadas nas ações de educação em saúde foram: rodas de conversa, dinâmicas, grupos e palestras.

As estratégias estão organizadas no Quadro 1, dentre essas, a maioria utilizou-se de atividades grupais para a realização do momento educativo, que, em sua maioria, ocorreu durante o atendimento de rotina da Unidade Básica de Saúde, e os principais recursos materiais utilizados foram: folders, cartazes e folhetos, aplicados na sala de espera.

Quadro 1. Resumo dos estudos envolvendo diferentes estratégias utilizadas como ferramentas para a educação em saúde no contexto da atenção primária.

Autores

População estudada

Estratégias Utilizadas

Intervenção

Resultados

Andrade, et al, 2013.

N = 08 profissionais de saúde  

N =    grupos operativos terapêuticos, filmes, panfletos, folders.

Realização de grupos com: Gestantes e Hiperdia, Programa Saúde na Escola, Idosos, Criança e Mãe, Mulheres, Homens. Durante os grupos, foram utilizados materiais diversos, tais como  filmes, panfletos, folders,

Observou-se pouca adesão da comunidade, apesar dos esforços em se utilizar diferentes metodologias.

Carneiro, et al, 2011.

N = 20  profissionais de saúde  

N= ginástica chinesa, filme, automassagem, cartazes e folhetos, gincana, grupos de convivência, artesanato.

Realização de 33 práticas educativas em grupo com duração de aproximadamente 90 minutos, com a participação em média, de 25 pessoas, sendo a maioria mulheres adultas ou idosas.

A maioria das práticas educativas não estava orientada ativamente em direção à promoção da saúde no sentido de fortalecimento da autonomia na gestão dos processos de saúde, da participação social e do emprego de abordagens dialógicas de ensino.

Janini, et al, 2015.

N =  83 idosos  

N =   palestras, grupos de apoio e grupos de orientação.

Atividades de educação em saúde desenvolvidas dentro das unidades básicas de saúde com a participação de idosos.

A promoção da saúde pouco foi pouco aplicada, sendo mais trabalhado o modelo curativo, sem a garantia da autonomia do usuário.

Melo, 2018

N = 10  profissionais de saúde  

Entrega de folders, palestras, oficinas de atividades físicas, oficinas de trabalhos manuais.

Práticas grupais de educação em saúde realizadas por enfermeiros aos usuários hipertensos e diabéticos.

As atividades desenvolvidas prevalecem voltadas para controle da doença. Poucos utilizaram outras formas de abordagem levando em consideração outros aspectos do usuário.

Mendonça, et al. 2014.

N = 121  profissionais de saúde  

N = 09 :distribuição de medicamentos, realização de palestras, realização de dinâmicas, caminhadas, verificação de medidas, consultas, rodas de discussão, alongamento, teatro.

Atividades desenvolvidas em grupo, através de estratégias não participativas e de estratégias participativas.

Grupos mediados por equipes multiprofissionais trazem assuntos e materiais mais diversos, favorecendo a criatividade e a maior participação dos usuários.

Vincha, et al. 2017.

N = 48 profissionais de saúde

N= 08: Recurso audiovisual, palestra, elementos culinários, dinâmica, roda de conversa, prática corporal, atenção individualizada e abordagens inclusivas.

Atividades agrupadas em três conteúdos de aprendizagem.

Construção de novos conhecimentos, aquisição de novas habilidades, mudança de atitudes e valores, autonomia em saúde. Melhora na comunicação, participação, integração, formação de vínculo, corresponsabilização e empoderamento comunitário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (115.8 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com