TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASSISTÊNCIA AO PACIENTE COM INSUFICIÊNCIA RESPIRATÓRIA

Por:   •  29/1/2019  •  Resenha  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  1.012 Visualizações

Página 1 de 3

ASSISTÊNCIA AO PACIENTE COM INSUFICIÊNCIA RESPIRATÓRIA

A insuficiência respiratória pode ser definida como a incapacidade do sistema respiratório em desempenhar sua principal função, ou seja, promover adequadamente a oxigenação do sangue arterial e a eliminação do gás carbônico, causando o surgimento de sintomas como intensa falta de ar e cor azulada nos dedos ou rosto.

A insuficiência respiratória tem cura quando o tratamento é iniciado imediatamente no hospital e, por isso, é importante ir ao pronto-socorro quando surgem sinais de falta ar.  Nos pacientes crônicos, a insuficiência respiratória pode ser evitada com o tratamento da doença. Os sinais e sintomas da insuficiência respiratória dependem do tipo de insuficiência, sendo insuficiência respiratória aguda e insuficiência respiratória crônica.

A insuficiência respiratória aguda surge repentinamente devido a obstrução das vias respiratórias, acidentes de trânsito, abuso de drogas ou AVC, broncopneumonia, asma, bronquite. Os sintomas incluem: Dificuldade intensa para respirar; rosto, unhas e pele arroxeada; confusão mental; Irritabilidade/sonolência.

A insuficiência respiratória crônica é definida como a deterioração da função da troca gasosa do pulmão que se desenvolveu insidiosamente ou que tem persistido por um longo período após um episódio de insuficiência respiratória aguda. A insuficiência respiratória crônica: surge ao longo do tempo devido a outras doenças crônicas como insuficiência cardíaca ou DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), impedindo a realização de atividades diárias, como subir escadas, sem sentir falta de ar. Pacientes com estes distúrbios desenvolvem a tolerância a uma piora gradual da hipoxemia e da hipercapnia. Os sintomas insuficiência respiratória crônica incluem: Falta de ar ao caminhar ou subir escadas, por exemplo; Cansaço excessivo; Aumento da frequência respiratória; Aumento da frequência cardíaca.

Os sintomas da insuficiência respiratória crônica podem ser controlados e aliviados com a medicação, no entanto, eles podem alterar para sintomas de insuficiência respiratória aguda caso o tratamento não seja feito de forma adequada e, nesses casos, é recomendado ir imediatamente ao hospital para iniciar o tratamento adequado.

Cuidados de enfermagem com pacientes em Insuficiência Respiratória:

Os distúrbios respiratórios são uma causa frequente de procura por atendimento nas unidades de emergência. Por implicarem em condições que rapidamente colocam a vida em risco, é preciso que o profissional de enfermagem tenha condições de identificar precocemente as alterações presentes e riscos potenciais e intervir prontamente, de modo a propiciar melhores resultados para o paciente.

O primeiro passo na metodologia de assistência de enfermagem está voltado para a identificação dos problemas do paciente. Para que a conduta de enfermagem seja realizada de forma rápida e eficiente, é importante que o profissional de enfermagem conheça os principais critérios de avaliação respiratória, de modo a identificar evidências de obstrução das vias aéreas ou de insuficiência respiratória aguda.

Assistência de Enfermagem ao paciente com Insuficiência Respiratória:

  1. Anamnese, exame físico no sentido céfalo-caudal.
  2. Posicione o paciente em decúbito dorsal horizontal.
  3. Manter decúbito elevado 45º.
  4. Oxigênioterapia conforme prescrição
  5. Exame laboratorial e de imagem conforme prescrição
  6. Instale acesso venoso
  7. Administrar medicamentos conforme prescrição.
  8. Manter oxímetro de pulso e monitorização cardíaca
  9. Avaliar sinais vitais de 4/4hs
  10. Avaliar padrão respiratório periodicamente
  11. Avaliar nível de consciência
  12. Observe sinais de piora da hipoxemia precocemente, como diminuição do nível de consciência, diminuição da saturação de oxigênio e cianose.
  13. Suporte nutricional caso o paciente seja entubado
  14. Suporte psicossocial.

Podemos concluir que é fundamental ao paciente diagnosticado com insuficiência respiratória á assistência imediata e eficiente pela equipe médica e de enfermagem, visando à recuperação das alterações do sistema respiratório. É importante ressaltar que a equipe de enfermagem tem papel essencial no cuidado, alívio e cura do paciente, pois visa prestar uma assistência humanizada, pautada em ações de empatia, segurança e prudência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (56.4 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com