TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eutanásia - a escolha do paciente terminal

Por:   •  12/11/2015  •  Monografia  •  20.506 Palavras (83 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 83

[pic 1]

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7][pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

[pic 15]

[pic 16]

[pic 17]

Prof. Orientador

Universidade Norte do Paraná

Prof. Membro 2

Universidade Norte do Paraná

Prof. Membro 3

Universidade Norte do Paraná

[pic 18]

[pic 19]


AGRADECIMENTOS

A Prof.ª Natasha Brasileiro de Souza, minha orientadora, que foi acima de tudo muito paciente, seja na hora de sanar as duvidas que surgissem durante o trabalho, tanto no momento em que mudei o enfoque do projeto.

Aos professores da instituição que contribuíram com a minha formação durante o curso, cuja dedicação proporcionou e ajudou com minha instrução.

Agradeço aos meus amigos de faculdade, que por cinco anos fizeram parte de minha jornada, nos momentos divertidos e nos momentos em que não pensava ter escolhido o caminho certo, estimulando e garantindo que por mais difícil que fosse o caminho que estávamos trilhando este era o correto.

Aos meus amigos que sem nem perceber garantiam um alivio bem vindo à semana cansativa, ao estresse das provas, e dos trabalhos, bem como ajudando, com suas opiniões e conversas.

Aos meus colegas de trabalho, que sem perceber contribuíram como professores à minha formação, mostrando a aplicabilidade prática de cada instituto aprendido, e acima de tudo pela oportunidade de vislumbrar o futuro, e com isso aprender que o caminho que escolhi era o certo.

[pic 20]

MATIAZZI, Leonardo Capalbo. Eutanásia: a escolha do paciente terminal. 2015. 60. Trabalho de Conclusão de Curso em Direito – Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Unidade Catuaí, UNOPAR, Londrina, 2015.

RESUMO

O presente trabalho visa realizar um estudo sobre a Eutanásia. Diante dos avanços tecnológicos na medicina, com as descobertas quanto às formas manter e prolongar a vida, que colidem com as diversas culturas e ao mesmo tempo, a necessidade de tais progressos e seus efeitos junto aos direitos fundamentais de cada indivíduo. Com as constantes descobertas, a sociedade deparou como situações com as quais não sabe lidar, necessitando que sejam realizadas discussões sobre o assunto nas diversas áreas, como sociologia, biologia, medicina, teologia, direito, dentre outras, com intuito de buscar soluções para os impasses tais como a eutanásia. Desse modo, deve ser realizado um estudo com base na Bioética, com intuito da reflexão na utilização de tais procedimentos, que envolvem o bem mais supremo do ser humano, à vida. Sobre a visão da dignidade da pessoa humana, verifica-se que tais descobertas, ao invés de proporcionar qualidade de vida e o bem - estar do paciente, tem apenas direcionado a quantidade de vida, violando dessa forma os princípios éticos e constitucionais. O objetivo do presente trabalho se deu através de pesquisas bibliográficas em livros, textos, artigos, assim como a legislação pátria.

Palavras-chave: Eutanásia. Ortotanásia. Bioética. Dignidade da pessoa humana. Paciente terminal.

MATIAZZI, Leonardo Capalbo. Eutanásia: a escolha do paciente terminal. 2015. 60. Trabalho de Conclusão de Curso em Direito – Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Unidade Catuaí, UNOPAR, Londrina, 2015.

ABSTRACT

The present study aims to conduct a study on Euthanasia. Given the technological advances in medicine, with findings on ways to maintain and prolong life, which collide with different cultures and at the same time, the need for such progress and its effects together with the fundamental rights of every individual. With the constant discoveries, society faced such situations which can not handle, needing to be carried out discussions on the subject in several areas, such as sociology, biology, medicine, theology, law, among others, in order to find solutions to the predicaments such as euthanasia. Thus, a study should be based on Bioethics, with the aim of reflection on the use of such procedures, which involve far more supreme human being to life. On the vision of human dignity, it turns out that such discoveries, rather than provide quality of life and well - being of the patient, has only directed the quantity of life, thus violating the ethical and constitutional principles. The aim of this work was through literature searches in books, texts, articles, as well as legislation homeland.

Key-words: Euthanasia. Bioethis. Human dignity. Terminal patient.

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

ABNT

Associação Brasileira de Normas Técnicas

a.C

ART

OEA

ONU

UNESCO

UNOPAR

Antes de Cristo

Artigo

Organização dos Estados Americanos

Organização das Nações Unidas

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura

Universidade Norte do Paraná


SUMÁRIO

agradecimentos        

SUMÁRIO        

1        INTRODUÇÃO        

2        HISTÓRICO E CONCEITOS        

2.1        entendimentos acerca da vida e a morte        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (134.4 Kb)   pdf (631.7 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 82 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com