TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Florence Nightingale

Por:   •  8/10/2015  •  Resenha  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  1.945 Visualizações

Página 1 de 2

Uma Análise Crítica da História de Florence Nightingale

Florence Nightingale era a cuidadora dos soldados, uma mulher determinada, corajosa, nada tradicionalista, quebrou barreiras numa época em que no hospital do exército só podia trabalhar os médicos militares, ou seja, os homens.

Sendo uma mulher de fé Nightingale compreendeu a mensagem de Deus, recusou-se a casar e decidiu ser enfermeira. No hospital onde foi treinada aprendeu que a enfermagem não era só cuidar simplesmente de doentes, também era uma ciência.

Florence procurava uma alternativa melhor para as mulheres da época que não fosse só o casamento. Não satisfeita trabalhando em um hospital, ela queria usar seu talento para uma causa maior e com a guerra resolveu cuidar dos soldados do exército.

Com sua determinação e persistência devido aos preconceitos da época, teve dificuldades de ser aceita por ser mulher, ela conseguiu juntar quarenta enfermeiras que queriam ajudar os soldados feridos na guerra por solidariedade e não por dinheiro, ou seja, tratando os doentes com dignidade, carinho, conforto e introduzindo hábitos de higiene que na época não tinham.

Em relação aos dias de hoje, apesar dos hospitais serem mais equipados, tendo higiene adequada para cada ambiente do hospital, não existindo mais guerra, as doenças estarem diferentes, estão deixando de lado o cuidado humanizado, sem interesse, tratando o doente como único de acordo com seu problema, sendo ele rico ou pobre.

Os enfermeiros infelizmente estão visando mais o dinheiro, do que o cuidado com o paciente, a prova disso é a grande carga horária que têm certos enfermeiros para poderem receber mais por isso. Mas ainda existem poucas equipes de enfermagem que atuam no cuidado humanizado, que se preocupam com o paciente, nos dando esperança que essa quantidade aumente.

É isso que a história de Florence Nigthingale mostra: persistência, fé, dedicação, amor e humanidade, são o que devemos praticar nos dias de hoje.

Aluna: Cesarina Excelsa Araújo Lopes da Silva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (39.6 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com