TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CASO CLINICO

Por:   •  1/6/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.009 Palavras (9 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 9

 ESTUDO DE CASO

 RISCO DE PARTO PREMATURO E INFECÇÃO URINÁRIA

1. CONSULTA DE ENFERMAGEM

1.1 Identificação do Paciente        

                T.N.V. do sexo feminino, parda, 31 anos, alcon 8, leito 44, católica, natural de Itaquatiara, Casada, G3, P2 ,A0, PN2, PC0,  02 filhos vivos, n tem alergia a nenhum tipo de medicação, Dona de Casa.

1.2 Expectativas e Percepção:

                 Paciente grávida de gêmeos foi admitida na Maternidade Nazira Daou, no dia 29.04.16, acompanhada do esposo. Sua IG: 35 semanas e 4 dias: BCF 1º feto: 150 bpm, e do 2º feto: 139 bpm; Dilatação: 2cm. A mesma relatou ter feito seis consultas de pré-natal as quais identificaram a gravidez gemelar, e ainda, outras consultas extras quando não se sentia bem, na Unidade de Saúde UBS. Antes da gravidez, se prevenia com preservativos, não fazia uso de nenhuma medicação.  Paciente, foi à maternidade realizar uma consulta, foi examinada pela médica, que constatou uma ameaça de parto prematuro, e foi internada para realizar procedimento de tratamento Clínico/ Obstétrico. Queixa-se de dor em baixo ventre, ansiosa, com apetite, repouso e higiene pessoal satisfatório.

1.3 Diagnósticos Clínicos

- Ameaça de Parto Prematuro;

- Infecção urinária.  

1.4 Necessidades Básicas:

                A paciente revela não dormir direito, nas últimas quatro noites, relata que se acorda 4 a 5 vezes na noite para ir ao banheiro, e também para mudar de decúbito, aparentemente está em um estado geral bom, queixa-se de dor, e faz repouso diariamente.

                Mora em imóvel próprio, na comunidade grande vitória Paraná da Erva, com o esposo e os dois filhos, com um ambiente bastante agradável, com saneamento básico.

 1.5 Exames Físicos:

                 A paciente encontra-se bem segundo os dados colhidos. PA: 130x90  mmHg; P: 89 bpm; R: 19 ipm; T: 36 ºC; Seu estado nutricional é bom, não é alérgica a alimentos e não recusa os mesmos, fez dieta adequada durante toda a gestação. Quanto à pele encontra-se em excelentes condições, hidratada, sem lesões, as mucosas normocoradas, hidratadas e higienizadas. Couro cabeludo limpo; hidratado, cavidade oral sem halitose, com ausência de cáries ou demais problemas; Abdome gravídico, indolor à apalpação com som submaciço; diurese presente, coloração amarela, com quantidade menor que o normal, relata a paciente; Evacuação presente; Os MMSS com acesso venoso no membro superior direito, MMII sem sinais de edema.

 

2. ANALISE INTEGRAL

2.1 Aspectos Anatômicos:

O RIM TEM 3 FUNÇÕES BÁSICAS:[pic 1]

- FUNÇÃO HOMEOSTÁTICA – Manutenção do volume e composição do líquido extra-celular;

- FUNÇÃO EXCRETORA: - Eliminação dos produtos finais do metabolismo celular;

- FUNÇÃO ENDÓCRINA: Secreção e modulação metabólica de algumas hormonas.

  •     Os rins recebem 20 a 25% do débito cardíaco total, significando que todo o sangue do organismo circula através dos rins aproximadamente 12 vezes por hora.
  •     Ureteres são longos tubos fibromusculares que conectam cada rim a bexiga. Medem, aproximadamente, 20 a 30 cm de comprimento. A urina formada nos rins, através dos néfrons, flui para dentro da pelve renal e, em seguida, para dentro dos ureteres.
  •     A bexiga é um saco muscular e oco. Sua capacidade é de aproximadamente 300 a 500 ml de urina. A uretra origina-se na base da bexiga. No homem, ela atravessa o pênis; na mulher ela desemboca anterior a vagina.

          A infecção do trato urinário (ITU) é uma infecção bacteriana da pelve renal, túbulos e tecidos intersticiais de um ou de ambos os rins. As ITUs estão associadas a cobertura de anticorpos das bactérias na urina. As bactérias alcançam a bexiga por meio da uretra e ascende até o rim.

2.2 Aspectos Fisiológicos:

                Os gêmeos chamados de monozigóticos são também conhecidos como univitelinos ou idênticos, pois se formam de um único óvulo (ovócito II) fecundado de um único espermatozoide originando dois ou mais embriões. Os gêmeos univitelinos são geneticamente idênticos e por esse motivo são sempre do mesmo sexo. 

                Geralmente, durante a fase inicial do desenvolvimento embrionário, por volta do 8º dia, as células se separam tornando-os grupos independentes sendo que cada grupo forma um embrião completo.  Quando essa separação se dá mais tarde, ocorre a formação de duas massas celulares que têm em comum o mesmo trofoblasto, sendo assim, os gêmeos compartilham o mesmo córion e placenta, mas não a mesma cavidade amniótica. Quando ocorre antes, os gêmeos possuem dois âmnios, dois córions e duas placentas.

                Em casos raros, quando ocorre a separação tardiamente, os embriões compartilham o mesmo âmnio, córion e placenta geralmente estes não sobrevivem ou podem surgir gêmeos chamados de irmãos siameses que ficam presos por uma parte em comum.

                Os gêmeos fraternos ou dizigóticos são originados por apresentarem dois ou mais ovócitos II na tuba uterina, sendo que cada um foi fecundado por um espermatozoide. Neste caso, os gêmeos se desenvolvem em células-ovo distintas, e por isso não são tão parecidos quanto os gêmeos univitelinos, podendo ter ou não o mesmo sexo.

2.3 Aspectos Fisiopatológicos:

                As alterações da função renal ocorrem muito cedo na gestação e parecem ser medidas pela vasodilatação intra-renal induzida pela gravidez, ocasionando aumento do fluxo plasmáticos e da filtração glomerular. Outro fator colaborador é o aumento do volume sanguíneo materno, com maior perfusão renal, o que leva o aumento do volume da urina.

                A gestação ocasiona profundas modificações na anatomia do trato urinário e na função renal, que são mediados por hormônios e especialmente por fatores mecânicos, que causam estase da urina e favorecem a infecção. Outro fator também importante neste problema é a ocorrência vesicoureteral.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (404.4 Kb)   docx (294.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com