TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Clínico Em Enfermagem

Por:   •  15/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  706 Palavras (3 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 3

        

INSTRUÇÕES GERAIS

-  Trata-se da resolução de um estudo de caso  que deve ser feito de forma , individual, sendo autorizado a consulta a matérias bibliográfico físicos e virtuais devidamente  refenciados 

- É permitido o uso do manual de diagnósticos da NANDA, no entanto não é autorizado o seu empréstimo. .

- As respostas devem estar SOMENTE à caneta, o uso do lápis invalida a questão e será atribuído ZERO;

- As respostas que não corresponderem ao que foi solicitado no enunciado serão consideradas erradas e será atribuído zero a mesma.

- A atividade vale 3.0 postos, sendo que os valores das questões estão descritos ao lado das mesmas

Caso clínico

Paciente 65 anos, com  diagnóstico de hiperplasia benigna da próstata (HBP), internado em uma unidade de clínica cirúrgica  em PO imediato( 7horas)  de uma  RTU de próstata. Ao receber o plantão a enfermeira foi chamada ao quarto do paciente e se deparou com o seguinte quadro clínico: Acordado, ansioso(refere não se sentir bem), função motora e sensitiva preservada nos MMSS e MMII. FR: 30 mrpm, ritmo regular, tórax simétrico com amplitude diminuída , mucosas descoradas , SaO2 e 90% .  FC 115 bcpm, pulsos periféricos  filiformes e rítmicos, reenchimento capilar <3  segundos. PA: 110 x 60 mmHg( PA  de base: 120 x80 mmHg), pele sudoreica,  fria e pálida. Ao avaliar sistema de irrigação constatou-se aumento no volume drenado com presença de hematúria intensa com presença de grande quantidade de coágulos sanguíneos na bolsa coletora.  

  1. A hiperplasia benigna da próstata (HBP) ou hiperplasia prostática benigna (HPB) é uma condição caracterizada pelo aumento benigno da próstata, que normalmente se inicia em homens com mais de 40 anos. Do ponto de vista histológico, a HBP caracteriza-se pela hiperplasia das células do estroma e do epitélio da glândula prostática, resultando na  interferência no fluxo normal de urina . Diante desta afirmativa, explique a partir de princípios fisiopatológicos a relação existente entre a hiperplasia celular e sua interferência o fluxo urinário (1.0) 

R: A hiperplasia celular benigna de próstata, é crescimento anormal e involuntário da glândula prostática e consequentemente produz alguns sintomas do trato urinário inferior. Devido à localização da próstata, no entanto, o aumento de suas dimensões vai pressionando a bexiga e apertando a uretra. Por isso, a condição pode causar sintomas urinários obstrutivos ou de armazenamento. Componente mecânico, no qual o aumento volumétrico da próstata provoca diminuição do calibre e aumento da resistência uretral, com consequente dificuldade de esvaziamento vesical.

2, Explique a partir de fundamentos fisiopatológicos as  alterações cardiorrespiratórias  apresentadas pelo paciente  justificando  seu surgimento. (1.0) 

R: Paciente se encontra em choque hipovolêmico. Com perda significativa de sangue, devido ao procedimento.  Com isso a ativação dos mecanismos de compensação, em decorrência de um processo hemorrágico tem o objetivo de: manter o debito cardíaco e a pressão arterial mesmo que o volume circulante esteja baixo. Esta resposta, que tende a preservar os órgãos nobres.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (87.3 Kb)   docx (214.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com