TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo de caso Gerenciamento em Enfermagem

Por:   •  12/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.297 Palavras (6 Páginas)  •  1.466 Visualizações

Página 1 de 6

AULA 09/08 - Comunicação, conflitos, Imprudência, negligencia e imperícia

Questões de Comunicação e conflitos

Estudo de caso Gerenciamento em Enfermagem

Você é enfermeiro de uma unidade de clínica médica e, por motivos pessoais, precisou ser remanejado para o plantão noturno. A unidade consta com 25 leitos de pacientes de cuidados intermediários, a equipe é composta por 01 enfermeiro e 05 técnicos por turno. No seu primeiro plantão, verificou que os curativos de pacientes com úlcera em uso de papaína a 10%, com indicação de ser realizado duas vezes ao dia, não estavam sendo realizados pelos técnicos da equipe. Ao questionar aos técnicos as respostas foram das mais variadas:

“ Não, enfermeira, curativo é na hora do banho de manhã...a gente só faz curativo se estiver sujo...se não, vai esperar até de manhã”.

“Enfermeira, a gente até tenta fazer mas à noite ninguém vai pegar material estéril para fazer curativo, aí fica para a manhã e quando vai, o pessoal do CME diz que não libera à noite”

“ Quem disse que a gente vai pegar papaína na farmácia de noite? Eles não liberam e o pessoal do dia nunca deixa quantidade suficiente na geladeira.”

  1. Diante dessa problemática, o que você, enquanto líder de uma equipe faria para resolver???

  1. Utilize o ciclo administrativo para nortear suas ações. Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar
  1. De que maneira o processo de comunicação verbal e escrita será utilizado e qual a importância neste caso. Caso o grupo julgue necessário uma comunicação interna entre os setores, fazê-la no impresso específico.

4) Nas organizações de saúde, é fundamental, para os profissionais que ali desenvolvem seu trabalho, saber gerenciar situações de conflitos e encaminhar negociações. A partir do enfoque contemporâneo da administração, para gerenciar situações de conflito no cotidiano do trabalho da equipe de uma determinada Unidade, o enfermeiro deve
A) reconhecer os fatores geradores do conflito para suprimi-los, aperfeiçoando as normas da organização.
B) buscar a harmonia na situação, sem abordar o conflito diretamente, de modo a evitar aborrecimentos ou problemas emocionais.
C) criar condições para que os conflitos possam ser explicitados e discutidos entre os membros da equipe, na busca de soluções integrativas dos problemas.

D) determinar a estratégia para a solução do conflito, impondo suas preferências diante da situação-problema.
E) impedir que os conflitos gerados entre os membros da equipe da Unidade sejam compartilhados com a Chefia de Enfermagem.

5)
 O enfermeiro gestor precisa ter a capacidade de avaliar as pessoas que dirige, segundo suas personalidades, interesses e capacidades, com o objetivo de proporcionar oportunidades reais de satisfação no trabalho. Por isso, é importante que ele possua habilidades para que possa desempenhar com eficiência esse papel. Com base nessa compreensão, analise as competências necessárias ao enfermeiro-gestor.
I – Possuir capacidade para conviver e trabalhar com outras pessoas, para saber ouvir, examinar e conciliar.
II – Possuir elevado caráter moral, controle emocional, coragem para assumir riscos e tomar decisões e mudá-las sempre que desejar, de modo a ser justo sem se tornar rígido.
III – Ser dotado de liderança, iniciativa, lealdade e espírito público e ter facilidade de comunicação e elevada capacidade para motivar a equipe de trabalho que dirige.

Está CORRETO apenas o que se afirma em:
A) I e II.
B) I, II e III.
C) I e III.
D) I.
E) II e III.

6) Enfermeiras lideram as equipes de enfermagem, cabendo-lhes não somente as funções relativas ao cuidado do paciente como também atividades que dizem respeito ao seu gerenciamento. O desenvolvimento de tais atribuições requer habilidade no manejo de situações e conhecimentos aprofundados de gerência, especialmente no que se refere ao gerenciamento de conflitos e negociações. Considerando o enfoque gerencial contemporâneo, tal gerenciamento se caracteriza por:

A) entender que o conflito é uma situação patológica das organizações e, portanto, uma gerência participativa elimina a possibilidade de que eles ocorram.

B) perceber as organizações como rede de negociações, incluindo o ambiente interno e externo.

C) perceber as organizações como rede de conflitos, incluindo o ambiente interno e externo.

D) aplicar estratégias de negociações binárias em que nos conflitos há sempre um lado que ganha e outro que perde, cabendo ao gerente minimizar as perdas.

E) aplicar estratégias de negociações binárias em que nos conflitos ambos os lados perdem, cabendo ao gerente minimizar as perdas.

7) O termo conflito aparece na literatura acadêmica brasileira, geralmente, em estudos que envolvem relacionamento interpessoal, liderança e comunicação, sendo poucos os que apresentam propostas para o gerenciamento de conflitos.

Considerando o posicionamento do enfermeiro em situações de conflito, avalie as afirmações a seguir.

I. No cotidiano de enfermeiros gerentes, o trabalho é constituído de relações múltiplas interativas: fazer, pensar, cuidar, educar, gerenciar, investigar, ou seja, uma prática integrativa, que requer também tomadas de decisão.

II. Para a redução de conflito, é necessário que o líder de um grupo ouça ativamente e esteja atento para o conteúdo da fala dos demais membros, para os sentimentos expressos e para a relação entre a comunicação verbal e a não verbal; entre as táticas para lidar com conflitos, destacam-se a comunicação assertiva, a negociação, a acomodação, o compromisso, a competição e a colaboração.

III. À frente da gerência da assistência de enfermagem, o enfermeiro deve ser capaz de identificar, analisar e conduzir os conflitos no trabalho de forma individualizada, sem que estes interfiram no serviço prestado por ele e pelos demais envolvidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (63.8 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com