TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso de Licenciatura em Ensino de Matemática

Por:   •  14/12/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.168 Palavras (9 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 9

Tinache Rafael Zembe

Abordagem do Tema Transversal HIV - SIDA

Curso de Licenciatura em Ensino de Matemática

Universidade Púnguè

Chimoio

2019

Tinache Rafael Zembe

 

Abordagem do Tema Transversal HIV - SIDA

[pic 1]

Universidade Púnguè

Chimoio

2019

Índice

1. Introdução        3

2. Historial do HIV – SIDA        4

2.1. Definição do HIV- SIDA        5

2.2. Ciclo de vida do HIV        5

2.3. Formas de transmissão do HIV-SIDA        6

2.4. Sinais e Sintomas do HIV-SIDA        7

2.5. Medidas de Prevenção do HIV- SIDA        7

2.6. Tratamento do HIV-Sida        8

2.7. Aspectos da vulnerabilidade ao HIV-SIDA relacionado a anatomia e fisiologia do corpo feminino.        8

5. Conclusão        10

Referências Bibliográficas        11

1. Introdução

A infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) tem-se configurado como a mais importante e devastadora epidemia contemporânea. A partir da identificação dos primeiros casos, no início da década de 1980, tem-se evidenciado franca disseminação pelo mundo, configurando-se na pandemia da actualidade. Desde então, tornou-se uma das condições clínicas mais pesquisadas em todo o mundo, gerando desafios diversos à humanidade.

Deste modo, o presente trabalho aborda questões relacionadas com o HIV e SIDA como temas transversais na Universidade Pedagógica e pretende fazer uma reflexão sobre os pressupostos teóricos e práticos que consubstanciam e legitimam a aplicação da transversalidade nas escolas moçambicanas.


2. Historial do HIV – SIDA

O HIV-1, ou HIV foi descoberto e identificado como causador do SIDA (Síndrome de Imunodeficiência Adquirida) por Luc Montagnier e Françoise Barré-Sinoussi da França e Odete Ferreira de Portugal em 1983 no Instituto Pasteur na França. O HIV-2 foi descoberto por Odete Ferreira de Portugal em Lisboa em 1985. Uma minoria de cientistas continuam a questionar a conexão entre HIV e a SIDA e até a existência do HIV (ver SIDA reappraisal), embora a relação entre o vírus e o desenvolvimento da doença já seja bem estabelecida.

Sua descoberta envolveu uma grande polémica, pois cerca de um ano após Montagnier anunciar a descoberta do vírus, chamando-o de LAV (vírus associado à linfoadenopatia), Robert Gallo publicou a descoberta e o isolamento do HTLV-3. Posteriormente se descobriu que o vírus de Gallo era geneticamente idêntico ao de Montagnier, e que possivelmente uma amostra enviada pelo francês havia contaminado a cultura de Gallo.

O último boletim da UNAIDS projecta cerca de 33,2 milhões de pessoas que vivem com o HIV em todo o mundo ao final de 2007, a maioria na África.

Nos Estados Unidos, torna-se ilegal uma pessoa com HIV infectar voluntariamente (transmissão criminosa do HIV) outra pessoa com o vírus. Acontece o mesmo em muitos países ocidentais.

É provável que o vírus do HIV tenha vindo pelo contacto com o macaco que tem o vírus SIV (há variações de teorias de como teria ocorrido, como testes científicos). Depois de o vírus ter infectado o ser humano, sofreu mutações genéticas. Nas pessoas portadoras de HIV, o vírus pode ser encontrado no sangue e, de acordo com o sexo, no esperma ou nas secreções vaginais e no leite materno.

Assim, uma pessoa pode adquirir o HIV por meio de relações sexuais com parceiros portadores do vírus, de transfusões com sangue contaminado, pela aplicação de injecções com seringas e agulhas contaminadas. Mulheres grávidas portadoras de HIV podem transmitir o vírus para o feto através da placenta, como também pode vir a passar o vírus para o bebé por meio da amamentação.

2.1. Definição do HIV- SIDA

O vírus da imunodeficiência humana (VIH ou HIV) é um retrovírus que infecta células do sistema imunológico humano (principalmente as células CD4, componente chave do sistema imunológico celular) e destrói ou prejudica suas funções. As infecções com este vírus resultam num progressivo esgotamento do sistema imunológico, levando-o à “imunodeficiência”.

Por outro lado, o SIDA “síndrome da imunodeficiência adquirida” é o conjunto de sintomas e sinais que levam as infecções associadas com a imunodeficiência. A infecção pelo HIV é, segundo cientistas, a causa do SIDA. O nível de vírus no corpo, o decréscimo das células CD4 e o aparecimento decertas infecções oportunistas são usados como indicadores de que a infecção de HIV progrediu para a fase do SIDA.

2.2. Ciclo de vida do HIV

O HIV entra no linfócito auxiliar (Helper) T CD4+ ao ligar-se à molécula CXCR4 ou às moléculas CXCR4 e CCR5, dependendo do estágio no qual a infecção pelo HIV se encontra. Uma proteína cofator (fusina) é requerida para auxiliar na ligação do vírus à membrana da célula T. Durante as fases iniciais de uma típica infecção pelo HIV, as duas moléculas CCR5 e CXCR4 estão ligadas, enquanto que um estágio mais avançado da infecção geralmente envolve mutações do HIV que apenas ligam-se à molécula CXCR4.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (263.7 Kb)   docx (254.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com