TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso - Abdome Agudo

Por:   •  4/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.557 Palavras (15 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

UNOESC XANXERÊ

MICHELI ZANDONÁ

ESTUDO DE CASO

Xanxerê

2019[pic 1]

MICHELI ZANDONÁ

ESTUDO DE CASO

Trabalho referente as aulas práticas obrigatórias do curso de enfermagem da área de Ciências da Vida e Saúde da Universidade do oeste de Santa Catarina- Xanxerê como parte do requisito para obtenção de nota nas disciplinas de Saúde do Adulto I, Saúde da Criança e Adolescente I e Saúde da Mulher I.

Orientadora: Prof. Charlene Pompermaier

Xanxerê

2019[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

INTRODUÇÃO

        No processo de formação do aluno para o exercício profissional, requer que ele adquira um preparo para lidar com as diversas situações com as quais terá que enfrentar, além da aquisição e domínio de conhecimentos específicos para prestar os cuidados da área. Tal preparo inclui estudos teóricos e realização de atividades práticas, desenvolvidas em laboratório e no ambiente hospitalar, mediante ações supervisionadas por professores, que os acompanha durante o período em que se desenvolve essa aprendizagem (DIAS et al, 2014).

Nessa etapa é fundamental que os acadêmicos entendam a importância da equipe de enfermagem no momento da efetivação do diagnóstico clínico e de sua prática assistencial, tendo em vista que cabe a mesma a administração de medicações e o diagnóstico/prescrição de cuidados integral do paciente internado (BRITO,2015).

Por isso o presente estudo de caso faz a análise do histórico e da prestação da assistência de enfermagem, à paciente N.A, idade 67anos, que deu entrada no HRSP, no plantão da Dra Joana Tozzati, no dia 13/11/2019, com o diagnóstico Médico sugestivo de abdome agudo  de acordo com Curi Jorge (2014, p. 02) “ é uma síndrome que se refere a sinais e sintomas e sensibilidade abdominal, de instalação súbita ou de evolução progressiva, podendo ser de extrema gravidade necessitando de conduta terapêutica imediata.”. A correta prestação de assistência de enfermagem a essa paciente irá ajudá-la a transcorrer esse período de internação com maior conforto, menos ansiedade e medo, e cuidado adequado às suas necessidades. Essa prestação de assistência tem como objetivo restabelecer os movimentos da paciente mantê-la sem infecção e sem úlceras por pressão, sem dor, pois assim sua recuperação será mais rápida e poderá retornar as suas atividades normais em breve tempo.

 HISTÓRIA ATUAL

 D.A, 67 anos, sexo feminino, analfabeta, tabagista, moradora do bairro Ervatal, Faxinal dos Guedes foi admitida no dia 13 de novembro de 2019, no Hospital Regional São Paulo (HRSP) com dor epigástrica irradiada para flanco direito, associada a sintomas de oclusão intestinal. Paciente internada há 5 dias na clínica médica, em alojamento conjunto, com acompanhante pós laparotomia exploratória, de acordo com ANDRADE (2014, p 02):

O termo geral é empregado em referência a qualquer incisão cirúrgica efetuada na parede abdominal, realizada quando a extensão da lesão ou doença abdominal for desconhecida. Nesse caso o procedimento é conhecido como laparotomia exploradora.

 Após ser estabelecido o diagnóstico de Abdome agudo inflamatório, foram realizadas as seguintes intervenções:

Lise de bridas que segundo (VDAL 2005, p.1):

São membranas ou cordões de tecido cicatricial que, geralmente, formam-se após uma cirurgia ou inflamação abdominal. Estas cicatrizes são capazes de unir diferentes órgãos ou partes do intestino entre si, provocando, assim, casos de oclusão intestinal e dor abdominal. Para tratar esta situação, é necessário realizar um procedimento cirúrgico, com o intuito de remover as aderências.

Enterectomia, de acordo com Brasil (2016, p. 03) “é retirada cirúrgica de um segmento de intestino delgado.”.

Enterrafia, segundo Dombal Fabio (2015, p. 33) “é um procedimento que consiste em suturar duas extremidades seccionadas do intestino”,

Inguinorrafia femoral Direita, Vadal (2005, p. 08) conduta cirúrgica indicada para mulheres com hérnia inguinal, seja ela sintomática ou assintomática.

Relata não ter dormido bem, com dor e não aceita bem a dieta. Encontra-se acordada, apresentando períodos de desorientação em tempo, espaço e pessoa. Ao exame físico, couro cabeludo íntegro e limpo e sem presença de sebáceas, crânio simétrico. Pupilas isocóricas eoto reagentes. Mucosas ocular, nasal e oral desidratadas, com ausência dentária total e não faz uso de prótese. Acuidade ocular e auditiva preservadas. Ausência de linfonodos em região cervical. Expansão torácica normal, mamas normais e simétricas, mamilos com ausência de secreção. A ausculta pulmonar murmúrios vesiculares bilateralmente. Eupineico, respirando em ar ambiente. A ausculta cardíaca normocárdica, bulhas normofonéticas em 2T. Acondiciona AVP flexível não agulhado DIP 20 contínuos em MSD. Abdome escavado com ruídos hidroaéreos ausentes no momento. Mantém curativo oclusivo em região abdominal limpo e seco internamente e dreno de penrose. Eliminações vesicais em fralda apresentando quadro diarreico. Sensibilidade e força motora preservadas em MMII. SSVV, PA 140x80mmHg, SPO2 97%, FC 60bpm/min, FR 16 inc./min, T 37ºC. Segue aos cuidados de enfermagem.

HISTÓRIA DA DOENÇA PREGRESSA

 Cliente procurou atendimento na Associação Hospitalar no dia 12 de novembro de 2019, em Faxinal dos Guedes com fortes dores na região epigástrica. Encontrava-se prostrada e chorosa. Solicitado exame de imagem, TC indica distensão de alça de delgado, inferindo a possibilidade de oclusão/suboclusão.

 A Tomografia Computadorizada (TC) é um dos métodos de diagnóstico por imagem que utiliza radiação ionizante produzida artificialmente para gerar imagens do interior dos objetos em forma de tomos, ou cortes (LOPES, et al, 2015, p 65).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (603.6 Kb)   docx (348 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com