TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso: JARDINS DO CÉU

Por:   •  9/5/2017  •  Ensaio  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  908 Visualizações

Página 1 de 2

Estudo de Caso:

JARDINS DO CÉU

O presente estudo de caso mostra a realidade e as especificidades da comunidade referida relacionadas à área da saúde, bem como objetiva apresentar competências a serem trabalhadas e desenvolvidas pela equipe NASF juntamente com a Rede Assistencial em Saúde, na tentativa de solucionarem casos no enfrentamento do cenário de saúde.

Jardins do Céu foi projetada pela prefeitura local com apoio das secretarias do governo. Isto lhe facilitou a implantação de um aparelhamento social composto por serviços e outras instituições. Sua ESF é formada por 4 ESF e 2 ESB (há 2 anos). Álisson, apoiador do NASF, concluiu consolidar todos os cadastros e rever prontuários e planilhas para uma efetiva análise da situação de saúde da comunidade, a partir dessas informações, que baseariam o cronograma das ações e o planejamento.

O levantamento dos dados mostra significativas informações. Entre estas, 14.870 cidadãos cadastrados, distribuídos em 4.397 famílias (onde cada equipe responsabilizava-se por 1.100, em média), cuja população total era de 28.600. 4 gestantes de médio e alto risco, e 2 com histórico de Zika Vírus no período gestacional. 231 preventivos realizados em mulheres de 25 a 59 anos no ano corrente. 6,3% de mortalidade proporcional de mulheres em idade fértil.

E ainda, durante o cadastro, foram relatados casos de violência doméstica por 10 mulheres. 14,7% da população declararam ao ACS ser acometida por alguma doença, como hipertensão arterial (2.497), e diabetes (595 moradores), dos quais a maioria tinha diagnóstico confirmado e era acompanhado na unidade, e 9 pacientes estavam internados por complicações. 42% da população se diz sedentária, estando acima do peso ideal, o que também pode colaborar para o desenvolvimento de outras doenças.

Há 190 idosos restritos ao domicílio, sendo 69 acamados com dependência total. 37% da população referem alguma necessidade quanto a saúde bucal. E foi identificado também um grupo de moradores de rua flutuantes, dentre eles, alguns visivelmente embriagados e dependentes químicos.

Conclui-se o estudo ressaltando que para o cuidado da saúde da população da área de abrangência é essencial fazer análises da situação ações efetivas, sabendo-se que o diagnóstico de saúde reúne as principais informações para conhecimento do território e da população residente sob a responsabilidade. É necessário se perguntar o que se quer e o que se precisa saber para aplicá-lo, para que se possa colher os dados necessários. Lembrando-se que o mesmo serve para ajudar e guiar, portanto, precisa igualmente ser atualizado ou complementado para uma ação efetiva na saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (42.3 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com