TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso sobre pneumonia

Por:   •  5/7/2017  •  Seminário  •  3.693 Palavras (15 Páginas)  •  582 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINOVAFAPI

CURSO: BACHARELADO EM ENFERMAGEM

                              PROFESSORA: SARAÍ

                                DISCIPLINA: SAÚDE DO ADULTO

                                ALUNA: ANA CÉLIA DA SILVA A. CÂNDIDO

ESTUDO DE CASO

DE

PNEUMONIA

TERESINA -2016

 PNEUMONIA

Histórico

A.B.F. 25 anos, solteira, natural de Teresina, mora em casa com os pais e mais uma irmã, na zona norte, ensino fundamental completo, católica, do lar,Nega tabagismo, etilismo e alergias medicamentosa. Nega hipertensão e diabetes.

Exame Físico :  TAX- afebril (37,6 ºc), FC- normocardico (80bc), FR- taquipneica (26ipm) PA –normotensa(120x70mmHg).

Resumo da história da paciente

Asseada, toma banho 1 vez por dia pela manhã, cabelos limpos, unhas limpas, higiene oral sem anormalidades faz uso de prótese dentária. Dorme às 21:00 horas e acorda às 06:00, tem dificuldade em adormecer, acorda durante a noite, cochila por 30 min após o almoço. Não pratica exercícios. Deambula com auxílio de andador, passa a maior parte do dia sentada. Ingere frutas, verdura, carnes vermelha e frango, suco, água, chá e leite. Costuma fazer 5 refeições diárias. Eliminação urinário menor que cinco vezes ao dia. Evacua 3 vezes ao dia normalmente. Não tem atividade sexual ativa. Tem medo de assalto. Não tem dificuldade em se relacionar. Não toma decisões. Pesa 50 kg, altura 1,60, IMC de 19,53. Faz as refeições com familiares  na mesa. Apetite leve, come vegetais duas vezes ao dia, come frutas diariamente, ingeri leite e/ou derivados duas vezes ao dia. Come cereais, arroz ou outros grãos uma vez ao dia. Tem dificuldade em deglutir devido ao uso de prótese dentária. Nega etilismo e tabagismo. Sente dor nas gengivas. Tem renda mensal de um salário mínimo (aposentadoria). No local onde reside tem fogão e geladeira. Paciente relata dores no tórax e escarro purulento, relatar ter febre a mais de dois dias com média de 39°C, no momento em que a paciente chegou a o hospital não apresentava febre, somente queixas de dores torácicas e que estava tossindo muito com tosse proveniente de escarro com presença de sangue.

Patologia

A pneumonia é uma inflamação do parênquima pulmonar, sendo causada por um agente microbiano. A pneumonia é a causa mais comum de morte em decorrência de doenças infecciosas nos Estados Unidos. É a sexta causa de morte nos EUA em relação à todas as idades. Ela é tratada extensivamente tanto na unidade de paciente interno quanto na unidade ambulatorial .

A pneumonia é causada por vários microrganismos, incluindo bactérias, micobactérias, clamídia, micoplasma, fungo, parasitas e vírus. Vários sistemas são utilizados para classificar pneumonias. Classicamente, a pneumonia tem sido categorizada dentro de uma das quatro categorias: bacteriana ou típica, atípica, anaeróbio/cavitária e oportunista, existindo uma sobreposição nos microrganismos considerados como responsáveis pelas pneumonias típicas e atípicas 4,5. Um esquema de classificação amplamente utilizado categoriza as principais pneumonias como pneumonia adquirida na comunidade, pneumonia adquirida no hospital, pneumonia no hospedeiro imunocomprometido e pneumonia por aspiração. Existe alguma sobreposição em como as pneumonias específicas são classificadas em razão delas poderem acontecer em diferentes ambientes 6.

A pneumonia adquirida na comunidade (PAC) acontece tanto no ambiente comunitário quanto dentro das primeiras 48 horas de hospitalização ou institucionalização. A hospitalização devido à PAC de pende da gravidade da pneumonia. Os agentes que mais freqüentemente provocam a PAC exigindo hospitalização são S. pneumoniae, Legionella, Pseudomonas aeruginosa e outras espécies de bastonetes Gram-negativos. A ausência de um cuidador responsável no domicílio pode ser outra indicação para hospitalização. De aproximadamente 4 milhões de pessoas que desenvolvem PAC, a cada ano, em torno de 600 mil necessitam de hospitalização 7.

A pneumonia adquirida em hospital (PAC), também conhecida como pneumonia nosocomial, é definida a medida que os sintomas iniciais ocorrem mais de 48 horas após admissão no hospital. A PAH é responsável por aproximadamente 15% das infecções adquiridas no hospital, porém é a mais letal das infecções nosocomiais. Estima-se que acontece em 0,5 a 1% de todos os pacientes hospitalizados e em 15 a 20% em pacientes de cuidados intensivos. A pneumonia associada ao ventilador pode ser considerada como um tipo de pneumonia nosocomial devido à intubação endotraqueal e à ventilação mecânica.

O hospedeiro imunocomprometido é um componente cada vez mais observado na população de pacientes. Os exemplos de pneumonia em hospedeiro imunocomprometido são a pneumonia por Pneumocystis carinii (PPC), as pneumonias por fungos e a micobactéria da tuberculose. Esses tipos de pneumonia também podem acontecer em pessoas imunocompetentes e em ambientes diferentes, mas são menos comuns. Os estados imonocomprometidos acontecem com o uso de corticosteróides ou outros agentes imunossupressores, quimioterapia, depressão nutricional, uso de antimicrobianos de amplo espectro, AIDS, distúrbios imunogenéticos e tecnologia avançada de suporte à vida por período prolongado (ventilação mecânica). Os pacientes com comprometimento dos sistemas imunológicos comumente adquirem pneumonias proveniente de organismos de baixa virulência. Além disso, um crescente número de pacientes com defesas comprometidas desenvolve a PAH em decorrência dos bacilos Gram-negativos (Klebsiella, Pseudomonas, Escherichia Coli, Enterobacteriaceae, Proteus, Serratia).

A pneumonia por aspiração refere-se às conseqüências pulmonares resultantes da entrada de substancias endógenas ou exógenas nas vias aéreas inferiores. A forma mais comum de pneumonia por aspiração é a infecção bacteriana proveniente da aspiração de bactérias que normalmente residem nas vias aéreas superiores. A pneumonia por aspiração pode acontecer no ambiente da comunidade ou no hospital; os patógenos mais comuns são S. Pneumoniae, H. influenzae e Staphylococcus aureus. Outras substâncias podem ser aspiradas para dentro dos pulmões, tais como os conteúdos gástricos, conteúdos químicos exógenos ou gases irritantes. Esse tipo de aspiração ou ingestão pode comprometer as defesas pulmonares, causar alterações inflamatórias e levar ao crescimento bacteriano e à resultante pneumonia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)   pdf (205.7 Kb)   docx (39.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com