TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso ulceras por pressão

Por:   •  20/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.026 Palavras (17 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CÁCERES

FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

CURSO DE ENFERMAGEM

CAIO DA SILVA CASTILHO

NATHANNE PAIVA CARVALHO

 RENATA AVILA M. ALVES

ROSIANE PAULA DE ARAUJO

         

ESTUDO DE CASO EM PACIENTE DA CLÍNICA CIRÚRGICA DO HOSPITAL DE CÁCERES DRº ANTÔNIO FONTES-MT

CÁCERES

2015

CAIO DA SILVA CASTILHO

NATHANNE PAIVA CARVALHO

RENATA AVILA M. ALVES

ROSIANE PAULA DE ARAUJO

ESTUDO DE CASO ULCERA POR PRESSÃO NA CLÍNICA CIRÚRGICA DO HOSPITAL DE CÁCERES DRº ANTÔNIO FONTES-MT

                                                                                   

[pic 1]

CÁCERES

2015

Sumário

1-        INTRODUÇÃO        

2 - Referencial Teórico        

2.1Etiologia e fisiopatologia        

2.2 Classificação        

2.3 Fatores de risco para úlcera de pressão        

2.4 Prevenção        

2.5 Diagnóstico e Tratamento        

3 - Apresentação do caso        

4 - DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM        

5 - METAS DE ENFERMAGEM        

6 - PRESCRIÇÕES DE ENFERMAGEM        

7 - ANOTAÇÕES DE ENFERMAGEM        

8 - MEDICAÇÕES EM USO        

9 - Referenciais bibliográficos        


  1. INTRODUÇÃO

        A úlcera por pressão (UP) mostra-se como uma complicação em pacientes graves hospitalizados, especialmente naqueles com a mobilidade física prejudicada, tornando-se uma problemática e um desafio para a enfermagem, pois, segundo as literaturas as úlceras de pressão podem acometer o indivíduo em 24 horas ou se manifestar em um período de 5 dias se não cuidado.

        De acordo com o National Pressure Ulcer Advisory Panel, Úlcera por pressão é uma lesão localizada na pele e/ou no tecido ou estrutura subjacente, geralmente sobre uma proeminência óssea, resultante de pressão isolada ou de pressão combinada com fricção e/ou cisalhamento. Inúmeros fatores contribuintes ou fatores de confusão podem também estar associados às úlceras por pressão; o significado desses fatores, no entanto, ainda deve ser elucidado (NPUAP 2009).

        Vários termos têm sido utilizados inadequadamente para definir UPs como: úlceras de decúbito, úlceras de acamado, úlceras isquêmicas e escaras, no entanto essas terminologias não se relacionam com a fisiopatologia dessa enfermidade (CARVALHO et al., 2007).

        Sendo que a terminologia adequada e mais utilizada é úlcera por pressão, pois está de acordo com as definições recomendadas pelo National Pressure Ulcer Advisory Panel (NPUAP), pois a pressão é o principal fator etiológico para sua ocorrência (SOUZA, SANTOS & SILVA, 2007).         

        Quanto a epidemiologia o artigo de WADA et al (2010) diz que a prevalência de úlceras por pressão tem aumentado nos últimos anos, devido ao aumento da expectativa de vida da população, associada aos avanços da medicina moderna, que tornaram possível a sobrevivência de pacientes com doenças graves e anteriormente letais, transformadas em doenças crônicas e lentamente debilitantes. O aumento no número de casos de úlceras por pressão foi gerado pelo aumento do número de indivíduos expostos aos fatores de risco para o desenvolvimento do problema.

        Enfatiza também em seus estudos que no Brasil, a incidência e prevalência de ulceras por pressão são semelhantes às relatadas na literatura mundial com incidência de 39,8% em pacientes de risco, internados em hospital universitário. Costa et al. estudando o perfil epidemiológico de pacientes com úlceras por pressão internados no Instituto de Ortopedia do HC-FMUSP verificou que a grande maioria dos pacientes é do sexo masculino (4:1), vítimas de lesão medular (100%), com lesões avançadas (67% grau 4), localizadas predominantemente na cintura pélvica (32% sacrais, 32% trocantéricas, 16% isquiáticas) WADA et al. (2010 ).

Partindo desta explanação o presente estudo visa abordar o caso de um paciente com úlcera por pressão da Clínica Cirúrgica do Hospital Regional de Cáceres Drº Antônio Fontes-MT, na qual apresenta feridas de úlcera por pressão em região sacro coccígea e perianal. Com o objetivo de aprofundar estudo sobre a patologia a etiologia, fisiopatologia, sinais e sintomas, tratamento, prevenção sobre as ulcera por pressao e a implantação da sistematização da assistência de enfermagem (SAE), diagnóstico, plano assistencial, (prescrição, metas, anotação). Analisando-se os problema de enfermagem identificando-os e, então lista se as futuras ações assistenciais em consonância com a taxonomia de diagnósticos de enfermagem (NANDA).

A motivação do grupo foi devida a importância do problema no hospital e, a determinação em enriquecer nossos conhecimentos sobre o caso e em adquirir novas experiências práticas e literárias para potencializar o aprendizado.

2 - Referencial Teórico

 2.1Etiologia e fisiopatologia

        Apesar de serem reconhecidas desde o início do século XIX, as úlceras de pressão continuam a desafiar várias especialidades que atuam no cuidado ao paciente.

         No que diz respeito à etiologia e fisiopatologia das UP é imprescindível o conhecimento por parte dos profissionais de saúde, particularmente do Enfermeiro, ao avaliar o risco para o desenvolvimento de úlceras de pressão e garantir a prevenção em doentes sob seus cuidados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)   pdf (295 Kb)   docx (30 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com