TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FLORENCE NIGHTINGALE: A HISTÓRIA DE FLORENCE

Por:   •  23/11/2021  •  Resenha  •  851 Palavras (4 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 4

FLORENCE NIGHTINGALE: A HISTÓRIA DE FLORENCE

Florence Nightingale, é considerada como a percursora da enfermagem moderna “a mãe da enfermagem”, Florence nasceu na Inglaterra e durante toda sua trajetória travou lutas importantes que possibilitaram o desenvolvimento da enfermagem enquanto profissão em sua época. Uma época de extrema ignorância médica, muitos preconceitos e estereótipos em relação a atuação das mulheres como profissionais da enfermagem na sociedade.

Florence se abdicou de sua vida social e aos padrões sociais a qual as mulheres estavam destinadas a seguir na sociedade em sua época como, o casamento, cuidado do lar e dos filhos, para estudar e se dedicar ao cuidado dos enfermos, mesmo em meio a falta de apoio do seu núcleo familiar pois, nesse período havia muitos preconceitos relacionados as mulheres que atuavam como enfermeiras, estas não eram bem vistas na sociedade, quando na verdade deveria ser ao contrário. As mulheres que desempenhavam a função de enfermeira, em sua maioria eram pobres ou da igreja. Porém, para Florence as mulheres mereciam outras alternativas na vida além de serem esposas dedicadas ao lar e ao marido.

Assim, Florence acreditava ter recebido um “chamado de Deus” para atuar no cuidado dos necessitados e doentes. Logo, Florence foi para Alemanha, mais especificamente ao instituto Kaiserswerth onde lá aprendeu sobre higiene, nutrição e se preparou para se tornar enfermeira. Sendo assim, ao chegar de primeira instância ao hospital para qual foi indicada como administradora, apresentou-se as enfermarias que lá já estavam e externou suas principais ideias que visavam melhores condições ao ambiente e aos pacientes. Entretanto, suas propostas não foram bem recebidas inicialmente, de certa forma pela ignorância da época e porque as profissionais que lá trabalhavam achavam as medidas inviáveis de serem postas em práticas como, a instalação de mecanismos para entrega de alimentação, água encanada nos quartos, tornar os leitos mais confortáveis etc.

Em 23 de julho de 1853, Florence Nightingale, tornou-se chefe de enfermagem do hospital hollystreet. Sua preocupação em manter os espaços limpos e os cuidados com os pacientes, de início, foi refutado, mas como administradora, impôs sua voz e executou seu principal objetivo, que era a melhora das condições do ambiente, dos pacientes e executar um trabalho em equipe de maneira mais eficaz possível. Florence valorizava o cuidado ao paciente e o fazia com compaixão e determinação ao proceder em suas atividades. Após sua passagem como chefe de enfermagem, se propôs a ir ao hospital em Scaturi, para prestar assistência e cuidado aos soldados feridos durante a guerra entre Inglaterra e Rússia.

Percebe-se a importância dos cuidados mostrados por Florence antes mesmo de serem apurados quando viajou para estudar. A sua busca pelo aprender e sua curiosidade, levaram-na a um saber, agora embasado em ciência, para ajudar de forma eficaz seus pacientes. Contudo, ela ainda esbarrava muitas vezes com os preconceitos de superintendentes, que eram orgulhosos demais para admitir e permitir que ela conseguisse espaço para impor seu aprendizado, que mais a frente fariam diferença para os enfermos.

Nas circunstâncias primárias dos hospitais, é imprescindível, destacar a melhora destes depois que a administração de Florence se fez presente. O que antes eram centros de “depósitos de feridos”, deixados ao acaso em ambientes inóspitos e sem nenhum tipo de tratamento, tornou-se melhor com as técnicas de tratamento básico estabelecidas por sua orientação. Diante disso, tais medidas eram tomadas, estas que iam desde a preocupação com o arejamento do local, uma dieta aceitável, limpeza tanto das feridas dos doentes quanto do local em que se encontravam e até a troca de suas roupas sujas. Logo, evidenciando e elevando a dimensão de fatores contribuintes para avanço positivo dos seus pacientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (51.8 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com