TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Infecções sexualmente transmissíveis e fatores associados no sistema prisional

Por:   •  28/11/2022  •  Projeto de pesquisa  •  2.163 Palavras (9 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO FRANCISCO[pic 1]

ENFERMAGEM

ANDRESSA KAROLAYNE MELO FROTA

FRANCISCO DOS SANTOS GOMES

LAIZE SANTANA DA SILVA

LUCAS PEREIRA RODRIGUES

THALITA RODRIGUES SOUSA

RELATÓRIO

Pedreiras- Ma

2022


ANDRESSA KAROLAYNE MELO FROTA

FRANCISCO DOS SANTOS GOMES

LAIZE SANTANA DA SILVA

LUCAS PEREIRA RODRIGUES

THALITA RODRIGUES SOUSA

        

RELATÓRIO: Caso Clínico DPOC

[pic 2]

Pedreiras - Ma

2022

Sumário[pic 3]

1INTRODUÇÃO..........................................................................................................4

2 CONTEXTO HOSPITALAR....................................................................................6

   

3 DESENVOLVIMENTO.............................................................................................6

   3.1Admissão............................................................................................................6

   3.3Evolução.............................................................................................................6

   3.4Exames...............................................................................................................8

   

4 DIAGNÓSTICO........................................................................................................9

5 INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM..................................................................10

REFERÊNCIA...........................................................................................................11

ANEXOS


  1. INTRODUÇÃO

       

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica – DPOC, é uma patologia com decorrências sistêmicas, prevenível e tratável, definida por uma insuficiência do fluxo aéreo pulmonar, parcialmente reversível e em geral progressiva. Essa Insuficiência é provocada por uma combinação entre destruição de parênquima (enfisema) e doença de pequenos brônquios (bronquite crônica obstrutiva) (BRASIL, 2010).

 Coelho,C et al. (2021) afirma que a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é uma doença heterogênea caracterizada pela obstrução crônica do fluxo respiratório, principalmente envolvendo os brônquios e/ou alvéolos, e está associada a uma forte resposta inflamatória. Sua prevalência global varia de 5% a 13%, com altas taxas de mortalidade e morbidade, sendo o tabagismo o principal fator de risco. Além do tabagismo, a exposição à fumaça, poluição ambiental, gases irritantes ou nocivos e exposições ocupacionais também contribuem para o desenvolvimento da patologia. (Coelho C,et al., 2021).

A DPOC tem alguns sintomas que já são característicos da doença como; dispneia crônica e progressiva, tosse e produção de expectoração. Esses sintomas podem causar uma inflamação sistêmica que inclui a resposta de critérios clínicos para o possível diagnostico, a inflamação sistêmica é uma reação inflamatória no organismo acusada por algum tipo de infecção, podendo-se ocasionar perda de peso no paciente. Uma das principais causas da DPOC é a fumaça, o tabagismo e resíduos tóxicos (VESTBO et al., 2013).

A DPOC está entre uma das principais causas de morbimortalidade no Brasil, a prevalência da DOPC no Brasil é de 17% em pessoas adultas maiores de 40 anos dentre elas se destaca a região centro-leste com maior prevalência de DPOC com cerca de 25%, em seguida temos a região sudeste com cerca de 23%, diante disso é notável que o Brasil apresenta um grande caso de decorrências da doença pulmonar obstrutiva crônica (CRUZ  e PEREIRA, 2020).

A DPOC é responsável por cerca de 3 milhões de mortes todos os anos, demonstrando uma taxa de 5% das mortes por todas as causas e com estimativa de

um crescimento da mortalidade. Entre os anos de 1990 e 2010, a doença pulmonar obstrutiva crônica pulou da quarta para a terceira causa de morte (GOLD, 2011).

Na doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) diversos fatores causam limitação do fluxo aéreo e outras complicações. Como a inflamação, que na DPOC aumenta conforme a gravidade da doença, onde com a doença avançada a inflamação não desaparece mesmo sem o uso do tabaco. A mesma inflamação crônica não responde ao tratamento com corticoides. Em casos de infecção respiratória o paciente com DPOC já é suscetível a ela, podendo aumentar o avanço da destruição do pulmão (WISE,2020). A limitação do fluxo de ar é provocada pela obstrução ou estreitamento das vias respiratórias e a perda de retração elástica, essas são características fisiopatológicas primordiais da DPOC (WISE,2020).

 

 

 

Viniol e Vogelmeier (2018) afirmam que a inflamação das vias aéreas além de causar um estreitamento e obstrução das mesmas, pode ocasionar secreção excessiva de muco, fibrose Peribrônquica, broncoespasmos e destruição das pequenas vias aéreas, isso ocorre devido a prolongada exposição a substâncias irritantes aspiradas como tabagismo, poeira, queima de biomassa, pelos de animais e alérgenos onde influenciam na resposta inflamatória crônica.

 

 

  1. CONTEXTO HOSPITALAR

A coleta de dados foi realizada no Hospital Alexandre Mamede Trovão – Macrorregional de Coroatá, localizado no Bairro Trizidela, o qual dispõe de Unidade de Internação Clínica e Cirúrgica, UTI Adulto e Neonatal, Obstetrícia e ambulatório.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (479 Kb)   docx (366.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com