TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Insuficiência Cardíaca Congestiva

Por:   •  12/12/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.941 Palavras (12 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

FACULDADE INTERAMERICANA DE PORTO VELHO

UNIRON



ANTONIO DOMINGOS

FERNANDA SABOIA

GLAUCINETE DE FREITAS ALMEIDA

LAUDELINA COUTO

SHIRLEY NOGUEIRA



SISTEMATIZAÇÃO DE ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM DESENVOLVIDA AO

PACIENTE COM INSUFICIÊNCIA CARDIACA.


PORTO VELHO - RO

2018


ANTONIO DOMINGOS

FERNANDA SABOIA

GLAUCINETE DE FREITAS ALMEIDA

LAUDELINA COUTO

SHIRLEY NOGUEIRA



SISTEMATIZAÇÃO DE ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM DESENVOLVIDA AO

PACIENTE COM INSUFICIÊNCIA CARDIACA.

Estudo de caso escrito e apresentado como requisito avaliativo parcial da disciplina Optativa, do 8º Período do Curso de Graduação em Enfermagem, Faculdade Interamericana de Porto Velho - UNIRON.



PORTO VELHO - RO

2018

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        06

2 OBJETIVOS        07

2.1 OBJETIVOS GERAL        07

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        07

3 DESENVOLVIMENTO        09

3.1 DIAGNÓSTICO MÉDICO        09

4 PROCESSO DE ENFERMAGEM        10

4.1 LEVANTAMENTO DE DADOS        10

4.2 AGRUPAMENTO DE DADOS        10

4.3 DIAGNÓSTICOSDE ENFERMAGEM        12

4.4 EVOLUÇÃO DE ENFERMAGEM        12

CONSIDERAÇÕES FINAIS        17

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA        18


1 INTRODUÇÃO

O estudo consiste em uma pesquisa descritiva com um paciente idoso com insuficiência cardíaca.

A insuficiência cardíaca é uma síndrome clínica complexa de caráter sistêmico, definida como disfunção cardíaca que ocasiona inadequado suprimento sanguíneo para atender necessidades metabólicas tissulares, na presença de retorno venoso normal, ou fazê-lo somente com elevadas pressões de enchimento. (BOCCHI, 2009).

O estudo de caso clinico fundamenta as ações de enfermagem; proporcionando uma assistência individual personalizada, na qual o paciente é visto como um ser único e não um conjunto de sinais e sintomas; proporciona um elo entre as diversas  áreas que atuam de forma intervencionista nos problemas do paciente. Proporciona uma familiarização da enfermagem com a literatura cientifica utilizada para embasar suas decisões; contribui na formação de um corpo concreto de conhecimento de enfermagem, pois os registros e arquivos dos estudos de casos podem ser utilizados como referencia futura e contribuir para melhorar o desempenho da equipe de enfermagem (FIGUEIREDO et al, 2003).

Diante da contextualização, o enfermeiro desempenha um papel fundamental tanto no diagnóstico quanto no tratamento e evolução do paciente com insuficiência cardíaca, sua atuação envolve orientação ao paciente e família para o tratamento e autocuidado, com isso o presente estudo propõe analisar a importância dos cuidados de enfermagem no tratamento e assim planejar, organizar, implementar e desenvolver açõesafim de atender as necessidades do paciente no que se refere a patologia, analisando seus resultados e visando um reestabelecimento de sua saúde plena.


2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo GERAL

 Implementar a sistematização da assistência em enfermagem ao paciente portador de insuficiência cardíaca.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Conhecer os aspectos fisiopatológicos da insuficiência cardíaca e as alterações provocadas pela patologia.

  • Contribuir para a recuperação e a reabilitação na saúde do paciente.

  • Traçar plano de ação para melhor prognóstico do paciente.

3 REFERENCIAL TEÓRICO

A Insuficiência cardíaca (IC) definese como uma síndrome causada por uma anomalia da estrutura e/ou da função cardíaca, conduzindo a um débito sanguíneo inadequado às necessidades metabólicas do organismo em repouso ou exercício (PONIKOWSKI, et al. 2016).

Segundo Fonseca et al (2017), a prevalência da IC aumenta com a idade, sobretudo a partir dos 65 anos, fruto nomeadamente da maior ocorrência de hipertensão arterial (HTA) e de enfarte do miocárdio nestes escalões etários e também do aumento da sobrevida dos doentes após este último. Com efeito, a IC afeta cerca de 12% da população mundial e 610% dos indivíduos com idade superior a 65 anos. Globalmente, cerca de 26 milhões de adultos em todo o mundo sofrem de IC, o que é considerável quando comparado com os 32 milhões atingidos pelo cancro ou os 34 milhões com VIH/SIDA. Adicionalmente, as mais recentes projeções indicam que a prevalência de IC aumentará em 25% até 2030.

As alterações hemodinâmicas comumente encontradas na IC envolvem resposta inadequada do débito cardíaco e elevação das pressões pulmonar e venosa sistêmica. Esta pode ser assintomática numa fase inicial, surgindo posteriormente os sintomas. Tipicamente, a síndrome evolui por surtos de agudização (descompensação da IC) que debilitam a condição clínica do doente, contribuem para o agravamento progressivo da IC e requerem assistência médica urgente. Este contínuo poderá ser interrompido a qualquer momento, de forma imprevisível, por um episódio de morte súbita, ou culminar em morte por falência de bomba.

A enfermagem, ao desenvolver um plano de cuidados de forma sistematizada, facilita na recuperação e prevenção de possíveis complicações.

3.1 DIAGNOSTICO MÉDICO

4 PROCESSOS DE ENFERMAGEM

Processo de enfermagem e um método utilizado para se implantar da pratica profissional de uma teoria de enfermagem. Após a escolha da teoria. (TANNURE 2010) Segundo (KRAINOVITCH ‘MILER – 2014) Os Processos de enfermagem e a realização que os enfermeiros realizam a coleta de dados pela história e exame físico de uma pessoa é uma estratégia comum de ensino para estudantes novatos. É importante ser apresentado um caso de paciente no nível adequado para que o estudante não se sinta sobre carregado. Ajudando a possibilitar que o aluno saiba que os fatores de alguns diagnostico nem sempre ficam aparentes durante a obtenção da história ou da realização do exame físico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (304.4 Kb)   docx (35.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com