TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Insuficiência renal

Por:   •  30/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.573 Palavras (7 Páginas)  •  882 Visualizações

Página 1 de 7

Insuficiência renal crônica

Sistematização da assistência de enfermagem ao portador de Insuficiência renal crônica

Introdução

Em pessoas portadoras de diabetes mellitus (DM) por um período de mais ou menos de 10 anos acarretam a insuficiência renal crônica.(MASCARENHAS N.B.; Et Al)

Outro dado importante Hipertensão arterial, Insuficência Cardíaca predispõem a IRC no idoso. (KUSUMOTA  L;RODRIGUES R.A.P; MARQUES S; Revista Latino am Enfermagem 2004 Maio-junho12(3)525-532).

Em pacientes transplantados  o referencial são os cuidados. O enfermeiro vai orientar sobre alimentação, medicação, exercícios, prevenção da infecção, dentre outros. (LIRA A. L. B. C.; LOPES M.V.O. Revista Gaucha de Enfermagem RS 2010março 31(1)108-114).

As crianças e adolescentes renais crônicos exige do enfermeiro muita paciência e técnica ao lidar com estes pacientes, porque além da criança a família também esta preocupada e consequentemente estressada devido à situação presente .(SIMPIONATO É;CORREIA.C.C; ROCHA S.M.)

DESENVOLVIMENTO

Cuidando do ser humano hipertenso e protegendo sua função renal.

 A hipertensão causa uma disfunção dos vasos, ficam estreitos e espessos, aderindo placas de gordura, o sangue tem dificuldade de passar- Arteriosclerose possível obstrução ou rompimento. A base do tratamento é:

-Reduzir sal;

-Reduzir produtos industrializados;

-Reduzir bebidas alcoólicas;

-Não fumar;

-Praticar exercícios físicos;

-Controle do peso;

-Suplementação com potássio ,cálcio e magnésio;

-Uso anti-hipertensivos, diuréticos, angiotensina.

A hipertensão é uma doença renal se não tratada provoca lesão renal até estágio terminal.

Após pesquisa com objetivo de cuidar do hipertenso, com tratamento contínuo para prevenir o comprometimento da função renal.

Após perda dos rins cresce o número de pessoas destinadas á diálise. Por que as pessoas não têm informações preventivas da nefropatia.

A hipertensão não tem sintomas, doença silenciosa. Antigamente era aceitável a hipertensão nas pessoas mais velhas. Hoje conforme o estilo de vida, a pessoa pode ser hipertensa. (FORTES, V. L. F. Mestre do curso de enfermagem da universidade RS; POMATI, D. M. Mestre do curso de enfermagem da universidade RS; Revista Brasileira de Enfermagem).

Idosos com insuficiência renal crônica alteração no estado de saúde

Doenças como hipertensão arterial DM e insuficiência cardíaca provocam a IRC no idoso.

Após sintomas e sinais o rim não funcionando direito. A IRC precisa de tratamentos para substituir a função renal, que são diálise peritoneal, hemodiálise e o transporte renal.

Diálise peritoneal, infusão de liquido de diálise no abdômen onde são eliminadas determinadas substancias.

A enfermeira realiza treinamento com o paciente e/ou familiar para a troca das bolsas de diálise em sua residência. (KUSUMOTA, L.; RODRIGUES R.A.P, Marques S.Revista Latino-am Enfermagem 2004 maio-junho 12(3)525-532),

Crianças e adolescentes renais crônicos

A insuficiência renal crônica nas crianças antes do cinco anos as causas principais são as malformações do trato urinário.

Doenças renais adquiridas e hereditárias.

O cuidado hospitalar neste âmbito ou  seja com estes pacientes a enfermagem deve compreender, os procedimentos deixam as crianças com medo e torna difícil a situação, e necessário uma maior compreensão e paciência por parte da enfermagem.

(PENNFORT.Viviane P.S,QUEIROZ Maria Veraci Oliveira;JORGE Maria Salete Bessa Revista da Enfermagem/2012;46(5)1057-1065

        As manifestações da Insuficiência Renal Crônica no idoso podem começar com sintomas mínimos como fraqueza, fadiga, letargia, náuseas e vômito, anorexia e insônia.

Diante disso os rins deixam de eliminar escórias nitrogenadas controlar agua e sódio

Provocando o edema e hipertensão inclusive edema agudo de pulmão, que quando não tratado logo pode levar à morte.

As alterações morfológicas o aumento de excreção urinária de albumina compromete a função renal tudo relacionado ao diabetes mellitus.(KUSUMOTA L.RODRIGUES R.A.P.;MARQUES S.Revista Latino-am Enfermagem 2004 maio-junho 12(3);525-532),

Uma pesquisa feita com o caso clinico de uma idosa 81 anos portadora dentre outras doenças a IRC.  Após aceitar participar da pesquisa,  toda semana

coletava informações+exame físico.

Analisando as mesmas conclui se os problemas da enfermagem. E ainda sob os aspectos do (NANDA) planejar os cuidados de enfermagem junto a esta paciente. Resultados e Discussões

Apresentação do caso:
IRG 81 anos sexo feminino. Foi ao hospital por causa de dor em flanco(E) a esclarecer.

Repouso prejudicado por conta da mictúria. É DM há 26 anos, conhece os problemas da diabetes e o controle. Nega alcoolismo, tabagismo e alergias. Diurese com poliuria. Restrita ao leito devido a labirintite, cansaço.

Problemas identificados e Diagnósticos de enfermagem tendo por base a Taxonomia (Nanda).

Após definir os problemas e cuidados, estabelece se diagnósticos de enfermagem que são esses.

Estimulo a deambulação. Verificar a pele, hidratar diariamente. IRC e uma doença de difícil tratamento, afetando o psicológico do individuo, a família, o cotidiano. O trabalho, a sociedade onde convive. A função renal diminui e passa a ser IRC. Começa apresentar falência múltipla dos órgãos, possível sequelas como deficiência visual, insuficiência cardíaca e impotência. A enfermeira tem papel especial. Estimular o paciente no auto cuidado para aderir o tratamento. Contribuindo para prevenção recuperação e reabilitação da saúde deste paciente.(A MASCARENHAS Nildo Batista;PEREIRA Alvaro;SILVA Rudval Souza;et al.)

TRANSPLANTADOS RENAIS

O transplante proporciona melhor qualidade de vida ao paciente, pois liberta da máquina. O acontece a seguir preocupação com medo da rejeição, cuidados na alimentação, fadiga, os medicamentos. É necessário orientações quanto ao novo modo de vida  que se apresenta e deve seguir além dos cuidados já citados prevenção da infecção entre outros.(LIRA A.L.B.C.;LOPES M.V.O. Revista Gaúcha Enfermagem RS).        

Conclusão

Conclui se que a paciente hospitalizada que tem IRC precisa de condutas especiais; no que se refere aos aspectos psicológicos, sociais, espirituais. Para que este trabalho seja eficiente, toda equipe de enfermagem devem estar em sintonia para garantir um trabalho eficiente e de qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (101.9 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com