TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL NOS TRÊS PRIMEIROS ANOS

Por:   •  30/6/2021  •  Resenha  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 2

DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NA PRIMEIRA INFÂNCIA

SILVA, Ana Claudia

O desenvolvimento da criança em questão atravessa algumas etapas de aprendizagem e é através dessas que o indivíduo se transforme e modifica sua realidade e alcança objetivos. O aprender fazendo e ensinando nunca esteve tão em voga, pois o papel da escola não é apenas o educar em si, mas sim transformar e hoje ela tem um papel importantíssimo na construção de conceitos na sociedade.

As relações de desenvolvimento da aprendizagem se dão nas relações dos homens e em muitos casos carregados de empirismo e experiências de mundo. E o aprendizado pode se dar de formas diferentes de criança para criança e esse ritmo tem que ser respeitado e está comprovado que o ambiente e o meio agem sobre o desenvolvimento perceptivo e cognitivo da criança. Ou seja, é um processo simples e complexo ao mesmo tempo em que depende muito do meio social onde esteja inserido.

As condições biológicas e afetivas fazem parte do processo cognitivo, pois através desse a criança vai construindo sua organização simbólica, ou seja, ela já e formadora de opiniões desde que começa a se dirigir a escola e assim sua história de vida será sempre referência a ela na construção das etapas cognitivas. Hoje a educação tem que ser além da bancaria ela tem que ser antes de tudo aberta ao diálogo, respeitando o espaço e história da criança no entendimento de causas que despertem uma forma deferente de agir dentro e fora da sala de aula.

Assim a criança em idade escolar tende a se mirar e se comportar como os membros de um determinado grupo que está ligado e isso se acentua devido a diminuição do egocentrismo e entrada da fase de operações concretas

O homem já é por sim carregado de valores culturais cabe a escola moldá-los daí a sua importância como co-colaboradora no processo de ensino e todo o ensino deve se dá num processo de interação e a linguagem adotada é a responsável pela criança de signos e símbolos que se perpetua ou não dependendo da aceitação dos grupos sociais. Por isso alguns teóricos defendem que a criança compreende a escrita quando liga a um conceito concreto e que está presente em seu mundo como um signo pois ela em si não tem significado a criança. A codificação, decodificação e outros mecanismos que perpassam a alfabetização como as fases pré-silábica e silábica são como métodos úteis e fatores a ser considerados em qualquer manifestação da criança, assim tudo que ela cria ou manifesta pode sim ser um objeto de transmissão do que ela sente, pensa e vê o mundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (40.9 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com