TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Por:   •  17/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.027 Palavras (5 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE INHUMAS FACMAIS

Diabetes Mellitus

ENFERMAGEM 9° PERÍODO

NARELLY MARTINS VIEIRA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

INHUMAS

2019

INTRODUÇÃO

Diabetes Mellitus tipo 2 é caracterizada por uma alta dosagem de açúcar no sangue, que surge quando o corpo tem um defeito na produção de insulina ou na sua ação. Os sintomas incluem poliúria, polidipsia, perda de peso, polifagia e visão turva, podendo levar a complicações onde o paciente chega a correr risco de vida. A diabetes crônica está diretamente ligada a dano, falha de órgãos, como rins, nervos, olhos, vasos sanguíneos e coração. No Brasil a diabetes está cada vez mais visível nos postos de saúde e unidades de pronto-atendimento, acometendo 7,6% da população adulta entre 30 e 60 anos. Mais de 50% dos pacientes desconhecem o diagnóstico e as medidas de prevenção (ARQ BRAS ENDOCRINOL METAB 2002;46/1:16-26).

De acordo com os estudos já publicados a tolerância a glicose pode ser evitada, se as medidas de prevenção forem tomadas, como, exercícios físicos, redução do peso, mantendo uma dieta pobre em gorduras trans e açúcares (CAD. SAÚDE PÚBLICA 33 (2) 30 MAR 2017).

Para diagnosticar a diabetes é necessário a dosagem de glicose, o paciente é necessário a dosagem de glicose, o paciente é submetido a um exame de sangue em jejum, e após 2 horas o mesmo é repetido, se a taxa glicêmica for maior ou igual a 200mg/dl a pessoa é considerada diabética (SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES, 2014).

Este estudo tem como objetivo salientar as complicações da diabetes mellitus tipo 2 e esclarecer dúvidas sobre como a doença se manifesta nos pacientes.

Como justificativa para o estudo, expresso o desejo de conhecimento sobre as manifestações da doença, aumentando assim as formas de cuidados e intervenções em cada caso.

Este estudo teve a colaboração de um paciente que procurou a UBS João Ribeiro de Castro Sobrinho para realização de um curativo, o mesmo ao ser abordado relatou seu caso de diabetes mellitus tipo 2 para inscrição deste estudo de caso

Paciente J. C. A., 59 anos, chega na unidade de saúde para a realização de um curativo em amputação do pé esquerdo. Portador da doença diabetes mellitus tipo 2 a 20 anos relata que se machucou em 2014 e que não teve cura, resultando na amputação de todos os dedos. Questionado sobre quais medicamentos fazia uso, descreveu insulina NPH/Regular, gabapentina para dor muscular 300mg, heparina 2.500UI, AS clopdogrel e complexo B, devido a anemia frequente. Sua amputação foi feita no Hospital Santa Barbara na cidade de Goiânia. O paciente que também é renal crônico a 3 anos, devido a complicações da diabetes, faz hemodiálise em Goiânia 2 vezes por semana e acompanhamento no CREER. Descreve que perdeu a visão do olho direito e uma grande porcentagem do olho esquerdo, durante o desbridamento mecânico de um calo que evoluiu para uma lesão por pressão, lamenta com profundo pesar que os médicos o aconselharam uma amputação acima do tornozelo para colocação de uma futura prótese. Paciente que é acompanhado pela esposa em todos os procedimentos médicos que enfrenta, diz que a vida já não faz mais sentido e que espera pelo descanso eterno. A esposa, que é agente de saúde na unidade, revela que seu marido já não é mais a pessoa alegre que se casou, “a diabetes está levando ele aos poucos”, ela é responsável pelos seus remédios, curativos e acompanhamento nos hospitais que frequenta. Pressão Arterial 140x80; Saturação 97%; Frequência Cardíaca 75; Temperatura 36,2; Peso 72kg; Altura 165cm; HGT 145mg/dl;

Questionada a esposa sobre a dieta seguida, ela relata que segue à risca as recomendações medicas, mas que ele as vezes sente vontade de comer algo que esteja fora da dieta e ela concede em pequenas quantidades, pois pensa que ele já sofre muito para ter privações tão severas.

De acordo com os dados obtidos comecei a realizar o segundo passo do processo de enfermagem, a identificação dos diagnósticos no livro NANDA.

Diagnóstico de enfermagem:

  • Risco de glicemia instável: relacionado a condição de saúde física comprometida;
  • Deambulação prejudicada: relacionado a visão prejudicada caracterizada por capacidade prejudicada para percorrer as distâncias necessárias;
  • Baixa autoestima situacional: relacionado a história de perdas caracterizada por verbalizações autonegativas;
  • Tensão do papel de cuidador: relacionado a doença crônica caracterizado por preocupação com rotina de cuidados;
  • Integridade da pele prejudicada: relacionado a alterações na sensibilidade caracterizado por alteração na integridade da pele;

Intervenções de enfermagem:

  • Para o risco de glicemia instável: Encorajar o automonitoramento dos níveis de glicose sanguínea; Orientar o paciente e as pessoas importantes sobre o tratamento do diabetes durante a doença, inclusive uso de insulina e/ou agentes orais, monitoramento da ingestão de líquidos, reposição de carboidratos e o momento de buscar ajuda profissional, conforme apropriado.
  • Para deambulação prejudicada: Auxiliar o paciente a usar calçados que facilitem a deambulação e evitem lesão;
  • Para baixa autoestima situacional: Transmitir confiança na capacidade do paciente para lidar com a situação; Proporcionar experiências que aumentem a autonomia do paciente, conforme apropriado.
  • Para tensão do papel de cuidador: Encorajar o cuidador a participar de grupos de apoio; Ensinar o cuidador estratégias de manutenção dos cuidados de saúde de modo a manter a própria saúde física e mental.
  • Para integridade da pele prejudicada: Aplicar um curativo adequado ao tipo de lesão; Examinar a lesão a cada troca de curativo; Orientar o paciente e a família sobre os procedimentos de cuidados com a lesão.

O paciente foi avaliado pela médica do local, e encaminhado para a psicóloga, assim também como sua esposa. Depois das orientações de enfermagem o paciente e a esposa saíram agradecidos pela atenção e cuidados prestados, prometendo voltar para a continuação do desbridamento mecânico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (82 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com