TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Enfermeiro do conhecimento sobre biomoléculas

Por:   •  19/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.944 Palavras (8 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

USO PELO ENFERMEIRO DO CONHECIMENTO SOBRE BIOMOLÉCULAS

[pic 2]

BATATAIS

2016

Para sabermos a importância da biomolécula para o ser humano, primeiramente é necessário que conheçamos o que são biomoléculas e  como se dividem, de que se constituem e qual sua atuação no corpo humano. Após isso sim poderemos descrever sua importância, posto isso passaremos a seguir detalhar esses tópicos.

 Biomoléculas são compostos fundamentais sintetizados por seres vivos e que participam da estrutura e do funcionamento da matéria viva. Também conhecidas por macromoléculas ou moléculas orgânicas, cada biomolécula é composta de subunidades que determinam características estruturais e arranjos específicos dentro da célula. Quando reunidas e devidamente organizadas essas moléculas interagem de modo a conferir as características dos seres vivos.

A maioria delas são macromoléculas, ou seja, moléculas de alto peso molecular, muito grandes, quase sempre de estrutura química e espacial muito complexas, em sua maioria, compostos de Carbono cujas massas são formadas em 99% de C, H, O, N, ou seja, são as proteínas, açúcares, lipídios, DNA, etc.  .

Em porcentagem do peso seco da célula temos: Carbono 50 a 60%; Oxigênio 25 a 30%; Nitrogênio 08 a 10%; Hidrogênio 03 a 04%. 

São classificadas em cinco grupos sendo eles: Água, Carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucleicos.[pic 3]

As principais biomoléculas são:

 Água: principal biomolécula, responsável por 70% do peso total de uma célula. 

Proteínas: compostas por subunidades de aminoácidos

Lipídios: compostos por subunidades de ácidos graxos e gliceróis;

Carboidratos: compostos por subunidades de monossacarídeos;

Ácidos Nucleicos ou Nucleotídeos: compostos por subunidades de monossacarídeos (pentoses), ácido fosfóricos e bases nitrogenadas.

A água:

A água é um composto molecular, o principal constituinte da célula, desempenha um papel fundamental na definição de suas estruturas e funções. É o fator primário de definição das complexas estruturas espaciais das macromoléculas.

  Muitas vezes a estrutura ou a função de uma biomolécula depende de suas características de afinidade com a água, a saber: Moléculas 
Hidrofílicas, Hidrofóbicas, Anfipáticas. A água é o meio ideal para a maioria das reações bioquímicas. Cada molécula sua é formada por um átomo de oxigênio e dois átomos de hidrogênio unidos por ligações covalentes. 

A água com poucas exceções (célula óssea) é o componente em maior quantidade na célula. A água serve como solvente natural para íons, minerais e outras substâncias e, também como meio de dispersão para a estrutura coloidal do citoplasma. 

A água é indispensável para a atividade metabólica já que os processos fisiológicos se produzem exclusivamente em meio aquoso. As moléculas de água também participam em muitas reações enzimáticas e podem formar-se como resultados de processos metabólicos. [pic 4]

Algumas substâncias não se misturam bem com a água, incluindo óleos e outras substâncias hidrofóbicas. Membranas celulares composta de lipídios e proteínas levam vantagem destas propriedades para controlar as interações entre seus conteúdos e químicos externos. Isto é facilitado pela tensão da superfície da água.  É dito que o envelhecimento pode ser considerado um processo de secagem, uma vez que da infância até a velhice a quantidade de água no corpo diminui gradativamente. 

Proteínas:

As proteínas Constituem a maior fração da matéria viva; são as macromoléculas mais complexas; possuem inúmeras funções na célula;

Formam varias estruturas nas células além de controlarem a entrada e saída de substancias nas membranas

Concentração e movimentação dos músculos (actina e miosina)

Sustentação (colagem) transporte de oxigênio (hemoglobina), anticorpos, hormônios, enzimas e fazem reações químicas.

Lipídios:

Também são  conhecidos como óleo e gordura.

Formam nossa principal de armazenamento de energia assim como desempenham importante função na estrutura das membranas biológicas; são biomoléculas hidrofóbicas.      Os lipídeos formam um grupo de compostos característicos que possuem múltiplas funções celulares. Geralmente, são pequenas moléculas que possuem uma forte tendência e se associarem através de forças não covalentes. Os lipídeos são usualmente caracterizados por um tipo de estrutura própria, a molécula lipídica possui duas regiões: uma polar, hidrofílica que está conectada a uma região não polar, hidrofóbica, constituída de uma cadeia hidrocarbonada. Esse tipo de estrutura caracteriza os lipídeos como um grupo de compostos relativamente insolúveis em água, e solúveis em compostos orgânicos. Essa característica molecular promove associações do tipo anfipáticas, reuniões das moléculas lipídicas com interações não covalentes em meio aquoso. Essas interações têm consequências importantes em nível celular. A mais importante delas é a tendência dos lipídeos formarem micelas e bicamadas que constituem as membranas biológicas. A estrutura exata, formada quando o lipídeo está em contato com a água, depende da estrutura molecular específica das regiões hidrofílicas e hidrofóbicas da molécula. Seguem-se alguns dos principais lipídeos celulares.  A família de compostos designados por lipídeos é muito vasta. A esta família pertence a gordura que quando hidrolisada, nos fornece ácido graxo e álcool. Por ser mais difícil de ser quebrado, o organismo a armazena sob a forma de gordura. Entra na formação das membranas celulares, podendo ser encontrado também dentro das células, como substância de reserva nutritiva e fonte de energia. Os lipídeos podem formar alguns hormônios, vitaminas e pigmentos. Lipídeos simples: constituídos de ácidos graxos e álcool. Glicerídeos: Ex: óleos e gorduras. Os óleos são derivados de ácido graxos insaturados e são líquidos. As gorduras são derivadas de ácidos graxos saturados e apresentam aspecto sólido. Cerídeo: Ex: ceras de abelhas e de carnaúba. Atuam como impermeabilizantes na epiderme de folhas e frutos.[pic 5][pic 6]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (178.5 Kb)   docx (142.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com