TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estagio Fundamental Mulher

Por:   •  21/9/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 2
  1. INTRODUÇÃO

 Queimaduras são feridas que, na maioria das vezes, são causadas por substâncias quentes ou frias que atingem a pele íntegra, provocando lesões de diversos graus, causando danos que deixam profundas marcas e até sequelas físicas e neurológicas no corpo das crianças para o resto da vida . São classificadas quanto à profundidade, gravidade e extensão.

(MORAES; SANTOS; COSTA; SILVA 2015)[a]

No Brasil, estudos apresentam o perfil de acidentes com queimaduras em crianças: até 8 anos de idade, sexo masculino, membros superiores, cabeça e pescoço como a região do corpo mais afetada . Daga et al. confirmam que prevalece a escaldadura em crianças menores de 5 anos. Grande parte das queimaduras acontece no ambiente domiciliar, principalmente na cozinha .

(MORAES; SANTOS; COSTA; SILVA 2015)[b]

Os primeiros tratamentos em queimados se deram com os egípcios, onde se encontraram a cuidar desses pacientes, sem ao menos saberem a base propriamente dita os egípcios marcaram seu nome, seus cuidados foram baseados em plantas, mel  e ervas medicinais . Depois de um tempo chá Chineses foram introduzidos para a melhoria dos pacientes queimados. Juntos  Dakin e Carrel entenderam que a limpeza e desinfecção das queimaduras eram essenciais, desenvolvendo uma pomada a base de hipoclorito de sódio.[c]

 Os avanços da saúde no tratamento de queimados têm melhorado a qualidade de vida das vítimas, mas as complicações infecciosas continuam sendo um obstáculo . A infecção é uma das mais frequentes e graves complicações no paciente queimado . Com intuído de organizar a assistência e garantir o acesso dos pacientes com queimaduras aos diversos níveis de assistência, com equipe multidisciplinar e multiprofissional habilitadas.

      (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2017)[d]

 Em locais que possuam área física adequada e suporte de serviços auxiliares de diagnóstico e terapia que propiciem intervenções de Alta Complexidade, foi criado, no âmbito do SUS, mecanismos para implantação e organização de Redes Estaduais de Assistência a introduçãoQueimados.  Compõe a Rede Estadual de Assistência a Queimados, o Centro de Referência na Assistência a Queimados .

      (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2017)[e]

 Anualmente, ocorrem em torno de 300 mil óbitos e 11 milhões de atendimentos em decorrência das queimaduras em todo o mundo. No Brasil, cerca de 1.000.000 de pessoas sofrem queimaduras por ano, dos quais 100 mil procuram atendimento hospitalar, 40 mil necessitam de internação e 2.500 morrem em consequência direta e indireta desse trauma. As queimaduras são injurias que afetam a vida física e emocional, uma vez que são dolorosas, incapacitantes e distorcem a autoimagem das vítimas e as suas relações sociais .

 (LIMA, 2016)[f]

 As questões que norteiam este trabalho são: Quais os cuidados e tipos de assistência da equipe de enfermagem para com o paciente? Quais os tipos de complicações? Quem são seus agentes causadores?[g]

[a]Rever ABNT.

[b]Sugiro inserir estudos na sequencia : Mundo, Brasil e Amazonas.

[c]Parágrafo solto, não conecta ideia com o anterior.

[d]Rever ABNT.

[e]Parágrafo solto, não conecta ideia com o anterior.

[f]Inserir no início da introdução.

[g]Rever... que complicações..

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (56.8 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com