TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estágio Curricular

Por:   •  9/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  9.135 Palavras (37 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 37

[pic 1][pic 2]

FSG CENTRO UNIVERSITÁRIO

CURSO BACHAREL EM ENFERMAGEM

JÉSSICA GUELDEN

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR NA ATENÇÃO SECUNDÁRIA E/OU TERCIÁRIA: SALA DE RECUPERAÇÃO

CAXIAS DO SUL

2019


JÉSSICA GUELDEN[pic 3]

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR NA ATENÇÃO SECUNDÁRIA E/OU TERCIÁRIA: SALA DE RECUPERAÇÃO

Relatório de Estagio Curricular apresentado na disciplina de Estágio Curricular na Atenção Secundária e/ou Terciária do FSG Centro Universitário como pré-requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Enfermagem.

Enfermeiro Preceptor: Enfermeira Ane Marta Schmidt

Professora Supervisora: Ma. Angela Carissimi Susin

CAXIAS DO SUL

2019

Sumário

1       INTRODUÇÃO        4

2       ASPECTOS GERAIS DO MUNICÍPIO DE CAXIAS DO SUL        6

2.1    SISTEMA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO        7

2.2    SERVIÇOS DE BAIXA COMPLEXIDADES        7

2.2.1 Perfil epidemiológico de saúde        8

2.2.2 Doenças e Agravos Não Transmissíveis (Dants)        8

2.2.3 Programa Nacional de Imunizações (PNI)        8

2.2.4 Sistema Nacional de Nascidos Vivos – Sinasc        8

2.2.5 Sistema de Informação de Mortalidade - SIM        9

2.3    SERVIÇOS DE MÉDIA COMPLEXIDADE        9

2.4    SERVIÇOS DE ALTA COMPLEXIDADE        11

3       CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO DE ESTÁGIO - HOSPITAL NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO POMPÉIA        12

4       CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        16

4.1    LEGISLAÇÃO / REGIMENTOS        17

4.2    ESTRUTURA FÍSICA        18

4.3    RECURSOS HUMANOS        19

4.4    RECURSOS MATERIAIS E EQUIPAMENTOS        21

4.5    PERFIL EPIDEMIOLÓGICO        22

4.6    SERVIÇOS OFERECIDOS / PROCESSO DE TRABALHO        24

4.7    SEGURANÇA DO PACIENTE        25

5       ATIVIDADES DESENVOLVIDAS        27

5.1    ASSITENCIAIS        27

5.2    EDUCAÇÃO EM SAÚDE        29

6       ÁRVORE DE PROBLEMAS        30

7       CONSIDERAÇÕES FINAIS        31

           REFERÊNCIAS        32

1 INTRODUÇÃO

A formação para o mercado de trabalho de um profissional não poder ser somente marcada pela teoria, é preciso que o discente conheça seu espaço de atuação, sendo assim, o estágio supervisionado dará essa oportunidade para que o aluno expanda seus conhecimentos, associando a teoria com à prática (STUTZ et al. 2014).

A graduação em Enfermagem estabelece em seu plano de curso disciplinas gerais das áreas biológicas e humanas, e específicas da área da saúde, além de ser obrigatória a inclusão na grade curricular do Estágio Supervisionado, nos dois últimos semestres do curso (BRASIL, 2001).

Para Evangelista et al. (2014), é de suma importância a experiência em um estágio curricular para a formação integral do aluno, considerada que atualmente o mercado tem por requisitos, profissionais com habilidade e boa preparação. Ao chegar na universidade o aluno se depara com o conhecimento teórico, porém, na grande maioria das vezes há uma dificuldade para o mesmo conseguir relacionar teoria e pratica se o mesmo não vivenciar momentos reais da sua área. É através do estágio supervisionado que o discente conseguirá observar se está preparado o suficiente para ingressar no mercado de trabalho.

Para Ivo et al. (2014) “As interações aluno/aluno, aluno/professor, aluno/equipe de saúde, aluno/funcionário fazem parte da relação interpessoal que é o alicerce que oportuniza a aprendizagem. Neste contexto, a eficácia da aprendizagem se dá quando há uma sólida reação interpessoal”. Consequentemente, é no estágio supervisionado que o aluno terá a chance de ter um relacionamento profissional com outros funcionários da instituição, desempenhando um papel de extrema importância no trabalho da enfermagem, o trabalho em equipe.

O estágio garantirá a esse aluno uma oportunidade para que se autodescubra como profissional, de como é conviver com outros colegas de profissão, vivenciar habilidade que terá que desenvolver após a formação, aprender a ter liderança, habilidades essa que serão essenciais para o futuro enfermeiro (CARVALHO, 2013).

No campo de estágio, o aluno irá se deparar com vários sentimentos, que terão influência tanto na forma positiva como negativa no seu desenvolvimento durante a avaliação. O aluno sentirá muitas emoções ao decorrer desse período, medo, ansiedade, apatia com os professionais são sensações que irão o acompanhar durante todo esse percurso, muitos desses sentimentos nunca vivenciados antes (PIANTINO et al., 2018).

Desse modo, a maneira como o supervisor do campo de estágio conduz o ensino ao aluno, será de grande importância nesse processo, visto que o aluno tem o supervisor como um exemplo de profissional, tanto no que diz respeito a assistência, como no comportamento desse profissional quando o assunto é a ética, ressalta Carvalho et al. (2013).

O relatório a seguir abordará sobre as experiências adquiridas durante o Estágio Curricular na Atenção Terciária e também irá refletir sobre as habilidades desenvolvidas, colocando em prática conhecimentos que foram adquiridos ao longo do curso de enfermagem do Centro Universitário da Serra Gaúcha. O estágio foi pratico junto à sala de recuperação (SARE) do centro cirúrgico do Hospital Pompéia em Caxias do Sul, no período de agosto a dezembro de 2019, o mesmo conta com uma carga horária de 414 horas, que foram cumpridas com 6 horas diárias no período da tarde. Para cumprimento do estágio citado, se faz necessário obrigatoriamente a presença da enfermeira responsável pela unidade e conta ainda com a supervisão da professora orientadora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (60.2 Kb)   pdf (498.6 Kb)   docx (259.3 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com