TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LEGADO DE FLORENCE NIGHTINGALE

Por:   •  1/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.080 Palavras (5 Páginas)  •  756 Visualizações

Página 1 de 5

HISTÓRIA:

Em 1820, no seio de uma família rica da alta sociedade, nascia Florence Nightingale a mulher que iria revolucionar a enfermagem, a saúde e a organização dos cuidados em nível mundial. Tradicionalmente, o papel da enfermeira era exercido por mulheres ajudantes, dentre elas cozinheiras e prostitutas. Entretanto, Florence ficou preocupada com as condições de tratamentos oriundos destes, visto que as casas de cuidado a essas pessoas de baixo escalão eram sujas e não detinham de suporte algum a eles. Isto favoreceu a sua decisão pela busca de aprender a prática de enfermagem. Porém seu pedido foi recusado por seus pais pois eles acreditavam que este trabalho não era digno a uma dama do seu status social.

Com o passar do tempo Florence foi influenciada por diversas pessoas ao seu redor a buscar o que realmente almejava. Então, decidiu dedicar o resto da sua vida a enfermagem, mesmo sua família sendo contra. Florence regressou, assim, a Kaiserswerth, um hospital dirigido por freiras na Alemanha para receber o treinamento, revelando-se uma excelente cuidadora. Foi neste local que aprendeu diversas práticas de limpeza e organização trabalho.

A sua contribuição mais famosa, foi durante a Guerra da Criméia em 1845, o que se tornou seu principal foco quando relatos de guerra começaram a chegar à Inglaterra contando sobre as condições horríveis aos soldados. Sendo assim, Florence treina uma equipe de 38 enfermeiras voluntárias para partirem ao campo de Scutari. Foi uma atitude sem precedentes, na medida em que nenhuma mulher antes havia estado em um cenário de guerra. Enfrentando uma série de dificuldades como falta de recursos, higiene precária, preconceitos e hostilidades do sexo masculino.

Implementou-se duas estratégias iniciais, a limpeza do local e sua ventilação feito por elas mesmas, e a segunda, roupas lavadas aos soldados feridos. Em apenas um mês Florence contribuiu de forma gradativa na implantação de camas, arejamento e melhorias na alimentação, sendo assim foi ganhando espaço para por em prática tudo que tinha aprendido anteriormente. Todas as noites, continuadamente Florence percorria os corredores do hospital à luz de uma lamparina, vigiando e cuidando dos soldados doentes, já que o trabalho do enfermeiro era de 24 horas por dia.

A sua capacidade e genialidade administrativa acabou por captar o respeito da Rainha Vitória e dos demais membros governamentais. Florence tornou se assim um símbolo de esperança para muitos, revelando se uma mulher com grande capacidade de trabalho, gestão e liderança. E é deste cenário que ela retira seus conhecimentos práticos que vai lhe permitir crias as bases para reforma hospitalar incluindo a reorganização dos serviços de enfermagem.

Os saberes e práticas da enfermagem que contribuíram para que Florence Nightingale seja considerada a fundadora da Enfermagem Moderna, foram oriundos também das suas experiências na guerra da Criméia, ou seja, sua educação da alta classe permitiu ter acesso a vários idiomas e estágios com as Irmãs de Caridades, que ensinaram-lhe certas disciplinas como horários rígidos, regras e divisão de trabalho por classe.

As contribuições de Florence no âmbito da Enfermagem foram de suma importância para hoje em dia, visto que atualmente priorizam mais o paciente a fim do seu cuidado.

Contribuições de Florence Nightingale ao meio ambiente:

Florence tornou clara as relações do ser humano com o meio ambiente. Antes da atuação dela os hospitais eram casas de repousos onde a maioria das pessoas só iriam para morrer. As condições de higiene eram precárias, visto que mortos e vivos dividiam o mesmo leito, havendo proliferação de roedores e insetos. No trabalho de Ferreira (2012) é apresentada a informação de que Nightingale instituiu o modelo ambiental de saúde que ainda hoje é preconizado pelo Ministério da Saúde (MS) ou seja, a participação de Florence na Teoria Ambientalista é evidente, pois ela percebeu que se há limpeza, ar fresco ,saneamento e conforto o processo da cura se da mais rápido.

Contribuições de Florence Nightingale à epidemiologia:

Carrasco (2011) constata que, mesmo com a resistência por parte dos médicos e militares, Nightingale conseguiu organizar e avaliar, estatisticamente, o impacto da atenção sobre os soldados doentes durante a guerra diminuindo, significativamente, a taxa de mortalidade de 40% para 2% por doenças infecciosas, demonstrando por meio de cálculos estatísticos a relação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (51 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com