TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo de Senilidade Submete o Organismo a Várias Mudanças Funcionais e Anatômicas

Por:   •  5/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.028 Palavras (5 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 5

ANHANGUERA EDUCACIONAL

Unidade Taguatinga

Enfermagem

8ºB noturno

Mikaelle Roane Modesto RA: 5211953842

Estudo de Caso

TAGUATINGA

2016


Mikaelle Roane Modesto RA: 5211953842

Estudo de Caso

Estudo de caso apresentado ao curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera requisito parcial para avaliação de Estágio da disciplina Saúde do Idoso.

Orientador: Profº Joaquim Torres

  Enfermeiro

TAGUATINGA

2016


Introdução

O processo de senilidade submete o organismo a várias mudanças funcionais e anatômicas, gerando diversas síndromes geriátricas dentre as quais destaca-se a incapacidade cognitiva. A senescência traz mudanças neuropsicológicas que alteram a capacidade do indivíduo processar informações, alterando suas funções mentais como: memoria, sensação, percepção, atenção, linguagem, pensamento, emoção entre outras.

        A demência senil é umas das patologias que mais acometem a terceira idade podendo ser confundida com patologias reversíveis como delirium e depressão. Para que haja um diagnóstico concreto se faz necessário aplicar escalas especificas (Katz, Lawton e MEEM), conhecimento das diferentes manifestações clinicas além da vasta sequência de exames complementares. As causas são diversas: DA (demência de Alzheimer), DV (demência Vascular), DCL (demência dos corpos de Lewy) e a DFT (demência frontotemporal).

Infelizmente a demência senil e caracterizada por processo irreversível dispondo de tratamento sintomático que busca melhorar a qualidade de vida do indivíduo.

            A doença de Alzheimer é uma uma demência degenerativa, e atinge geralmente indivíduos em idade pré-senil e senil, sendo evidenciada por declínio cognitivo em razão ao seu extenso comprometimento cerebral.

            A DA pode ser dividida em três fases: inicial, intermediaria e terminal. Na fase inicial, o individuo apresenta episódios de perda de memoria e dificuldade para aprender novos eventos, na fase terminal a doença evolui de forma progressiva trazendo dificuldades como afasia, agnosia e apraxia. E por fim, na fase terminal todas as funções cerebrais já estão lesionadas, podendo ser observado no paciente alterações importantes no sono-vigília, alterações comportamentais, sintomas psicóticos, incapacidade de deambulação, incapacidade da realização de cuidados higiênicos básicos e atividades de vida diária.

 SAE

Paciente M.J.F, 81 anos, sexo feminino, viúva, espirita, escolaridade fundamental, admitida em 29-08-2011, dependente, consciente, sono preservado, orientada em tempo e espaço.

Paciente refere não ter filhos, e por morar sozinha e dispor somente da ajuda de cuidadora e sua família não conseguir cuidar com vigor necessário foi institucionalizada por sua irmã, que a visita raramente.

A paciente é portadora das seguintes patologias:

-DM2

-HAS

-Síndrome da demência senil – doença de Alzheimer fase inicial

-Anemia grave

-Hipopotássemia

-Osteopenia

Ao exame:

         SSVV: T: 36°C, P: 58bpm, R: 18rpm e PA: 150/80 mm/Hg;

Alergias: não relatou alergias.

Imunizações: vacinada contra influenza no ultimo ano.

Boa aparência, roupas velhas porem limpas, cabelos bem penteados e unhas feitas.

Higiene corporal: faz sem ajuda de outros.

Eliminações: presentes, nao necessita de uso de fralda nem de ajuda para higienizacao apos eliminações.

Alimentação: não foram observadas restrições alimentares no prontuário, faz suas refeições sozinha.

Atividade física: não pratica atividade física.

Recreação ,lazer, passatempo: relata não fazer nada na instituição, pois a mesma não oferece atividades ocupacionais.

Pele e mucosas: integra e hidratada, com perda de elasticidade comuns da senilidade, presença de inúmeras petéquias em quase toda extensão corporal, possui lesoes pré- cancerígenas e região abdominal e tórax.

        - Cabeça e pescoço: couro cabeludo livre de lesões ou nódulos, implantação capilar dentro da normalidade para idade, olhos com mucosas coradas e hidratadas, nariz sem alterações, boca com presença de prótese dentaria, língua livre de saburra e hidratada. Pescoço sem alteração de gânglios linfáticos ou na tireóide.

- Aparelho respiratório\ Tórax: respiração espontânea (AA) sem auxílio de O2, tórax com expansibilidade simétrica, MVF, sem presença de ruídos adventícios na ausculta.

- Aparelho Cardiovascular: RCR,BNF em 2T, sem presença de sopro na ausculta. Pulso radial cheio, tempo de enchimento capilar <2 segundos. Edema em MMII +++/++++.

-Abdominal: abdome semi-globoso, paciente nao permitiu realização de ausculta, percussão e palpação.

Diagnósticos de enfermagem:

  1. Atividade de recreação deficiente: relacionado à atividade de recreação insuficiente e institucionalização prolongada, evidenciado por tedio, local atual não possibilita envolvimento em atividades.

Intervenções

-Promover atividades ocupacionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (121.8 Kb)   docx (31.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com